Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

PROJEÇÕES: PIB E SELIC A 7% AO ANO

O mercado financeiro estima uma alta menor do Produto Interno Bruto (PIB) e dos juros para o Brasil em 2019, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Banco Central. A previsão de avanço do PIB em 2019 recuou de 2,55% para 2,53%, enquanto as projeções para a taxa Selic no final do ano caíram de 7,13% para 7% ao ano. Atualmente, a taxa básica de juros brasileira segue em 6,5% ao ano.

Clique aqui e aprenda a ler o Boletim Focus, do Banco Central.

PRIMEIROS DIAS DO NOVO GOVERNO

A semana passada foi marcada pelos primeiros dias do novo governo do presidente Jair Bolsonaro, empossado na última terça-feira (1). Já nos primeiros dias de governo, Bolsonaro empossou ministros, exonerou servidores e apresentou novos nomes que farão parte do seu governo pelos próximos anos.

COM A PALAVRA, PAULO GUEDES

Na semana passada, o discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, durante sua posse, em Brasília, chamou atenção. Guedes deixou claro as intenções do novo governo de dar andamento à reforma da Previdência, controle das contas públicas, privatizações e simplificação de tributos.

MUDANÇAS NO IR?

Ainda em relação às tributações, o presidente Jair Bolsonaro informou, na última sexta-feira (4), que o governo estuda a redução da alíquota máxima do Imposto de Renda de 27,5% para 25%, e que mais detalhes seriam fornecidos por Paulo Guedes até o final do dia. A informação, no entanto, corrigida horas depois pelo Secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, que afirmou alteração será realizada em um “momento oportuno”, sem citar prazos.

FORÇA NACIONAL NO CEARÁ

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou na semana passada o uso da Força Nacional no estado do Ceará por 30 dias. O objetivo da iniciativa é conter a forte onda de violência que se iniciou na virada do ano.

BOLSA BRASILEIRA EM ALTA

O índice Ibovespa a primeira semana de 2019 em alta de 0,3%, aos 91.840 pontos, renovando seu fechamento histórico pelo terceiro dia seguido no ano. Na primeira semana de 2019, a bolsa brasileira acumulou avanços de 4,61%

DÓLAR AVANÇA EM 2018

Já o dólar terminou a primeira semana de 2019 em queda de 1,02%, aos R$ 3,716, no menor patamar de fechamento desde novembro de 2018. No ano, a queda acumulada na moeda norte-americana já chega a 4,08%.

Seu bolso

REDUÇÃO NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

A Petrobras cortou, na semana passada, os preços da gasolina em 2,73% nas refinarias, para R$ 1,4675 o litro do combustível. Este é o menor patamar de preço desde meados de fevereiro de 2018. O repasse do desconto nas bombas para os consumidores, no entanto, dependem dos postos de gasolina.

O que vem por aí

FOCO NO INSS

O governo deve editar, nesta semana, uma medida provisória contra fraudes na Previdência, com foco no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo é estabelecer critérios mais rígidos para eventuais benefícios.

DECRETO SOBRE ARMAS

A expectativa segue sobre uma eventual assinatura de um decreto, pelo presidente Bolsonaro, que facilitará o acesso à posse de armas de fogo a cidadãos sem antecedentes criminais, conforme ele anunciou via Twitter, no final do ano passado. O decreto deverá permitir ao cidadão manter uma arma em casa, para proteção pessoal.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *