Um dos empreendimentos mais promissores da atualidade, certamente, envolve ganhar dinheiro pela internet. E você sabia que há várias formas de fazer isso, além da mais conhecida, que é o e-commerce?

Também é possível ganhar dinheiro com redes sociais e blog. E muita gente tem optado por esse caminho empreendedor, resultando em inúmeros casos de sucesso.

Você pode utilizar as redes sociais e seu blog para divulgar seu negócio e vender produtos e/ou serviços ou até mesmo se tornar um influenciador digital, blogueiro ou youtuber, por exemplo. Seja qual for o segmento, sempre haverá oportunidades para serem exploradas.

Neste artigo, você descobrirá como ganhar dinheiro com redes sociais e blog, tanto como empresa quanto como influencer. Acompanhe o artigo e confira algumas dicas práticas para faturar muito!

Redes sociais: use do jeito certo e tenha lucros

As redes sociais podem ser utilizadas tanto por empresas quanto por pessoas físicas que queiram ganhar dinheiro. Elas têm ajudado empresas a vender mais, lucrar mais e alcançar mais pessoas, de acordo com o público-alvo.

Se sua empresa ainda não está nas redes sociais, você pode estar perdendo dinheiro.

Redes sociais como ferramentas de marketing digital

Atualmente, as redes sociais se tornaram indispensáveis para as empresas. Sejam elas negócios digitais ou não, por meio das redes sociais as organizações conseguiram se aproximar do público-alvo, conhecê-lo melhor, interagir e facilitar a identificação das pessoas com suas marcas.

Além disso, os recursos tecnológicos que as redes sociais oferecem – em contínuo desenvolvimento – estão revolucionando as formas de venda, o marketing, o atendimento ao cliente e a gestão empresarial, permitindo que o consumidor tenha uma visão mais ampla e uma ligação mais emocional com as empresas.

Entre as principais redes sociais da atualidade, as mais utilizadas pelas empresas brasileiras são:

  • Facebook (página e anúncios);
  • Instagram (divulgação e anúncios);
  • Twitter (divulgação);
  • Linkedin.

No Facebook e no Instagram é possível criar um perfil empresarial/profissional, o que disponibiliza alguns recursos adicionais bastante úteis para os vendedores, como o monitoramento de resultados de campanhas e de visitas.

O Twitter também tem sido bastante utilizado pelas empresas para realizar e divulgar promoções, lançamentos e se aproximar do público-alvo com interações diretas. As hashtags são um dos segredos do sucesso no Twitter, que trabalha baseado nessas palavras precedidas com “#” para disseminar tweets.

É a rede social em que as informações se espalham de forma mais rápida e dinâmica, o que é bom para empresas que buscam sempre seguir tendências e serem socialmente responsáveis.

Já o Linkedin reúne diversos profissionais, possibilitando networking, negociações, contratações e a divulgação do trabalho de pessoas e empresas.

Redes sociais para formar influenciadores digitais

A quantidade de influenciadores digitais (ou influencers) aumenta a cada dia: eles têm milhares de seguidores, curtidas e interações, atraindo uma horda de fãs. Lucram com publicidade e patrocínios, alguns se tornam escritores ou vão para as telas da TV e dos cinemas, como é o caso da influenciadora Kéfera Buchmann, que iniciou no YouTube.

São poucos os que conseguem o sucesso de influencers como Whindersson Nunes, Felipe Neto e Kéfera, mas a cada dia que passa essa ideia tem se disseminado mais e diversos influencers estão passando a lucrar com o sucesso nas redes sociais. Eles se tornam ícones e suas opiniões repercutem no Brasil e até no mundo. Criam tendências e entretêm/informam diferentes tipos de público.

Os principais canais utilizados pelos influenciadores digitais são o Instagram e o YouTube, mas páginas de influencers no Facebook podem igualmente apresentar bons resultados. Além disso, alguns influenciadores utilizam redes como Pinterest e Medium, plataformas menos conhecidas e menos utilizadas por empresas aqui no Brasil.

Dicas para ganhar dinheiro com redes sociais

Conheça agora algumas dicas sobre como ganhar dinheiro com redes sociais, seja como empresa ou como influencer. Afinal, o objetivo é o mesmo: conquistar fãs/clientes/mercado/tráfego. Ou seja, se destacar na grande concorrência e ganhar dinheiro e valor.

Veja:

  • esteja presente nas principais redes sociais do momento, como o Instagram, YouTube, Facebook e Twitter;
  • caso você não disponha de uma equipe para gerenciar todas as suas redes de forma contínua, procure focar em uma ou duas. Poste com mais frequência, acompanhando a concorrência;
  • trace um plano estratégico que envolva os melhores dias (ou todos os dias) e horários para postar. Existem pesquisas que mostram os dias e horários de maior acesso a diferentes redes sociais e o ideal é agendar suas postagens.
  • comprar seguidores e curtidas é enganoso, pois são apenas números e não o seu público segmentado, que tem real interesse pelo seu trabalho. Dedique-se a conquistar público e ganhar dinheiro pela qualidade, criatividade e estratégias;
  • pesquise sobre marketing digital e descubra as melhores ferramentas e ações para o seu negócio;
  • muito importante: tenha diferenciais e faça conteúdos de qualidade. Sem diferenciais, apenas imitando ou não fazendo nada de muito criativo e instigante, por que você receberia atenção das pessoas?
  • dedique-se à interagir com as pessoas nas redes sociais, não deixe de responder mensagens rapidamente, curtir comentários positivos e divulgar opiniões de fãs/clientes;
  • você pode fazer permutas, divulgando os produtos de empresas parcerias.
  • procure sempre inovar, tanto em tecnologia como em conteúdo, mantendo seu público interessado;
  • monitore o que dá certo e o que dá errado e faça ajustes sempre que necessário;
  • não poste só sobre você ou sua empresa, mas sobre assuntos interessantes para seu público-alvo.

Blogs: ferramentas para ganhar dinheiro e clientes ou fãs

Agora que você aprendeu as dicas sobre ganhar dinheiro com redes sociais, veja como ganhar dinheiro com blog. Afinal, a quantidade de blogs, tanto pessoais como empresariais, não para de crescer no Brasil e no mundo.

Lembre-se que ganhar dinheiro com redes sociais e blogs são a febre do momento. Portanto, aproveite!

Alguns blogs pessoais dão tão certo que acabam virando negócios e fazendo com que seus proprietários se tornem celebridades e faturem muito dinheiro. Por outro lado, blogs empresariais oferecem a possibilidade de empresas se aproximarem mais do público-alvo, postando assuntos de seu interesse e informações valiosas.

O resultado é uma identificação muito maior entre consumidor potencial ou cliente e empresa, maior credibilidade e propensão a obter mais vendas e maior lucratividade.

Dicas para ganhar dinheiro com blogs

Confira dicas para ganhar dinheiro com blog:

  • escolha uma plataforma para seu blog. Você pode criá-lo do zero ou contratar um profissional. Prefira as plataformas pré-prontas, como WordPress, Blogspot e Wix.
  • tenha um visual adequado para seu blog. Você pode contratar um profissional para isso, ou recorrer a templates personalizáveis;
  • informe-se sobre os recursos disponíveis para seu blog;
  • mantenha seu blog organizado: divida as postagens em tópicos fixos para facilitar a busca dos usuários;
  • tenha um sistema de busca no blog;
  • atraia visitantes: aprenda SEO, que ajudará a estar nas primeiras páginas do Google. Utilize palavras-chave buscadas no Google (verifique em sites como Google Trends, Google ou no Ubersuggest). Outra forma de atrair visitantes é deixando comentários em outros blogs e buscando sempre interagir com seus visitantes nas postagens;
  • divulgue seu blog nas redes sociais;
  • você pode criar anúncios para divulgar seu blog;
  • mantenha uma frequência de postagens, em dias e horários apropriados;
  • esteja afinado com as tendências, especialmente no assunto sobre o qual se refere seu blog;
  • apresente conteúdo interessante e criativo, nem longo, nem curto demais: o ideal é de 500 a 2000 palavras;
  • faça promoções em seu blog, se você vende algo;
  • destaque suas redes sociais no blog e interaja com os leitores por lá;
  • observe blogs de sucesso e aprenda como eles fazem, mas sempre mantendo diferenciais;
  • conecte-se com outros blogueiros;
  • integre mídia ao seu blog para ganhar dinheiro: muitas agências de afiliação fornecem publicidade com anúncios em formatos variados;
  • atraia anunciantes para seu blog e ganhe dinheiro ao divulgá-los. Quanto mais seguidores e interações você tiver no blog e nas redes sociais, mais vai atrair patrocinadores;
  • monitore os artigos mais lidos, de onde vêm seus visitantes, horários de maior acesso;
  • mantenha-se motivado, procurando assuntos interessantes e relevantes para o seu público-alvo.

Conclusão

Seguindo estas dicas você conseguirá ganhar dinheiro com redes sociais e blog e obter renda a partir de um negócio online. Pesquise, verifique as oportunidades e mãos à obra!

E então, o que achou do nosso conteúdo sobre ganhar dinheiro com redes sociais e blog? Esperamos que você, empresário ou pessoa física, consiga obter melhores resultados ao colocar em prática nossas dicas sobre faturar na internet, seja com seu computador ou smartphone.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *