5 minutes

O conceito de modernidade líquida, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, começou a ser conhecido pelo público principalmente porque explica muito bem como a sociedade se comporta nessa nova era.

A teoria explica como é o relacionamento entre as pessoas, como é o amor nessa nova era e também discursa sobre comportamento e trabalho, dentre outros pontos.

O que muitos não sabem é que podemos utilizar esse conceito no nosso dia a dia, seja para saber como lidar com o que acontece e, principalmente, para termos um bom relacionamento com nosso trabalho ou em nossos negócios.

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura do artigo e saiba como o conceito de modernidade líquida pode ser utilizado na sua vida, trabalho e negócios!

O que é modernidade líquida?

De forma simples, pode-se dizer que a modernidade é considerada “líquida” porque tudo acontece de maneira rápida e fluida. Nos “tempos líquidos”, nada dura o bastante, e a modernidade é repleta de sinais confusos que estão propensos a mudar com rapidez e imprevisibilidade.

Ou seja, modernidade líquida é aquela em que tudo se altera rapidamente e não sabemos o que acontecerá em momentos futuros, pois tudo é incerto.

A modernidade líquida é o oposto da modernidade sólida. Antes de tudo ficar “líquido”, os tempos eram mais “fixos”, pois as coisas demoravam para mudar e para acontecerem.

A modernidade sólida era aquela na qual os acontecimentos eram previsíveis e havia estabilidade no Estado, nos empregos, na família e nas demais instituições. Isso é o oposto da modernidade líquida, momento no qual vivemos atualmente.

O que gerou a modernidade líquida foram as mudanças ocorridas na sociedade. As relações se tornam efêmeras, o individualismo se ressaltou e tudo passou a ser mais fluido – e não mais fixo, como era antes. Você pode entender mais sobre o conceito de modernidade líquida clicando neste link.

A teoria de Bauman se mostrou muito efetiva para explicar o comportamento social nos dias atuais e como as coisas vêm acontecendo. Entender a teoria poderá lhe ajudar a abrir a mente, saber interpretar como as coisas funcionam e até aplicá-las ao seu favor. Descubra sobre isso nos próximos tópicos.

Modernidade líquida aplicada na vida

Entendendo como funciona o momento em que vivemos, a modernidade líquida, você conseguirá ter mais ciência de como tudo funciona e porque as coisas acontecem da maneira que acontecem.

A modernidade líquida, como visto, é marcada pela fluidez dos acontecimentos. Nada é fixo nem dura por muito tempo, tudo acontece de forma imprevisível e rápida e, do mesmo jeito que aparecem, desaparecem na mesma velocidade.

Esse período que vivemos é marcado pela instabilidade, em razão disso nunca sabemos como será o dia de amanhã. Provavelmente você consegue ver os seguintes sinais: instabilidade política, novos problemas surgindo, novas criações, soluções e relacionamentos que acontecem e terminam rapidamente, dentre outros.

Quem está vivendo na atual época deve ter a mente aberta, ser flexível e saber adaptar-se às mudanças. Se antigamente, na modernidade sólida, as pessoas viviam do mesmo jeito, relacionavam-se com as mesmas pessoas e faziam sempre as mesmas atividades, hoje em dia isso dificilmente acontece.

Por isso, esteja aberto a mudanças, saiba se adaptar a diferentes realidades e tenha conhecimento em mais áreas.

Modernidade líquida no trabalho

O trabalho é extremamente importante na vida das pessoas, tanto que passamos a maior parte dos nossos dias dedicando-nos a isso e, geralmente, é considerado o campo de maior preocupação das pessoas.

Modernidade sólida

Na modernidade sólida, as pessoas geralmente construíam carreiras e tinham poucos empregos. Muitos, ficavam anos na mesma empresa exercendo sempre as mesmas atividades, em um mesmo cargo.

