31
0

JNJB34: descubra o jeito simples de investir em ações Johnson & Johnson!

31
0
4 minutes

Se você deseja investir em empresas estrangeiras, como a Johnson & Johnson, provavelmente já deve ter se perguntado como comprar suas ações de um jeito simples, certo? Saiba que isso é possível por meio do BDR JNJB34.

Ele é um certificado lastreado em ativos da Johnson & Johnson, disponível na bolsa de valores brasileira. Assim, você não precisa abrir uma conta internacional para se expor a eles.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo você conhecerá o JNJB34 e suas principais características. Confira!

O que é BDR?

BDR é a sigla para brazilian depositary receipt. Ele pode ser traduzido para o português como certificado de depósito de valores mobiliários. Esse investimento de renda variável é emitido por instituições financeiras brasileiras, mas representa ativos de emissores estrangeiros.

Para ficar mais claro o conceito de BDR, é interessante entender como se dá o seu funcionamento.  Uma instituição financeira chamada de depositária adquire investimentos internacionais. Depois da compra, eles ficam bloqueados sob custódia.

Dessa forma, não podem ser vendidos. Então a depositária emite os certificados lastreados neles. Em seguida, o disponibiliza na B3 — a bolsa de valores brasileira — para serem negociados entre os investidores.

Assim, quando você adquire um BDR está investindo indiretamente nos ativos estrangeiros, como ações. A posição de acionista cabe à instituição financeira. Portanto, é ela quem recebe, por exemplo, os proventos — e distribui aos investidores que possuem os BDRs.

O que é o JNJB34?

Depois de entender o que é BDR, fica mais fácil compreender o que é JNJB34. Esse é o código que representa o BDR atrelado às ações da Johnson & Johnson. Saiba mais sobre esse investimento!

Quando surgiu?

A companhia Johnson & Johnson teve seus papéis negociados pela primeira vez em 1980 na bolsa de valores americana NYSE (New York Stock Exchange), sob o código JNJ. Anos mais tarde, em 2011, os investidores brasileiros puderam se expor aos seus ativos pela B3 por meio do BDR JNJB34.

Quem pode investir?

No início, somente os investidores qualificados poderiam comprar e vender BDRs. Foi apenas a partir de outubro de 2020 que isso mudou. Desde então, os BDRs de diversas empresas, assim como de fundos de índice e títulos de renda fixa, estão disponíveis para o público em geral.

Esse BDR paga dividendos?

Nos Estados Unidos, diferentemente do Brasil, as empresas não são obrigadas a distribuir dividendos. Mas a Johnson & Johnson distribui essa remuneração aos seus acionistas. Assim, a instituição depositária do BDR repassa esses proventos para quem tem o JNJB34.

Qual é a história da Johnson & Johnson?

A Johnson & Johnson foi fundada em 1886 no estado de Nova Jersey pelos irmãos Robert, James e Edward Johnson. O negócio surgiu inspirado na ideia de produzir uma compressa de antissepsia pronta para uso para evitar infecções no pós-operatório.

Isso porque, na época, era incomum lavar os instrumentos utilizados nas cirurgias. E, em algumas ocasiões, os médicos vestiam aventais já sujos de sangue para operar. Essas práticas eram uma porta de entrada para microorganismos que podiam levar a uma infecção e até à morte.

A situação poderia ser evitada se os profissionais da saúde tomassem as devidas precauções. Ou seja, as taxas de contaminação diminuiriam se eles realizassem uma boa assepsia e antissepsia dos instrumentos e materiais cirúrgicos.

Diante desse cenário, os irmãos Johnson enxergaram uma oportunidade para empreender. Inspirados pelas ideias de antissepsia do cirurgião britânico Joseph Lister — que utilizava ácido na limpeza dos materiais cirúrgicos —, eles desenvolveram seu primeiro produto: o avental cirúrgico.

Depois foram desenvolvidos outros produtos a partir dos processos de esterilização, como fios cirúrgicos, gazes e algodão. Em 1894, a Johnson & Johnson começou a lançar linhas voltadas para o consumidor final, Por exemplo, a marca Johnson’s Baby — voltada para os cuidados infantis.

Em 1919, o negócio iniciou sua expansão internacional ao abrir sua primeira filial no Canadá. Com o crescimento, ele adquiriu divisões de empresas importantes, como a Consumer Healthcare da Pfizer, que fabricava o Listerine, Mylanta e Nicorette.

Atualmente, a Johnson & Johnson se divide em três segmentos: consumidor, farmacêutico e equipamentos médicos. Devido ao seu portfólio bastante diversificado na área da saúde e em cuidados pessoais, ela é considerada uma empresa muito forte no setor.

Quando vale a pena investir em BDRs?

Ficou interessado em investir em BDRs e quer saber se o certificado da Johnson & Johnson se adéqua à sua carteira? Então veja o que avaliar para saber se vale a pena aportar parte do seu patrimônio nesse tipo de investimento!

Perfil de investidor correspondente

Para ter certeza de que vale a pena investir em BDRs, é preciso entender o seu perfil de investidor. Isso é importante porque ele aponta sua tolerância ao risco aos diferentes tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro.

Como um BDR é um investimento de renda variável, ele costuma ser mais adequado para os investidores com perfil arrojado, já que a tolerância ao risco é maior.

Objetivos coerentes com o investimento

Além disso, é crucial conhecer os seus objetivos financeiros. Assim, você saberá se o JNJB34 faz sentido para os seus planos. Por serem negociados na bolsa, BDRs tendem a combinar com objetivos de médio a longo prazo, para diluir os riscos e acumular dividendos, por exemplo.

Conhecimento profundo sobre o mercado de renda variável

Por fim, se você julgar que um BDR é interessante, ainda é importante buscar conhecimento sobre o mercado de renda variável e a empresa antes de investir. Desse modo, você poderá tomar decisões mais embasadas e seguras.

Como investir em BDRs?

Agora que você conhece as características dos BDRs — especialmente do JNJB34 — pode começar a investir se fizer sentido em sua estratégia. Para isso, é necessário ter conta em um banco de investimentos. Após abrir sua conta, basta enviar recursos para lá.

Feito isso, acesse o home broker da plataforma. Ele é o ambiente que permite a negociação na bolsa. Nesse sistema busque pelos certificados disponíveis, utilizando o código do BDR. Em seguida, decida quantos lotes de ativos deseja comprar e emita uma ordem de compra.

Depois de acompanhar este conteúdo, você descobriu um jeito simples de investir indiretamente em ações da Johnson & Johnson: por meio do BDR JNJB34. Entretanto, não deixe de avaliar se esse tipo de investimento faz sentido para o seu perfil de investidor e objetivos!

Para ter acesso a diversas oportunidades de renda fixa e variável, abra a sua conta na BTG Pactual!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.