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Início » Como captar leads B2B? Descubra!
Marketing e Vendas

Como captar leads B2B? Descubra!

Equipe ABContentBy Equipe ABContent30 de julho de 2024Updated:1 de janeiro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
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4 minutes

A captação de leads, seja ela B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), é uma estratégia fundamental para empresas. Afinal, por meio dela, é possível conseguir mais clientes para o negócio e aumentar as suas chances de vendas. Mas como alcançar esse resultado? 

No contexto B2B, essa tarefa pode ser desafiadora devido ao ciclo de vendas mais longo e à necessidade de construir relações sólidas com potenciais clientes. Porém, vale ressaltar que existem práticas que ajudam as empresas a gerar e a captar mais leads.

Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando o artigo e veja como captar leads B2B por meio de diferentes estratégias!

Crie conteúdos relevantes e direcionados

Uma das principais estratégias para atrair e captar leads B2B é o marketing de conteúdo. Isso porque ele permite educar e gerar valor ao seu público-alvo, ajudando-o em diferentes questões e demonstrando a expertise da sua empresa na área em que atua.

Por esse motivo, é fundamental produzir conteúdos relevantes e direcionados, pensando nas empresas que você deseja atrair. Para essa tarefa, existem diversas possibilidades para explorar, como a criação dos seguintes materiais:

  • artigos de blog;
  • e-books;
  • posts para as redes sociais;
  • webinars;
  • vídeos para o YouTube.

Ao criar conteúdos de qualidade, em diferentes formatos e que abordam diretamente as dores e necessidades do seu público, a sua empresa poderá atrair clientes em potencial.

Quanto mais específicos e úteis forem os conteúdos, maior será a probabilidade de atração de leads qualificados e interessados nos produtos ou serviços do seu negócio. Portanto, não deixe de investir nesse tipo de produção.

Otimize os conteúdos do site e blog da sua empresa com técnicas de SEO

Conteúdos relevantes e direcionados são valiosos para a geração e captação de leads B2B, como você viu. Contudo, para ter resultados, não basta escrever e publicar artigos, guias ou estudos de caso no site ou blog da sua empresa.

Para realmente atrair potenciais clientes para o seu negócio, é necessário produzir materiais estratégicos e otimizados com técnicas de SEO (search engine optimization). Você já ouviu falar no assunto?

As técnicas de SEO são essenciais para tornar os conteúdos do seu site e blog mais atrativos, tanto para leads quanto para o Google. Na prática, elas ajudam a posicionar as suas produções nas primeiras posições do buscador mais utilizado do mundo de forma orgânica — ou seja, sem pagar.

Com o destaque no ranking do Google, a sua empresa terá mais visibilidade, e a tendência é que tanto o seu site quanto o seu blog recebam mais visitantes. Como consequência, as chances de sua companhia conseguir novos clientes e negócios se tornam maiores.

Crie campanhas de e-mail marketing

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o e-mail é uma ferramenta interessante para a realização de negócios. Não à toa, diversas grandes empresas continuam utilizando a ferramenta em suas estratégias de marketing.

Logo, outra medida para você adotar em seu negócio visando captar mais leads B2B é criar campanhas de e-mail marketing. Com elas, além de nutrir clientes em potencial, a sua empresa poderá se manter na mente deles para que a marca seja lembrada nos momentos em que um produto ou serviço for necessário.

Ao implementar essa estratégia, vale personalizar os e-mails com base no comportamento e nas preferências dos leads. Com isso, é possível fornecer conteúdos relevantes, incluindo ofertas especiais. Uma segmentação adequada é essencial para obter melhores resultados com essa prática.

Use as redes sociais

Outro canal poderoso para a geração e captação de leads B2B são as redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Por meio delas, a sua empresa pode compartilhar conteúdos de valor, participar de debates e se conectar com tomadores de decisões de outras companhias.

O uso profissional dessas redes tende a ajudar empresas de diferentes maneiras, como ao proporcionar um maior alcance à companhia ou no momento de atrair novos clientes. Por isso, é válido considerar essa estratégia para o seu negócio.

Participe de eventos e feiras do setor

Mais uma forma de captar leads B2B é participar de eventos e feiras do seu setor de atuação. Por meio deles, você tem a oportunidade de conhecer clientes em potencial pessoalmente.

Assim, sempre que possível, participe de conferências, exposições e workshops relevantes para o seu nicho de mercado. Esses encontros promovem o networking e permitem que você fale sobre seus produtos e serviços diretamente a um público que pode ter interesse em adquiri-los.

Conheça outros pontos importantes para a captação de leads B2B

Além das estratégias apresentadas, é válido mencionar outras questões que ajudam o seu negócio na captação de leads B2B. Veja:

  • estude muito bem o seu público e o seu mercado;
  • invista em um departamento voltado para a pré-venda;
  • qualifique os leads adequadamente para aumentar as conversões;
  • tenha uma abordagem consultiva em todo o contato com potenciais clientes;
  • faça análises baseadas em dados e ajustes para aprimorar a sua captação de leads B2B.

Conte com a ajuda da ABContent para a sua atuação

Conforme você acompanhou, muitas estratégias para captar leads B2B estão relacionadas à produção de conteúdos em sites, blogs, redes sociais etc. Mas nem sempre as empresas têm um departamento estruturado ou dedicado a essa tarefa.

Em razão disso, a implementação dessas estratégias acaba sendo um desafio para muitas companhias. Agora, é válido saber que você pode terceirizar esse tipo de trabalho, contando com o apoio de profissionais que atuam especificamente nessa área.

Um exemplo nesse sentido é a ABContent, uma empresa especializada em produção de conteúdos educacionais para a internet. Entre as suas soluções, estão as criações de materiais, como:

  • artigos otimizados com técnicas de SEO;
  • boletins;
  • e-books;
  • e-mail marketing;
  • infográficos;
  • newsletters;
  • posts para as redes sociais;
  • scripts para vídeos.

A ABContent é uma empresa que está no mercado desde 2017 e, ao contar com os seus serviços, você poderá fortalecer a presença online da sua empresa, potencializando a captação de leads B2B. Além disso, como as produções ficarão sob a responsabilidade de profissionais, você poderá focar no seu core business.

Captar leads B2B requer a implementação de diferentes estratégias, sendo que muitas delas são ligadas à produção de conteúdos. Com as soluções da ABContent, você pode contar com uma companhia parceira e especializada no assunto.

Quer saber mais sobre o trabalho da ABContent e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado? Entre em contato!

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Equipe ABContent
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ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

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