Tanto que é comum ver pessoas mais velhas que trabalharam somente em um único lugar. Graças a esse cenário, as pessoas criavam laços entre si, pensavam mais no coletivo e se especializavam em uma área apenas.

A empresa também tinha papel fundamental no aprimoramento dos seus funcionários, incentivando os estudos e fornecendo cursos de aperfeiçoamento.

Modernidade líquida

Já no conceito de modernidade líquida, o trabalho é descrito exatamente da forma como ocorre atualmente:

  • pessoas dificilmente fazem uma carreira porque mudam muito de emprego e permanecem pouco tempo nos trabalhos que têm ao longo da vida;
  • não há estabilidade nos cargos, pois não há como saber o dia de amanhã;
  • os empregados são mais individualistas, pois como ficam pouco tempo nos empregos, não criam laços;
  • empregados flexíveis, que sabem fazer mais de uma atividade, mesmo que não esteja relacionada a sua área de formação;
  • o empregado deve procurar o seu aperfeiçoamento, ou seja, cada pessoa precisa desenvolver-se mais e ver-se como uma empresa;
  • enquanto as pessoas se preocupavam mais com o futuro, hoje em dia as pessoas se preocupam mais com o presente.

Ou seja, como tudo é incerto, as pessoas precisam aprender a ser flexíveis nos empregos e a desenvolver muito mais habilidades do que as pessoas precisavam antigamente. Isso porque são grandes as chances de terem diferentes empregos ao longo da vida e em diferentes ramos.

Por isso, buscar sempre novos conhecimentos e aperfeiçoar o que sabemos é essencial para sobreviver à modernidade líquida no trabalho.

Modernidade líquida nas empresas e nos negócios

O conceito criado por Bauman pode ser utilizado nas empresas e para quem deseja ter seu próprio negócio.

As empresas antigamente podiam focar somente nelas mesmas. Atualmente, quem controla uma companhia precisa focar nos funcionários. Isso porque as pessoas, na modernidade líquida, sabem que não há oportunidades para todos e existe a sensação constante de medo e insegurança, seja de perder o emprego ou de não conseguir crescer dentro da companhia.

Por isso, as empresas precisam buscar motivar funcionários, oferecer oportunidades de crescimento e dar atenção às suas opiniões, pois cada vez mais o capital social deve ser bem valorizado para não perdê-lo, e uma empresa sem pessoas não cresce.

Funcionários mais jovens tendem a ter mais de uma habilidade e conhecimentos diversos. Muitos deles são flexíveis para desempenhar mais de uma função.

Trabalhos repetitivos começaram a ser considerados desinteressantes e as pessoas precisam de motivação para continuar na empresa, pois podem abandonar e procurar outra com propostas mais atraentes, onde obtenham maiores aprendizados.

Quem deseja ter um negócio próprio, para sobreviver a essa modernidade líquida, precisa aprender a ser flexível, adaptável, procurar conhecimentos de áreas diferentes e estar aberto e pronto para mudanças.

Isso porque o produto ou serviço que está vendendo bem hoje pode não estar amanhã, e o empreendedor precisa aprender a lidar com essas mudanças bruscas e, principalmente, saber sair de problemas e se reerguer.

Artigo relacionado:

Concluindo

A modernidade líquida descreve como a sociedade atual funciona e como as pessoas se relacionam. O conceito é muito interessante e um dos mais influentes atualmente para explicar como nos comportamos. A época atual é muito diferente das épocas vividas algumas décadas atrás.

Apesar de vivermos nesse período onde tudo é fluido e muda constantemente, muitos ainda não perceberam e acham que os tempos atuais são semelhantes aos passados . Entender como estamos hoje em dia é essencial para compreender como tudo acontece e para sabermos nos preparar e nos adaptar melhor às mudanças.

E você, acha que seu futuro financeiro é incerto? Então confira o canal do Youtube do blog, inscreva-se e fique por dentro das melhores dicas para se tornar um investidor competente e cada vez mais informado!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Leave A Reply