Para muitas pessoas, investir no exterior pode parecer uma tarefa complicada. Contudo, você sabia que é possível se expor a grandes empresas americanas sem precisar sair da bolsa brasileira? Isso acontece, por exemplo, no IVVB11 — um ETF que investe em ações dos Estados Unidos.

Devido à sua praticidade e extensão, esse fundo de índice está se tornando conhecido e mais pessoas estão buscando a oportunidade. Mas é preciso saber quais ações estão integradas nesse ETF para avaliar se é uma boa opção para o seu caso.

Se você quer entender melhor essa oportunidade da bolsa de valores brasileira, continue a leitura. Neste post, será possível descobrir o que é o IVVB11 e quais investimentos fazem parte dele!

O que é ETF e como ele funciona?

Antes de conferir o conceito de IVBB11, é importante entender o que é um ETF.  A sigla representa exchange traded fund. Em português pode ser traduzido para “fundo negociado em bolsa”, mas é mais conhecido como fundo de índice.

Essencialmente, ele é um fundo de investimento. Ou seja, é formado por um grupo de investidores que adquirem suas cotas e tem um gestor responsável por realizar os investimentos. De modo geral, os ETFs apresentam portfólios diversificados em mais de um ativo.

Além disso, um diferencial do ETF é ter estratégia de gestão passiva. O gestor é guiado por um índice — e realiza os investimentos de acordo com a carteira teórica dele. Como os índices são carteiras teóricas, os ETFs permitem se expor ao portfólio de forma real.

Por serem ligados a algum índice de referência, esses fundos são constituídos de forma a imitar seus indicadores. Por exemplo, um fundo referenciado no Ibovespa precisa ser composto pelas mesmas ações do índice e na mesma medida dos critérios do indicador.

O objetivo é repetir os rendimentos de determinado índice. Se o indicador sobe ou desce, o ETF também apresenta esse movimento. Além de ações, os fundos podem ser compostos por outros investimentos, em uma pequena parcela — como títulos de renda fixa.

O que significa IVVB11?

A sigla IVVB11 é o ticker que representa na bolsa o ETF iShares S&P 500 Fundo de Investimento – Investimento No Exterior. Ele é gerido pela BlackRock, uma das maiores gestoras de ETFs do mundo.

O IVVB11 é um ETF negociado na bolsa de valores brasileira. Ele permite ao investidor brasileiro se expor às grandes empresas norte-americanas, pois segue o índice S&P 500. Esse indicador é composto pelas 500 empresas mais negociadas nas bolsas dos Estados Unidos.

O S&P 500 é um dos três maiores indicadores estadunidenses. Portanto, é relevante em todo o mundo. Para acompanhá-lo, o IVVB11 adquire cotas do IVV — um ETF que também segue o mesmo indicador, mas é negociado na bolsa americana.

Do que se trata o S&P 500?

Antes de saber mais sobre como funciona o IVVB11, é indispensável entender também o que é S&P 500. Como você viu, ele representa empresas relevantes dos Estados Unidos. Assim, é um dos maiores indicadores de ações do mundo.

Ele considera a liquidez das empresas e outros critérios relevantes para selecionar as ações da carteira. Além disso, é composto conforme o valor de mercado do negócio.  Dessa forma, quanto maior o valor de uma companhia, maior será seu peso no índice S&P 500.

Quais empresas fazem parte do S&P 500?

Ao considerar que o S&P 500 acompanha as 500 empresas mais negociadas nos Estados Unidos, muitas pessoas podem ficar em dúvida sobre a sua composição.

Confira algumas das principais companhias que faziam parte do índice em julho de 2021:

  • Microsoft
  • Apple
  • Amazon
  • Facebook
  • Alphabet – Google
  • Johnson & Johnson
  • Berkshire Hathaway Inc.
  • Visa Inc.
  • JPMorgan Chase & Co.
  • UnitedHealth Group Incorporated
  • Procter & Gamble Company
  • Intel Corporation
  • Mastercard Incorporated
  • Home Depot Inc.

Como é perceptível, muitos são negócios conhecidos mundialmente e podem fazer parte do cotidiano de diversos brasileiros. Cada uma dessas empresas está integrada a um setor de mercado, sendo a área da tecnologia a mais recorrente no índice.

Além dos empreendimentos citados, existem outras empresas bastante conhecidas. Por exemplo, a Nike, Netflix, Coca-Cola, Disney, Walmart e McDonald’s — que geralmente estão entre as 40 maiores companhias do S&P 500.

Como funciona o IVVB11?

Conhecendo o significado de S&P 500, fica mais fácil entender como funciona o IVVB11. Como vimos, esse fundo de índice negociado na bolsa de valores brasileira permite que você tenha resultados conforme a média do mercado de ações norte-americano.

Logo, as cotas do ETF podem se valorizar quando o índice se valoriza, e se desvalorizar quando ele sofre uma queda. Por sua vez, os resultados do índice dependem das negociações realizadas por investidores e especuladores em relação às ações que compõem a carteira teórica.

Além disso, o ETF tem exposição à moeda americana. Ou seja, se o dólar se valoriza ou desvaloriza, a cotação do IVVB11 tende a aumentar ou cair. A dinâmica acontece porque ele está exposto às empresas negociadas em dólar no exterior.

O investidor brasileiro pode se expor dessa forma sem sair do Brasil. Afinal, as cotas do IVVB11 são adquiridas na bolsa brasileira, a B3, por meio de um banco de investimentos nacional. Assim, não há a necessidade de abrir uma conta em banco estrangeiro ou fazer o câmbio da moeda.

Como acontece nos fundos de investimento em geral, o ETF cobra uma taxa de administração. Ela existe para remunerar o trabalho do gestor — e, nos fundos de índice, costuma ser mais baixa, já que a gestão é passiva.

Assim, você pode avaliar essas e outras características do IVVB11 para entender se vale a pena investir em ações por meio dessa estratégia. Caso a resposta seja positiva, basta acessar o home broker da bolsa e digitar o ticker para adquirir as cotas.

Conclusão

Agora, você entende o que é um ETF e quais são as ações que compõem o IVVB11. Esse fundo de índice brasileiro se expõe ao exterior ao adquirir cotas de um ETF internacional, então pode ser interessante para quem pretende começar seus investimentos no exterior!

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário neste post!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *