Você acha que a sua maneira de pensar e encarar as situações da vida influencia nos resultados de suas ações? Muitas pessoas acreditam que sim. Inclusive, há um campo na ciência estudando essa relação.

Com isso, pesquisadores começaram a entender como se forma e de que forma é possível estimular o chamado mindset de sucesso. Quer saber o que é isso e como funciona?

Acompanhe este post para entender mais sobre o assunto!

O que é mindset?

A tradução desse termo indica algo como “configuração da mente” e ele diz respeito à maneira como as pessoas pensam sobre si mesmas e sobre as diversas situações da vida. Isso se relaciona com as crenças, valores e hábitos desenvolvidos ao longo do tempo.

Esse conjunto de características internas está por trás da forma como interpretamos o que nos acontece e no modo como reagimos a isso. Nesse sentido, podemos ter um mindset mais voltado para o negativo ou para o positivo.

Por exemplo, alguém que foca nos obstáculos que aparecem em sua rotina talvez tenha um mindset negativo e interprete o mundo de acordo com essa visão. Enquanto isso, uma pessoa com mindset de sucesso mantém o foco nas soluções para seus problemas e nas oportunidades que surgem deles.

Uma coisa é comum a todos nós: dificuldades sempre irão aparecer. A diferença está na maneira como se encara a adversidade e procura driblar os obstáculos. Nesse ponto, é possível saber muito sobre o mindset de cada um.

O que pensam as pessoas de sucesso?

Ter um mindset positivo é fundamental tanto para pessoas quanto para empresas. Além do impacto na vida pessoal, essa qualidade faz toda a diferença na carreira de profissionais e empreendedores.

Podemos pensar sobre isso utilizando histórias de profissionais de muito sucesso. Por exemplo, Steve Jobs. Você sabia que ele chegou a ser demitido da empresa que ajudou a fundar?

Sim, Jobs passou anos longe da Apple. Entretanto, o que poderia ter significado o fim de sua carreira mostrou, na verdade, sua capacidade de superação. Além de ter sucesso administrando outras empresas (como a Pixar), ele também foi convidado a voltar para a Apple em um momento crítico.

O que será que ajudou Steve Jobs a enfrentar os percalços da sua jornada no empreendedorismo? Sem dúvida, um mindset vencedor influenciou ele e muitos outros profissionais e empresários em todo o mundo.

Veja o que pensam as pessoas de sucesso:

Problemas devem ser solucionados

Nem sempre é fácil encarar as dificuldades da vida. Muitas vezes, a vontade que temos é apenas de reclamar da situação e desistir. Mas precisamos pensar diferente se quisermos, de fato, crescer.

É isso que grandes profissionais e empreendedores fazem: entendem que problemas sempre surgem e que o sucesso está em saber resolvê-los da melhor forma. Isso faz com que se sintam motivados diante dos obstáculos.

É preciso aprender sempre

As histórias de personalidades inspiradoras não mostram um crescimento linear. Em diversos momentos, elas passam por crises e vivem retrocessos. E o que fica disso? A certeza de que o aprendizado nunca acaba.

Uma pessoa de mindset negativo se abala e não vê saídas na crise. Já alguém com mindset de sucesso entende que precisa aprender novas coisas para mudar suas condições e retomar o crescimento.

Erros fazem parte da ação

Outro aspecto muito comum em pessoas que alcançaram o sucesso é a iniciativa. Elas entendem que é necessário agir, mesmo tendo medo de errar. Por isso conhecemos tantas histórias de quem obteve uma grande vitória depois de uma sucessão de derrotas.

Esse contexto ensina que a resiliência e a capacidade de fazer acontecer são fundamentais — e fazem parte do mindset de sucesso. Erros só acontecem quando se tenta algo, então, eles não são totalmente ruins.

Como construir um mindset de sucesso?

Quando se fala de mindset positivo, a ideia não é explicar a vida de maneira simplista. Ou seja, não significa que basta ser otimista que tudo melhorará instantaneamente. Pelo contrário, o mindset de sucesso prepara você para enfrentar as dificuldades com mais garra.

Pensar positivo não é suficiente para gerar bons resultados, mas alimentar crenças e hábitos negativos é ainda pior. A boa notícia é que é viável mudar sua forma de interpretar as situações. Confira como desenvolver outro tipo de mindset!

Filtre as opiniões que escuta

Muito do nosso pessimismo vem da forma como as pessoas nos enxergam. Afinal, sempre terá alguém para dizer que algo não funciona e que você não deveria tentar. Quem não consegue filtrar o que escuta acaba se prejudicando.

Em primeiro lugar, procure identificar as pessoas que realmente torcem por você e aquelas que tentam lhe colocar para baixo — e se afaste dessas. Depois, fique atento para se blindar contra opiniões destrutivas de quem quer que seja.

Identifique seus pontos de melhoria

É muito difícil alcançar o sucesso se você só enxerga suas qualidades. Quando não trabalhamos nos nossos pontos fracos, qualquer pequena crise pode se transformar em um grande problema.

Por isso, a dica é ter consciência dos seus limites e procurar sempre evoluir. Lembre-se de que todos os grandes nomes cometeram erros e, mesmo assim, foram capazes de contorná-los e crescer com eles.

Mantenha a motivação

Alguém com mindset de sucesso está sempre motivado. Quando passa por dificuldades tem motivação para superá-las e quanto alcança ótimos resultados se motiva para melhorá-los ainda mais.

Esse é um dos maiores segredos das pessoas mais bem sucedidas que você conhece. Então, leve essa orientação para toda a sua vida. O foco lhe mantém produtivo e aumenta sua criatividade e capacidade de ação.

Confie na própria competência

Seja sincero: você acha que é possível alcançar o sucesso sem acreditar que ele virá? Seria, no mínimo, muito difícil, certo? Confiar na própria competência é um requisito para agir e buscar os resultados desejados.

Logo, é importante nutrir isso para avançar na sua carreira e no empreendedorismo. Acredite em você, nas suas qualidades e nas suas ideias. Tudo isso se torna essencial para montar bons planos e realizar seus objetivos.

O mindset de sucesso sozinho pode não ser suficiente para garantir seus resultados, mas não há dúvidas de que ele seja necessário. Sem mudar suas crenças e hábitos, fica muito mais difícil enxergar as oportunidades e se desenvolver!

Que tal se inspirar ainda mais para construir sua história? Conheça 10 biografias de empreendedores de sucesso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *