Saber o que comprar na Black Friday permite aproveitar uma data com boas oportunidades de promoções. Afinal, durante esse dia, diversas lojas físicas e online oferecem descontos que costumam ir além do habitual em seus produtos e serviços.
No entanto, a Black Friday também pode esconder armadilhas que fazem você gastar além do necessário ou, até mesmo, não obter o desconto prometido. Para não ser enganado, seja pelo seu comportamento ou pelo comércio, é importante entender como fazer boas compras nesse dia.
Para isso, continue a leitura e entenda o que é e como comprar melhor na Black Friday! Vamos lá?
O que é a Black Friday e quanto ele acontecerá em 2022?
Embora a Black Friday tenha se popularizado entre os consumidores brasileiros nos últimos anos, ainda há pessoas que não a conhecem. Essa é uma data em que empresas oferecem promoções com descontos interessantes, como 30%, 50% e 70% — ou até mais — do valor original.
A Black Friday começou nos Estados Unidos para marcar a abertura do período de compras de Natal. Essa ocasião se inicia um dia depois da Ação de Graças que, por sua vez, é um feriado muito importante para os norte-americanos.
A Ação de Graças ocorre na última quinta-feira do mês de novembro. Sendo assim, a Black Friday é realizada na última sexta-feira do mesmo mês. Isso significa que em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro.
No Brasil, ela começou pelo e-commerce. Mas, com o sucesso nas vendas, as lojas físicas também aderiram à data. Assim, os comércios se mobilizam para atrair os consumidores, podendo antecipar os descontos durante a semana que antecede o dia principal.
Além disso, há a Cyber Monday, que acontece nas lojas virtuais na segunda-feira após a Black Friday. Então, caso o consumidor tenha perdido oportunidades de comprar na Black Friday, também há chance de aproveitar os descontos após o fim de semana.
O que comprar na Black Friday?
Agora que você já conhece a Black Friday, é o momento de descobrir o que comprar nessa data. Afinal, há uma infinidade de itens que você pode obter com desconto, desde celulares a viagens. Por isso, é importante entender o que adquirir para fazer escolhas mais conscientes.
A seguir, veja dicas do que comprar:
- eletrônicos: celulares, televisores, computadores e outros dispositivos tendem a ser o alvo dos consumidores na Black Friday, pois costumam ter descontos significativos;
- roupas e calçados: se a intenção é renovar o guarda-roupa, essa a data pode ser vantajosa, já que é possível encontrar itens de vestuário por preços mais baixos;
- móveis e eletrodomésticos: quem deseja equipar a casa também pode aproveitar os descontos da Black Friday, pois os preços costumam ser atraentes;
- produtos infantis: nessa data, também há promoção de fraldas e outros artigos infantis, e você pode fazer estoque deles. Mas é importante tomar alguns cuidados, como calcular quantas fraldas o bebê utilizará de cada tamanho para não haver desperdício;
- alimentos: é possível encontrar alimentos em ofertas, e nesse caso é fundamental olhar a validade dos itens e se haverá tempo hábil para consumi-los antes de eles vencerem;
- produtos de beleza e higiene: a Black Friday pode ser uma boa oportunidade de fazer estoque de produtos de beleza e higiene, sempre prestando atenção na validade dos itens.
Como fazer boas compras na Black Friday?
Além de saber o que comprar na Black Friday, é importante entender como fazer isso sem comprometer o seu planejamento financeiro. Afinal, a intenção de aproveitar as promoções é obter vantagens com os descontos, e não se endividar e pagar juros pelo atraso depois.
Confira dicas para fazer boas compras!
Faça uma lista do que você realmente precisa
O primeiro passo é fazer uma lista do que você realmente precisa e com ordem de prioridade. Assim, você terá um guia que facilitará na hora das buscas pelos produtos e serviços. Ademais, a listagem ajudará a manter o foco e não comprar além do necessário e por impulso.
Entenda quanto dinheiro você tem para gastar
Após fazer a lista, é preciso calcular a quantia que você terá para gastar na Black Friday. Esse montante deve se encaixar no seu orçamento, sem fazer dívidas. Se você tem uma reserva de oportunidade, poderá utilizá-la com sabedoria.
Prefira pagamento à vista
Geralmente, as lojas costumam oferecer descontos e benefícios ainda maiores para os pagamentos à vista. Desse modo, você pode aproveitar ainda mais para economizar nas suas compras e obter mais vantagens.
Comece a poupar dinheiro
Caso você não tenha o dinheiro para comprar tudo o que deseja à vista, é interessante começar a poupar desde já. Assim, é possível ter um montante que não comprometa o seu orçamento de novembro e permita adquirir os produtos e serviços desejados.
Confira os preços semanas antes
Quando se fala em armadilhas da Black Friday, uma delas é o falso desconto. Isso acontece quando a empresa aumenta o preço do produto ou serviço semanas antes. Então ela volta com o preço anterior e vende como se houvesse promoção.
Para evitar cair nesse golpe, você deve acompanhar os preços dos itens da sua lista semanas antes da Black Friday. Também é possível utilizar os sites de comparativos, que apresentam os preços pelos quais o mesmo produto já foi vendido meses atrás.
Tenha programas de cashback
Você já ouviu falar em cashback? Ele é um programa que devolve parte do valor da compra para o cliente. Por exemplo, se uma televisão custa R$ 2.500 e o programa oferece um cashback de 10% nela, logo você pode ter R$ 250 de volta.
Há plataformas que depositam a quantia em dinheiro na conta do cliente, enquanto outras oferecem o valor como crédito para comprar novamente nas lojas credenciadas. Para aproveitar essa vantagem, é necessário se cadastrar nos programas de cashback e seguir as regras.
Uma outra alternativa é contar com um cartão de crédito com cashback, como os cartões do BTG Pactual.
Mantenha o foco na sua lista
Durante a Black Friday é comum se deparar com descontos realmente relevantes. Contudo, lembre-se de manter o foco na sua lista para fazer compras inteligentes e evitar o consumismo. Caso contrário, você pode gastar dinheiro com produtos e serviços dispensáveis.
Neste post, você descobriu o que comprar na Black Friday e como aproveitar as promoções sem comprometer o seu planejamento financeiro. Agora basta colocar as dicas em prática para usar o seu dinheiro com inteligência!
Quer manter-se bem informado sobre finanças e investimentos? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente na sua caixa de e-mail!