Nós estamos em uma época chamada de Era Digital. Nela, a Inteligência Artificial (IA) pode ser encontrada em todos os lugares, com o objetivo primordial de tornar nossas vidas mais práticas, dinâmicas e eficientes.

Por outro lado, a Inteligência Artificial para controle financeiro consiste em uma das áreas mais promissoras da tecnologia na atualidade. Descubra no artigo de hoje o que é Inteligência Artificial e entenda como esta tecnologia pode ser sua aliada na hora de controlar seu dinheiro e seus investimentos.

Confira!

O que é Inteligência Artificial?

Conceitualmente, podemos dizer que a Inteligência Artificial tem o intuito de produzir máquinas inteligentes. Dois termos formam a base da Inteligência Artificial:

  • Big Data: corresponde à quantidade enorme de dados que alimenta as máquinas. Eles vão ser verificados e gerenciados;
  • Machine Learning: a possibilidade que estas máquinas inteligentes têm de aprender constantemente. Isso ocorre a partir de padrões pré-estabelecidos.

Um exemplo de como a Inteligência Artificial, através de machine learning e do big data, podem agir em nosso cotidiano são os programas on demand, ou seja, que selecionam e oferecem conteúdo ao usuário baseados em seu histórico e suas preferências pessoais.

Desta forma, a Inteligência Artificial é capaz de criar robôs dotados de inteligência e aptos a aprender, formando e seguindo padrões. Mas os impactos da Inteligência Artificial vão muito além do setor de lazer.

A Inteligência Artificial no mercado financeiro, por exemplo, tem grande relevância, assim como na área da saúde e em diversas atividades profissionais.

Entenda a seguir como a utilização da Inteligência Artificial para controle financeiro pode ajudar você a gerir melhor o seu dinheiro.

Como a Inteligência Artificial pode me ajudar a controlar meu dinheiro?

É fato que a Inteligência Artificial na gestão financeira veio para ficar. A IA pode nos auxiliar na maneira como utilizamos o nosso dinheiro, principalmente poupando o tempo e evitando erros.

Esta tecnologia pode monitorar e controlar finanças pessoais de várias formas. Vamos ver alguns benefícios da Inteligência Artificial para controle financeiro. São estes:

  • maior objetividade na tomada de decisões: em meio a tantos investimentos e pagamentos, o mais indicado é não se deixar enganar pelas emoções. A Inteligência Artificial trabalha com algoritmos inteligentes, imunes a interferências emocionais indesejáveis;
  • atendimento: esta tecnologia consegue identificar e analisar os comportamentos dos usuários, oferecendo atendimento personalizado, com sugestões, mensagens e dicas. Isso aproxima a empresa do cliente;
  • segurança: a tecnologia tem se voltado a proteger os dados dos usuários, e isso se estende ao controle do dinheiro. Algoritmos específicos tratam de precauções contra fraudes e monitoramento de ameaças;
  • processamento de dados: a Inteligência Artificial interpreta dados com muito mais rapidez que as pessoas. Por outro lado, seu processo de aprendizagem sempre continua, encontrando soluções e resolvendo operações complexas.

Em resumo, a Inteligência Artificial está sempre procurando por melhorias, visando otimizar a performance financeira de empresas e pessoas. A IA para controle financeiro é um dos maiores expoentes dessas melhorias, gerando:

  1. transações mais rápidas;
  2. maior segurança;
  3. novas funcionalidades;
  4. experiências e engajamento;
  5. softwares financeiros, a maioria deles em ambiente online.

Portanto, o emprego da Inteligência Artificial na gestão financeira é, sim, um grande aliado para quem deseja lidar de forma eficiente e segura com seu dinheiro e investimentos. Por isso, não tenha medo de confiar na tecnologia na hora de cuidar de suas finanças pessoais.

Exemplos práticos de Inteligência Artificial para controle financeiro

Agora você já entendeu o impacto da Inteligência Artificial quando o assunto é controle das finanças e dos investimentos. É possível, no entanto, que você ainda não saiba onde esta IA, de fato, se aplica no seu dia a dia. Acredite: esta tecnologia está mais próxima de nós do que você imagina!

Uma plataforma que simula uma carteira de investimentos e a performance destes produtos, por exemplo, funciona por meio da IA. Programas que automatizam uma ou diversas operações de investimento também são dotados de Inteligência Artificial.

Se você utiliza ou conhece uma plataforma, app ou site que busca automatizar decisões humanas de maneira simples e assertiva no campo das finanças e dos investimentos, acredite: são boas as chances de estas ferramentas fazerem uso da Inteligência Artificial.

Conclusão

A Inteligência Artificial é muito presente e útil no mercado financeiro como um todo, que se torna cada vez mais competitivo. Por isso, fique atento a todas as novidades e possibilidades que essa tecnologia pode oferecer a você, seja para controlas seu dinheiro, fazer investimentos ou até mesmo auxiliá-lo na tomada de decisões na hora de cuidar das finanças.

Embora algumas vezes “desprezados” pelos mais tradicionalistas, os impactos da Inteligência Artificial e da tecnologia digital sempre tendem a aprimorar nossas vidas, desde que as tecnologias sejam utilizadas com cuidado e responsabilidade.

Não deixe de incorporar as facilidades e o dinamismo da Inteligência Artificial ao tratar do seu dinheiro, economizando tempo e obtendo maior segurança e eficiência!

Gostou deste artigo? O que acha de compartilhar um assunto tão atual como este com seus amigos?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *