O Grupo Pão de Açúcar, dono das marcas Casas Bahia, Extra, Ponto Frio e Assaí Atacadista – além do próprio Pão de Açúcar, foi a empresa que mais gerou reclamações de consumidores em todo o estado de São Paulo em 2017, segundo levantamento feito pela Fundação Procon de São Paulo. O Grupo Vivo/Telefônica ocupou a segunda posição do ranking de reclamações, divulgado pelo órgão de defesa do consumidor nesta quarta-feira (28).

De acordo com o balanço do Procon-SP – que lista as companhias ou grupos de empresas que mais geraram reclamações fundamentadas, o Grupo Pão de Açúcar recebeu mais de 4.722  reclamações ao longo do ano passado. Em 2016, o  grupo ocupou a segunda colocação no ranking de reclamações no estado.

As reclamações fundamentadas pelo Procon-SP são abertas depois que as queixas  iniciais dos consumidores que não são solucionadas pela empresa no primeiro atendimento. Como conseqüência da falta de resolução do problema, as queixas consideradas pertinentes pela fundação se transformam em um processo administrativo.

Segundo o Procon, foram constatadas um “número expressivo de reclamações simples” envolvendo o Grupo Pão de Açúcar que, de acordo com o Procon-SP, “não cumpre sequer a obrigação de entregar corretamente os produtos vendidos aos consumidores”.

As mais reclamadas

O segundo lugar entre as mais reclamadas no Procon-SP em 2017 foi o grupo Vivo/Telefônica –com 4.081 reclamações fundamentadas, seguido pela Claro/Net/Embratel, com 3.008 queixas.

Segundo o levantamento do órgão, o segmento de telecomunicações foi o setor com o maior número de reclamações no ano passado, seguido pelo segmento das instituições financeiras, telefonia, móveis e seguros. Empresas de varejo e de energia também foram destaque no ranking.

No total, o Procon-SP gerou em 2017 mais de 54.780 reclamações fundamentadas – um recuo de 1,4% em relação ao número do ano anterior, de 55.539. No ano passado, mais de 709 mil consumidores recorreram aos Procons do estado de São Paulo para solucionar problemas relacionados ao consumo.

Confira o ranking do Procon-SP com as 10 empresas que mais receberam reclamações no estado de São Paulo em 2017:

1. Grupo Pão de Açúcar, com 4.722 reclamações fundamentadas;
2. Grupo Vivo/Telefônica, com 4.081 reclamações fundamentadas;
3. Claro/Net/Embratel, com 3.008 reclamações fundamentadas;
4. TIM Celular, com 1.759 reclamações fundamentadas;
5. Bradesco, com 1.537 reclamações fundamentadas;
6. Eletropaulo, com 1.295 reclamações fundamentadas;
7. Itaú Unibanco, com 1.111 reclamações fundamentadas;
8. Sky, com 1.004 reclamações fundamentadas;
9. Oi, com 905 reclamações fundamentadas;
10.B2W (Americanas/Submarino/Shoptime/Sou Barato/Lojas Americanas), com 883 reclamações fundamentadas.

O Procon-SP criou um gráfico com o andamento das reclamações envolvendo os top 10 do ranking. Conheça, a seguir, o número de cada uma destas empresas quanto ao atendimento das queixas dos consumidores:

 

E você, teve problemas com alguma destas empresas em 2017? Deixe seu comentário?

 

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Autor

Equipe André Bona

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