Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
Últimos artigos

Gestão integrada: entenda o que é e como fazer!

30 de outubro de 2025

Técnica just in time: o que é, como funciona e benefícios

28 de outubro de 2025

O que é venda consultiva e quais suas vantagens? Entenda!

23 de outubro de 2025

O que é gestão por resultados? Saiba mais sobre essa abordagem!

21 de outubro de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Grupo Pão de Açúcar lidera ranking de reclamações no Procon-SP em 2017
Investimentos

Grupo Pão de Açúcar lidera ranking de reclamações no Procon-SP em 2017

Equipe André BonaBy Equipe André Bona28 de março de 2018Updated:28 de março de 2018Nenhum comentário3 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
2 minutes

O Grupo Pão de Açúcar, dono das marcas Casas Bahia, Extra, Ponto Frio e Assaí Atacadista – além do próprio Pão de Açúcar, foi a empresa que mais gerou reclamações de consumidores em todo o estado de São Paulo em 2017, segundo levantamento feito pela Fundação Procon de São Paulo. O Grupo Vivo/Telefônica ocupou a segunda posição do ranking de reclamações, divulgado pelo órgão de defesa do consumidor nesta quarta-feira (28).

De acordo com o balanço do Procon-SP – que lista as companhias ou grupos de empresas que mais geraram reclamações fundamentadas, o Grupo Pão de Açúcar recebeu mais de 4.722  reclamações ao longo do ano passado. Em 2016, o  grupo ocupou a segunda colocação no ranking de reclamações no estado.

As reclamações fundamentadas pelo Procon-SP são abertas depois que as queixas  iniciais dos consumidores que não são solucionadas pela empresa no primeiro atendimento. Como conseqüência da falta de resolução do problema, as queixas consideradas pertinentes pela fundação se transformam em um processo administrativo.

Segundo o Procon, foram constatadas um “número expressivo de reclamações simples” envolvendo o Grupo Pão de Açúcar que, de acordo com o Procon-SP, “não cumpre sequer a obrigação de entregar corretamente os produtos vendidos aos consumidores”.

As mais reclamadas

O segundo lugar entre as mais reclamadas no Procon-SP em 2017 foi o grupo Vivo/Telefônica –com 4.081 reclamações fundamentadas, seguido pela Claro/Net/Embratel, com 3.008 queixas.

Segundo o levantamento do órgão, o segmento de telecomunicações foi o setor com o maior número de reclamações no ano passado, seguido pelo segmento das instituições financeiras, telefonia, móveis e seguros. Empresas de varejo e de energia também foram destaque no ranking.

No total, o Procon-SP gerou em 2017 mais de 54.780 reclamações fundamentadas – um recuo de 1,4% em relação ao número do ano anterior, de 55.539. No ano passado, mais de 709 mil consumidores recorreram aos Procons do estado de São Paulo para solucionar problemas relacionados ao consumo.

Confira o ranking do Procon-SP com as 10 empresas que mais receberam reclamações no estado de São Paulo em 2017:

1. Grupo Pão de Açúcar, com 4.722 reclamações fundamentadas;
2. Grupo Vivo/Telefônica, com 4.081 reclamações fundamentadas;
3. Claro/Net/Embratel, com 3.008 reclamações fundamentadas;
4. TIM Celular, com 1.759 reclamações fundamentadas;
5. Bradesco, com 1.537 reclamações fundamentadas;
6. Eletropaulo, com 1.295 reclamações fundamentadas;
7. Itaú Unibanco, com 1.111 reclamações fundamentadas;
8. Sky, com 1.004 reclamações fundamentadas;
9. Oi, com 905 reclamações fundamentadas;
10.B2W (Americanas/Submarino/Shoptime/Sou Barato/Lojas Americanas), com 883 reclamações fundamentadas.

O Procon-SP criou um gráfico com o andamento das reclamações envolvendo os top 10 do ranking. Conheça, a seguir, o número de cada uma destas empresas quanto ao atendimento das queixas dos consumidores:

 

E você, teve problemas com alguma destas empresas em 2017? Deixe seu comentário?

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Claro Net Pão de Açúcar Procon-SP reclamações de consumidores Telefônica Vivo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Equipe André Bona

O Portal André Bona dedica-se a produção de conteúdo de gestão e educação financeira tanto para indivíduos como para empresas.

Related Posts

Demonstrações financeiras: quais dados observar ao tomar decisões?

9 de setembro de 2025

Existe um momento certo para fazer um investimento internacional?

10 de junho de 2025

4 Vantagens de diversificar a carteira no mercado internacional

5 de junho de 2025

O que é a Selic, para que serve e como ela impacta seus investimentos?

3 de junho de 2025
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Gestão integrada: entenda o que é e como fazer!
  • Técnica just in time: o que é, como funciona e benefícios
  • O que é venda consultiva e quais suas vantagens? Entenda!
  • O que é gestão por resultados? Saiba mais sobre essa abordagem!
  • Avaliação de desempenho: 10 motivos para fazer na sua empresa
  • People analytics: entenda o que é e como aplicar no RH!
  • Reconhecimento profissional: por que é importante e como adotar?
  • Padronização de processos financeiros: por que e como fazer?
  • 7 Segredos para aumentar o faturamento empresarial
  • 3 Passos para construir o dashboard financeiro da empresa
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.