611
1

Inteligência Artificial: 8 coisas que confirmam a presença da I.A no cotidiano

611
1
4 minutes

O termo Inteligência Artificial (em inglês, Artificial Intelligence – AI) não é tão novo: surgiu em meados dos anos 1970. Porém, foi somente a partir da Era Digital, na qual atualmente vivemos, que ele passou a se expandir de forma incrível, estando presente em nossa sociedade.

Muitas vezes, contudo, a Inteligência Artificial passa despercebida pelo nosso dia a dia. Utilizamos esta tecnologia sem nem ao menos notarmos. E você descobrirá que isso é 100% verdade a partir de agora.

Confira no artigo de hoje 8 coisas que confirmam a presença da I.A em nosso cotidiano e entenda os motivos pelos quais esta inteligência está revolucionando nosso mundo!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial já existe entre nós, isso não é nenhuma utopia. No Brasil, inclusive, a I.A tem sido utilizada para diversos fins, assim como na maior parte do planeta.

Mas, o que é, afinal, a Inteligência Artificial e como ela se faz presente em nosso dia a dia?

O conceito de Inteligência Artificial tem passado por mudanças conforme suas aplicações se desenvolvem. Mas, em resumo, podemos dizer que é a tecnologia que permite mais autonomia às máquinas por meio da computação: elas conseguem aprender, pensar e tomar decisões de forma inteligente, a partir de sua programação.

A equação básica da tecnologia da Inteligência Artificial atualmente é: Big Data + Modelos de Dados Eficientes + Computação em Nuvem = Máquinas Inteligentes.

Estes modelos de dados envolvem algumas áreas da Ciência da Computação, em especial Processamento de Linguagem Natural, Deep Learning e Machine Learning.

Portanto, a Inteligência Artificial é a tecnologia que propicia máquinas inteligentes para resolver problemas, aumentando a produtividade e aprimorando áreas como saúde, finanças, marketing e vendas, atendimento ao cliente e agricultura.

Continue lendo e veja 8 exemplos de aplicações de I.A em nosso dia a dia.

1. Aplicativos de rotas

Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais utilizada em aplicativos de variados tipos, mas destacamos os aplicativos de rotas como Google Maps e Waze.

Eles são capazes de cruzar dados de inúmeros lugares para encontrar as melhores rotas, otimizando tempo e evitando problemas no trânsito. E, certamente, você já utilizou ou conhece alguém que utiliza esses aplicativos no cotidiano, não é?

2. Busca no Google

Você sabia que os resultados de busca do Google são diferentes para cada pessoa? Isso é Inteligência Artificial: vários parâmetros são analisados, baseados em dados colhidos do usuário.

Assim, as respostas mais adequadas para você são mostradas a partir dos sites que você visitou, suas pesquisas, seu perfil e publicações que curtiu, comentou ou compartilhou. Um caso de presença quase frequente da Inteligência Artificial em nosso dia a dia, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar.

3. E-commerce

A Inteligência Artificial também é cada vez mais útil no comércio eletrônico. As lojas trabalham, basicamente, com custo e prazo, focadas na logística.

Por meio da Inteligência Artificial, pode-se conseguir prazos melhores para os clientes com custos mais atrativos, pois são realizados prognósticos de vendas para organizar a logística. Por exemplo: menor quantidade de caminhões, contendo mais cargas.

4. Mercado financeiro

Em relação às finanças, a Inteligência Artificial também tem sido de grande ajuda. Os investidores podem contar com inúmeros aplicativos e softwares, por exemplo, que lhes auxiliam na organização das finanças e até mesmo nos investimentos.

Além disso, até mesmo as próprias operações de investimento na bolsa de valores são possíveis graças à Inteligência Artificial e ao avanço da tecnologia. Humanamente, seria impossível acompanhar toda a movimentação do mercado financeiro, então robôs inteligentes fazem isso.

As startups também não podem ser desconsideradas. Afinal, existem hoje até mesmo robôs que verificam alternativas de investimento e desvelam o perfil do investidor. O desempenho de cada carteira é monitorado, e ajustes podem, inclusive, ser realizados por meio de I.A.

5. Câmeras de vigilância

Parece que o cenário de “O show de Truman”, filme com Jim Carrey em que o personagem principal era continuamente vigiado, acabou se quase que totalmente real. Andando por aí você sempre pode ter uma máquina com tecnologia de Inteligência Artificial lhe vigiando, principalmente em lojas ou instituições, ou mesmo na rua.

Com a I.A, inúmeras câmeras vigiam ao mesmo tempo, com um software inteligente que tem muito mais do que dois olhos humanos, que seriam suscetíveis a distração e à visão equivocada ou tendenciosa. Mais uma confirmação de que a Inteligência Artificial faz parte do dia a dia de qualquer um.

6. TV

Você já reparou no sistema de recomendação da Netflix e do YouTube, por exemplo? O primeiro indica filmes e séries, enquanto o segundo sugere vídeos. Todas estas sugestões são baseados em robôs inteligentes, que rastreiam o comportamento do usuário.

Você pode acabar descobrindo que se interessa por coisas que nem imaginava por meio dos sistemas de recomendação de Inteligência Artificial. Elas fazem sucesso ainda no Facebook e no Spotify: neste último, apresentam músicas baseado no que você ouve.

7. Indústria

Há muitos exemplos de Inteligência Artificial nas empresas, por exemplo em indústrias.

Nas indústrias, fábricas passam por melhorias tecnológicas que influem não só na produtividade e rentabilidade dos proprietários, mas no bolso e na satisfação dos clientes.

Algumas fábricas são inteligentes e empregam máquinas completamente automatizadas, ligadas pela Internet das Coisas (IoT). Elas podem criar máquinas automatizadas para outras fábricas, produzindo artigos personalizados rapidamente.

Fábricas automatizadas diminuem desperdícios e erros. Elas produzem mais, com mais precisão e menos gastos. Muito interessante, não é mesmo?

8. Agricultura

A agricultura é uma das atividades mais antigas da Humanidade. Alguns processos, em muitos lugares, são realizados de forma arcaica.

Por outro lado, muitas empresas têm investido em tecnologia para aumentar a produtividade e diminuir perdas e danos. A Inteligência Artificial é uma delas.

Estamos falando em “agricultura inteligente”, na qual os agricultores passam a cultivar com mais sustentabilidade e eficiência, monitorando a produção e diminuindo riscos. Na agricultura, máquinas podem aprender a identificar problemas no solo, produzindo dados estatísticos e auxiliando na tomada de decisão dos plantadores sobre plantio, colheita e vendas.

É importante dizer que as pesquisas sobre I.A não param, e a cada dia surgem novas facilidades e possibilidades. Um exemplo são as impressoras 3D, que têm sido cada vez mais aprimoradas para serem aplicadas em várias áreas, da saúde (produção de órgãos humanos, por exemplo) à produção industrial (criação de peças com rapidez e sem erros).

Viu como a Inteligência Artificial está mais presente em nosso dia a dia do que podemos imaginar? E você, tem alguma ideia de como a Inteligência Artificial poderia ser utilizada para melhorar seu dia a dia?

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e tenha acesso a conteúdo exclusivo sobre finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

One thought on “Inteligência Artificial: 8 coisas que confirmam a presença da I.A no cotidiano

  1. Machine Learning existe, inteligência artificial não conheço.
    As pessoas usam o termo, mas na prática não existe Inteligência Artificial, talvez daqui uns anos.
    Hoje não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]