A captação de leads, seja ela B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), é uma estratégia fundamental para empresas. Afinal, por meio dela, é possível conseguir mais clientes para o negócio e aumentar as suas chances de vendas. Mas como alcançar esse resultado?
No contexto B2B, essa tarefa pode ser desafiadora devido ao ciclo de vendas mais longo e à necessidade de construir relações sólidas com potenciais clientes. Porém, vale ressaltar que existem práticas que ajudam as empresas a gerar e a captar mais leads.
Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando o artigo e veja como captar leads B2B por meio de diferentes estratégias!
Crie conteúdos relevantes e direcionados
Uma das principais estratégias para atrair e captar leads B2B é o marketing de conteúdo. Isso porque ele permite educar e gerar valor ao seu público-alvo, ajudando-o em diferentes questões e demonstrando a expertise da sua empresa na área em que atua.
Por esse motivo, é fundamental produzir conteúdos relevantes e direcionados, pensando nas empresas que você deseja atrair. Para essa tarefa, existem diversas possibilidades para explorar, como a criação dos seguintes materiais:
- artigos de blog;
- e-books;
- posts para as redes sociais;
- webinars;
- vídeos para o YouTube.
Ao criar conteúdos de qualidade, em diferentes formatos e que abordam diretamente as dores e necessidades do seu público, a sua empresa poderá atrair clientes em potencial.
Quanto mais específicos e úteis forem os conteúdos, maior será a probabilidade de atração de leads qualificados e interessados nos produtos ou serviços do seu negócio. Portanto, não deixe de investir nesse tipo de produção.
Otimize os conteúdos do site e blog da sua empresa com técnicas de SEO
Conteúdos relevantes e direcionados são valiosos para a geração e captação de leads B2B, como você viu. Contudo, para ter resultados, não basta escrever e publicar artigos, guias ou estudos de caso no site ou blog da sua empresa.
Para realmente atrair potenciais clientes para o seu negócio, é necessário produzir materiais estratégicos e otimizados com técnicas de SEO (search engine optimization). Você já ouviu falar no assunto?
As técnicas de SEO são essenciais para tornar os conteúdos do seu site e blog mais atrativos, tanto para leads quanto para o Google. Na prática, elas ajudam a posicionar as suas produções nas primeiras posições do buscador mais utilizado do mundo de forma orgânica — ou seja, sem pagar.
Com o destaque no ranking do Google, a sua empresa terá mais visibilidade, e a tendência é que tanto o seu site quanto o seu blog recebam mais visitantes. Como consequência, as chances de sua companhia conseguir novos clientes e negócios se tornam maiores.
Crie campanhas de e-mail marketing
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o e-mail é uma ferramenta interessante para a realização de negócios. Não à toa, diversas grandes empresas continuam utilizando a ferramenta em suas estratégias de marketing.
Logo, outra medida para você adotar em seu negócio visando captar mais leads B2B é criar campanhas de e-mail marketing. Com elas, além de nutrir clientes em potencial, a sua empresa poderá se manter na mente deles para que a marca seja lembrada nos momentos em que um produto ou serviço for necessário.
Ao implementar essa estratégia, vale personalizar os e-mails com base no comportamento e nas preferências dos leads. Com isso, é possível fornecer conteúdos relevantes, incluindo ofertas especiais. Uma segmentação adequada é essencial para obter melhores resultados com essa prática.
Use as redes sociais
Outro canal poderoso para a geração e captação de leads B2B são as redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Por meio delas, a sua empresa pode compartilhar conteúdos de valor, participar de debates e se conectar com tomadores de decisões de outras companhias.
O uso profissional dessas redes tende a ajudar empresas de diferentes maneiras, como ao proporcionar um maior alcance à companhia ou no momento de atrair novos clientes. Por isso, é válido considerar essa estratégia para o seu negócio.
Participe de eventos e feiras do setor
Mais uma forma de captar leads B2B é participar de eventos e feiras do seu setor de atuação. Por meio deles, você tem a oportunidade de conhecer clientes em potencial pessoalmente.
Assim, sempre que possível, participe de conferências, exposições e workshops relevantes para o seu nicho de mercado. Esses encontros promovem o networking e permitem que você fale sobre seus produtos e serviços diretamente a um público que pode ter interesse em adquiri-los.
Conheça outros pontos importantes para a captação de leads B2B
Além das estratégias apresentadas, é válido mencionar outras questões que ajudam o seu negócio na captação de leads B2B. Veja:
- estude muito bem o seu público e o seu mercado;
- invista em um departamento voltado para a pré-venda;
- qualifique os leads adequadamente para aumentar as conversões;
- tenha uma abordagem consultiva em todo o contato com potenciais clientes;
- faça análises baseadas em dados e ajustes para aprimorar a sua captação de leads B2B.
Conte com a ajuda da ABContent para a sua atuação
Conforme você acompanhou, muitas estratégias para captar leads B2B estão relacionadas à produção de conteúdos em sites, blogs, redes sociais etc. Mas nem sempre as empresas têm um departamento estruturado ou dedicado a essa tarefa.
Em razão disso, a implementação dessas estratégias acaba sendo um desafio para muitas companhias. Agora, é válido saber que você pode terceirizar esse tipo de trabalho, contando com o apoio de profissionais que atuam especificamente nessa área.
Um exemplo nesse sentido é a ABContent, uma empresa especializada em produção de conteúdos educacionais para a internet. Entre as suas soluções, estão as criações de materiais, como:
- artigos otimizados com técnicas de SEO;
- boletins;
- e-books;
- e-mail marketing;
- infográficos;
- newsletters;
- posts para as redes sociais;
- scripts para vídeos.
A ABContent é uma empresa que está no mercado desde 2017 e, ao contar com os seus serviços, você poderá fortalecer a presença online da sua empresa, potencializando a captação de leads B2B. Além disso, como as produções ficarão sob a responsabilidade de profissionais, você poderá focar no seu core business.
Captar leads B2B requer a implementação de diferentes estratégias, sendo que muitas delas são ligadas à produção de conteúdos. Com as soluções da ABContent, você pode contar com uma companhia parceira e especializada no assunto.
Quer saber mais sobre o trabalho da ABContent e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado? Entre em contato!