Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:
Política e Mercado Financeiro
ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO EM QUEDA
Analistas do mercado financeiro reduziram a projeção de inflação para 2018, de acordo com o relatório Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (23). A estimativa, que era de 4,15%, caiu para 4,11%; previsão de crescimento do PIB neste ano se manteve estável, em 1,50%.
CRESCIMENTO TÍMIDO EM 2018
Já o governo reduziu de 2,5% para 1,6% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2018. De acordo com o relatório bimestral de receitas e despesas, divulgado pelo Ministério do Planejamento na semana passada, a inflação também foi revisada, com estimativas avançando de 3,4% para 4,2% em 2018.
IBOVESPA EM ALTA
O índice Ibovespa fechou em alta de 1,4% na sexta-feira (20), aos 78.571 pontos, acumulando uma alta semanal de 2,61%. Nesta semana, o mercado se mantém atento às candidaturas para disputa das eleições de outubro e nos resultados trimestrais das empresas listadas na bolsa.
DÓLAR EM QUEDA
O dólar encerrou a sexta-feira (20) em queda de 1,85%, a R$ 3,774, com investidores acompanhando o cenário internacional e o desenrolar das alianças políticas no Brasil para as eleições 2018. Na semana, a moeda norte-americana acumulou queda de 1,96%.
Seu bolso
RESERVA FINANCEIRA EM USO
Cerca de 13,3% dos brasileiros gastaram o dinheiro de suas respectivas reservas financeiras disponíveis na caderneta de poupança e em outros investimentos para pagar contas do dia a dia no mês de junho, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
RESULTADO DO DESEMPREGO
De acordo com a pesquisa, o desemprego é o principal motivador do uso da reserva financeira para pagamento de despesas mensais. No trimestre encerrado em maio, 13,2 milhões de pessoas estavam desempregadas no país.
GASOLINA EM ALTA
O preço da gasolina nas bombas de todo país subiu na semana passada, de acordo com informações da Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP). O preço avançou 0,13% na semana, chegando a R$ 4,50 por litro, em média. O valor do diesel, por outro lado, recuou 0,23% no período.
O que vem por aí
RECESSO PARLAMENTAR
Em Brasília, segue o recesso parlamentar na Câmara e no Senado. Os trabalhos retornam em 1º de agosto, já em período eleitoral.
DE OLHO NOS BALANÇOS
A agenda de divulgação de resultados do segundo trimestre de empresas listadas na B3 continua intensa nesta semana. Na terça-feira (24), o Grupo Pão de Açúcar divulga seus relatórios trimestrais, seguido pelas empresas Vale, Santander, Vivo e Fibria, na quarta-feira (25).
DE OLHO NOS BALANÇOS 2
Na quinta-feira (26) será a vez Ambev, Lojas Renner, Copasa, Cia Hering, Bradesco, e outras informarem seus resultados para o segundo trimestre de 2018. No último dia útil da semana (27) divulgam seus balanços a Usiminas e a Hypera.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!