Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
Últimos artigos

7 Segredos para aumentar o faturamento empresarial

30 de setembro de 2025

3 Passos para construir o dashboard financeiro da empresa

23 de setembro de 2025

Vale a pena contratar um treinamento corporativo para sua equipe?

18 de setembro de 2025

O papel da visão holística nas finanças empresariais

16 de setembro de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Como captar leads B2B? Descubra!
Marketing e Vendas

Como captar leads B2B? Descubra!

Equipe ABContentBy Equipe ABContent30 de julho de 2024Updated:1 de janeiro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
4 minutes

A captação de leads, seja ela B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), é uma estratégia fundamental para empresas. Afinal, por meio dela, é possível conseguir mais clientes para o negócio e aumentar as suas chances de vendas. Mas como alcançar esse resultado? 

No contexto B2B, essa tarefa pode ser desafiadora devido ao ciclo de vendas mais longo e à necessidade de construir relações sólidas com potenciais clientes. Porém, vale ressaltar que existem práticas que ajudam as empresas a gerar e a captar mais leads.

Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando o artigo e veja como captar leads B2B por meio de diferentes estratégias!

Crie conteúdos relevantes e direcionados

Uma das principais estratégias para atrair e captar leads B2B é o marketing de conteúdo. Isso porque ele permite educar e gerar valor ao seu público-alvo, ajudando-o em diferentes questões e demonstrando a expertise da sua empresa na área em que atua.

Por esse motivo, é fundamental produzir conteúdos relevantes e direcionados, pensando nas empresas que você deseja atrair. Para essa tarefa, existem diversas possibilidades para explorar, como a criação dos seguintes materiais:

  • artigos de blog;
  • e-books;
  • posts para as redes sociais;
  • webinars;
  • vídeos para o YouTube.

Ao criar conteúdos de qualidade, em diferentes formatos e que abordam diretamente as dores e necessidades do seu público, a sua empresa poderá atrair clientes em potencial.

Quanto mais específicos e úteis forem os conteúdos, maior será a probabilidade de atração de leads qualificados e interessados nos produtos ou serviços do seu negócio. Portanto, não deixe de investir nesse tipo de produção.

Otimize os conteúdos do site e blog da sua empresa com técnicas de SEO

Conteúdos relevantes e direcionados são valiosos para a geração e captação de leads B2B, como você viu. Contudo, para ter resultados, não basta escrever e publicar artigos, guias ou estudos de caso no site ou blog da sua empresa.

Para realmente atrair potenciais clientes para o seu negócio, é necessário produzir materiais estratégicos e otimizados com técnicas de SEO (search engine optimization). Você já ouviu falar no assunto?

As técnicas de SEO são essenciais para tornar os conteúdos do seu site e blog mais atrativos, tanto para leads quanto para o Google. Na prática, elas ajudam a posicionar as suas produções nas primeiras posições do buscador mais utilizado do mundo de forma orgânica — ou seja, sem pagar.

Com o destaque no ranking do Google, a sua empresa terá mais visibilidade, e a tendência é que tanto o seu site quanto o seu blog recebam mais visitantes. Como consequência, as chances de sua companhia conseguir novos clientes e negócios se tornam maiores.

Crie campanhas de e-mail marketing

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o e-mail é uma ferramenta interessante para a realização de negócios. Não à toa, diversas grandes empresas continuam utilizando a ferramenta em suas estratégias de marketing.

Logo, outra medida para você adotar em seu negócio visando captar mais leads B2B é criar campanhas de e-mail marketing. Com elas, além de nutrir clientes em potencial, a sua empresa poderá se manter na mente deles para que a marca seja lembrada nos momentos em que um produto ou serviço for necessário.

Ao implementar essa estratégia, vale personalizar os e-mails com base no comportamento e nas preferências dos leads. Com isso, é possível fornecer conteúdos relevantes, incluindo ofertas especiais. Uma segmentação adequada é essencial para obter melhores resultados com essa prática.

Use as redes sociais

Outro canal poderoso para a geração e captação de leads B2B são as redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Por meio delas, a sua empresa pode compartilhar conteúdos de valor, participar de debates e se conectar com tomadores de decisões de outras companhias.

O uso profissional dessas redes tende a ajudar empresas de diferentes maneiras, como ao proporcionar um maior alcance à companhia ou no momento de atrair novos clientes. Por isso, é válido considerar essa estratégia para o seu negócio.

Participe de eventos e feiras do setor

Mais uma forma de captar leads B2B é participar de eventos e feiras do seu setor de atuação. Por meio deles, você tem a oportunidade de conhecer clientes em potencial pessoalmente.

Assim, sempre que possível, participe de conferências, exposições e workshops relevantes para o seu nicho de mercado. Esses encontros promovem o networking e permitem que você fale sobre seus produtos e serviços diretamente a um público que pode ter interesse em adquiri-los.

Conheça outros pontos importantes para a captação de leads B2B

Além das estratégias apresentadas, é válido mencionar outras questões que ajudam o seu negócio na captação de leads B2B. Veja:

  • estude muito bem o seu público e o seu mercado;
  • invista em um departamento voltado para a pré-venda;
  • qualifique os leads adequadamente para aumentar as conversões;
  • tenha uma abordagem consultiva em todo o contato com potenciais clientes;
  • faça análises baseadas em dados e ajustes para aprimorar a sua captação de leads B2B.

Conte com a ajuda da ABContent para a sua atuação

Conforme você acompanhou, muitas estratégias para captar leads B2B estão relacionadas à produção de conteúdos em sites, blogs, redes sociais etc. Mas nem sempre as empresas têm um departamento estruturado ou dedicado a essa tarefa.

Em razão disso, a implementação dessas estratégias acaba sendo um desafio para muitas companhias. Agora, é válido saber que você pode terceirizar esse tipo de trabalho, contando com o apoio de profissionais que atuam especificamente nessa área.

Um exemplo nesse sentido é a ABContent, uma empresa especializada em produção de conteúdos educacionais para a internet. Entre as suas soluções, estão as criações de materiais, como:

  • artigos otimizados com técnicas de SEO;
  • boletins;
  • e-books;
  • e-mail marketing;
  • infográficos;
  • newsletters;
  • posts para as redes sociais;
  • scripts para vídeos.

A ABContent é uma empresa que está no mercado desde 2017 e, ao contar com os seus serviços, você poderá fortalecer a presença online da sua empresa, potencializando a captação de leads B2B. Além disso, como as produções ficarão sob a responsabilidade de profissionais, você poderá focar no seu core business.

Captar leads B2B requer a implementação de diferentes estratégias, sendo que muitas delas são ligadas à produção de conteúdos. Com as soluções da ABContent, você pode contar com uma companhia parceira e especializada no assunto.

Quer saber mais sobre o trabalho da ABContent e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado? Entre em contato!

aumentar as vendas business to business business to business b2b geração de leads leads qualificados o que são leads marketing tipos de leads
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Equipe ABContent
  • Website

ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

Related Posts

Por que se atentar ao customer service do seu negócio?

28 de agosto de 2025

Como ganhar seguidores no Instagram da sua empresa?

10 de julho de 2025

Conheça as principais objeções de vendas e como contorná-las!

1 de julho de 2025

O que é CRM marketing e quais são as suas vantagens?

26 de junho de 2025
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • 7 Segredos para aumentar o faturamento empresarial
  • 3 Passos para construir o dashboard financeiro da empresa
  • Vale a pena contratar um treinamento corporativo para sua equipe?
  • O papel da visão holística nas finanças empresariais
  • Inteligência emocional no trabalho: por que ela é fundamental para o time financeiro?
  • Demonstrações financeiras: quais dados observar ao tomar decisões?
  • Modelagem de dados financeiros: por que é importante para a empresa?
  • Por que se atentar ao customer service do seu negócio?
  • 7 Dicas para implementar uma gestão operacional inteligente
  • Estratégia empresarial: como fazer a empresa crescer em um mercado competitivo?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Fale conosco agora!