Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

REDUÇÃO DE IR E TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, no último semana, que o governo estuda reduzir o Imposto de Renda de empresas brasileiras, enquanto projeta implementar uma tributação de dividendos, que são pagos aos acionistas de companhias listadas na bolsa de valores. O objetivo das medidas seria reaquecer a economia brasileira. Atualmente, apenas os juros sobre capital próprio (JCP) são tributados pelo governo.

PROJEÇÃO DO PIB

Economistas do mercado reduziram a estimativa de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, de acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (1). A projeção do mercado é de uma alta de 1,98% no PIB em 2019 e de um avanço de 2,75% em 2020.

Clique aqui e aprenda a ler o Boletim Focus corretamente.

BOLSONARO EM ISRAEL

O presidente Jair Bolsonaro está em Israel desde o último final de semana, em busca de uma aproximação com o governo israelense. Nesta segunda-feira, Bolsonaro participou de uma cerimônia de condecoração dos militares israelenses que ajudaram no regate de vítimas da tragédia da Vale em Brumadinho, Minas Gerais.

FIM DO DUELO

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, selaram uma trégua na semana passada, após trocarem farpas por meio da imprensa e agitarem o mercado financeiro nos últimos dias. O clima de pacificação permitiu que dois dos principais projetos do governo avançassem na câmara: o pacote anticrime e anticorrupção, elaborado pelo ministro Sérgio Moro, e a Reforma da Previdência, proposta pelo ministro Paulo Guedes.

DENÚNCIA CONTRA TEMER

A 15ª Vara Federal do Distrito Federal aceitou, na semana passada, a denúncia contra o ex-presidente Michel Temer no caso envolvendo uma mala com R$ 500 mil da J&F, de Joesley Batista. Agora, será instaurado um processo penal para apurar o caso e a eventual participação de Temer.

BOLSA BRASILEIRA EM QUEDA MENSAL

O índice Ibovespa opera em alta na manhã desta segunda-feira (1), após encerrar a sexta-feira (29) em alta de 1,09%, aos 95.414 pontos. No mês de março, no entanto, a bolsa brasileira acumulou queda de 0,17%.

DÓLAR EM ALTA

O dólar opera em queda no primeiro pregão de abril (1), depois de encerrar o mês de março cotado a R$ 3,915, em uma alta acumulada mensal de 4,31%. Este foi o maior avanço mensal para a moeda norte-americana desde agosto de 2018.

Seu bolso

SEM TARIFA EXTRA

As contas de luz seguirão sem tarifa extra neste mês de abril, de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira tarifária verde tem sido mantida pela Aneel desde o último mês de dezembro.

DESEMPREGO EM ALTA

A taxa de desemprego no país chegou a 12,4% entre os meses de dezembro e fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo IBGE na semana passada. No total, mais de 13,1 milhões de brasileiros estão desempregados no Brasil.

O que vem por aí

MORO E GUEDES NA CÂMARA

Os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes devem ir à Câmara dos Deputados nesta semana, a fim de defenderem a Reforma da Previdência e o pacote anticrime perante os parlamentares. Na semana passada, ambos os ministros estiveram no Senado Federal para falar sobre suas propostas.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *