Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO 2018

O mercado financeiro reduziu a expectativa de inflação para este ano, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Banco Central. Analistas do mercado projetam o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 4,40% em 2018, ante uma expectativa anterior de 4,43%.

Clique aqui e aprenda o passo a passo para ler o Boletim Focus, do Banco Central.

TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM CURSO

O futuro chefe da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, foi nomeado ministro extraordinário pelo presidente eleito para articular a transição de governo nas próxima semanas. A nomeação, assinada pelo presidente Michel Temer, foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União.

MORO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

O juiz Sérgio Moro aceitou, na última quarta-feira (1), o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar o superministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com Bolsonaro, Moro pediu “liberdade total” para trabalhar no ministério a partir de janeiro de 2019.

MINISTROS DO NOVO GOVERNO

Além de Moro, o presidente eleito Jair Bolsonaro já definiu outros quatro nomes para compor seu governo: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Superministério da Economia), general Augusto Heleno (Ministério d a Defesa) e Marcos Pontes (Ministério da Ciência e Tecnologia).

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Em relação a uma eventual fusão dos ministérios de Agricultura e Meio Ambiente – proposta que gerou protestos entre ativistas, Bolsonaro indicou, na semana passada, que as pastas permanecerão separadas durante o seu governo. Uma definição oficial, no entanto, deve ser divulgada apenas nesta semana.

IBOVESPA EM ALTA

O índice Ibovespa subiu 1,14% na sessão de quinta-feira (1), encerrando o pregão aos 88.419 pontos e renovando sua máxima histórica depois de superar os 89.017 pontos. Para esta semana, analistas do mercado esperam por novas altas na bolsa brasileira.

DÓLAR EM ALTA SEMANAL

Já o dólar encerrou a quinta-feira (1) em queda de 0,76%, a R$ 3,694. No acumulado da semana, no entanto, a moeda norte-americana avançou 1,16%

Seu bolso

DESEMPREGO RECUA

O nível de desemprego no país recuou para 11,9% no mês de setembro, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na semana passada. Apesar da queda, a falta de emprego ainda atinge 12,5 milhões de brasileiros.

SELIC A 6,5% AO ANO

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros (Selic) do país em 6,5% ao ano na reunião da semana passada. Esta é a quinta vez seguida que o comitê decide não alterar a Selic e mantê-la no menor patamar desde 1999.

Quer saber onde investir com a Selic a 6,5% ao ano? Clique aqui e descubra!

FORJAS TAURUS DESPENCA NA BOLSA

A fabricante brasileira de armas Forjas Taurus perdeu R$ 405 milhões em valor de mercado em apenas dois dias na semana passada, de acordo com informações divulgadas pela empresa Economatica. A queda ocorre poucos dias depois de a empresa atingir seu maior valor histórico, antes do segundo turno das eleições presidenciais.

O que vem por aí

ENCONTRO ENTRE TEMER E BOLSONARO

O presidente eleito Jair Bolsonaro deve se reunir, na próxima quarta-feira (7), com o presidente Michel Temer para iniciar oficialmente a transição para o próximo governo. O encontro ocorrerá em Brasília.

NOVOS NOMES NO HORIZONTE

Bolsonaro também deve divulgar, nesta semana, novos nomes para composição do seu governo. De acordo com o Valor Econômico, um dos nomes que podem ser divulgados nos próximos dias é o do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para presidência do BNDES.

NOVOS HORÁRIOS NA BOLSA

A partir desta segunda-feira (5), a Bolsa de Valores brasileira B3 passa a operar das 10h às 18h, devido ao início do horário de verão no Brasil. Por conta do horário estendido de funcionamento, não haverá after market, que deve retornar em fevereiro de 2019, com o encerramento do horário de verão.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *