O mercado financeiro pode ser alvo de diversos tipos de fraudes, o que exige atenção do investidor para não ser uma vítima. Você já ouviu falar em pump and dump? Essa prática é uma das mais comuns, mas muitas pessoas não estão familiarizadas com o conceito.

Ela acontece com mais frequência no mercado de Ações e pode trazer prejuízos aos investidores. Diante disso, é preciso entender de que se trata a fraude e como ela é aplicada. Somente assim você conseguirá se proteger dessas ocorrências.

Continue a leitura deste conteúdo para aprender o que é pump and dump e tenha mais segurança em seus investimentos!

O que é pump and dump?

O termo pump and dump pode ser traduzido para o português como “inflar e largar”. Isso resume de que se trata a fraude, que visa manipular o mercado financeiro. O objetivo é inflar o preço de uma Ação de maneira artificial e, então, vender o ativo por um preço mais alto.

Para isso, os fraudadores aplicam estratégias que tentam convencer os investidores de que os papéis serão valorizados. Isso estimula a compra dos ativos por investidores iludidos com o potencial de rendimento.

Assim, quem cai no golpe compra as Ações por preços maiores, que subiram pela manipulação do mercado. Depois, amarga prejuízos com a queda dos ativos, que pode acontecer de maneira repentina.

Como funciona essa manipulação?

Só o conceito de pump and dump pode não ser suficiente para entender como acontece o golpe. Nesse caso, é importante conhecer as etapas e como elas evoluem.

Primeiro, uma pessoa ou um grupo de pessoas que tem a intenção de manipular o mercado compra um alto volume de Ações. Aqui, eles costumam focar naquelas de baixo valor e baixa liquidez. Em especial, penny stocks, que custam centavos.

O passo seguinte é implementar estratégias para inflar o preço da Ação. Isso é feito por meio de informações falsas sobre a companhia, por exemplo:

  • um grande grupo vai comprar a companhia;
  • uma companhia em dificuldades está com o plano de recuperação judicial quase aprovado;
  • existem planos de negócios e produtos inovadores prontos para serem lançados.

Diversos tipos de notícias podem ser forjadas para que os investidores criem expectativas e acreditem que essa é uma ótima oportunidade. Com isso, temos a terceira etapa: a compra dos ativos por quem foi iludido com os falsos cenários do mercado.

Com a baixa liquidez dos ativos e o aumento da demanda, o preço sobe rapidamente. Como resultado, outros investidores percebem essa valorização e se interessam pelas Ações. Quando isso acontece, os golpistas chegam à última etapa: a venda dos papéis.

Eles aproveitam a alta nos valores para vender todas as Ações compradas, obtendo lucros consideráveis. Depois, elas voltam a sofrer quedas, muitas vezes chegando a preços menores do que os iniciais.

Mesmo que os golpistas não consigam se desfazer de todos os ativos, a prática ainda traz lucros. Isso acontece devido ao preço médio das Ações, já que há uma grande valorização antes da queda. Já os investidores que caíram no golpe, precisam lidar com o prejuízo.

Um exemplo famoso

Se você assistiu ao Lobo de Wall Street, já viu como funciona essa prática. Inspirada em uma história real, ele conta como Jordan Ross Belford fazia manipulações no mercado nos Estados Unidos. Ele causou um prejuízo de mais de 200 milhões de dólares a investidores.

O cenário é bem diferente do atual: em 1980, época dos fatos, tudo era feito por telefone. Não havia o acesso à internet e a facilidade para encontrar informações como acontece hoje. Assim, havia mais dificuldade para que os investidores procurassem dados sobre as Ações.

Certamente a tecnologia trouxe novas ferramentas e o acesso à informação dificultou a fraude. Porém, isso não significa que o golpe não faça mais vítimas — as criptomoedas, por exemplo, são alvo comum da prática.

Por que é importante conhecer o pump and dump?

Conhecer as ameaças é importante para saber como se proteger. A familiaridade com essa forma de manipulação pode ajudar a identificar as ocorrências.

Vale lembrar que, ao mesmo tempo em que a tecnologia ajuda a verificar informações, ela facilita o envio de dados falsos. Assim, os fraudadores podem usar diversas ferramentas, como e-mails, publicações em redes sociais, entre outras.

No Brasil, a prática é bastante comum utilizando fóruns online e salas de bate-papo focadas no mercado financeiro. Muitos desses canais são utilizados para que investidores troquem experiências e esclareçam dúvidas.

Nesses casos, os golpistas repassam informações falsas, detalhando cenários que levariam à valorização de determinado ativo. Elas se espalham rapidamente, aumentando as chances de que algum investidor acredite no que foi dito e compre os papéis.

Porém, se você tem o conhecimento de que isso pode acontecer, é mais fácil identificar potenciais fraudes. Desse modo, é possível adotar medidas para checar as informações e se proteger de fraudes.

Veja algumas dicas!

Confira os fatos e as fontes

Sempre que receber informações sobre o potencial de valorização de certos ativos, principalmente com um ar de notícia bombástica, pesquise. A internet consegue trazer informações valiosas, então cheque as fontes repassadas e confira se existem outras notícias confiáveis sobre o tema.

Caso os dados sejam repassados como privilegiados, de fontes anônimas e sem possibilidades de verificar, repense. Isso aumenta as chances de que seja um golpe, então pode ser melhor evitar a compra e não correr riscos.

Estude o mercado financeiro

Outra dica é sempre aprofundar os seus conhecimentos no mercado financeiro. Isso ajudará a entender as oscilações nas Ações, ter acesso a fontes mais seguras e identificar as tentativas de fraudes com mais facilidade.

Com isso, você se mantém informado sobre tendências e outros tipos de golpes do mercado. O cuidado colabora com a criação de uma carteira de investimentos mais segura.

Como você viu, o pump and dump é uma fraude no mercado de investimentos que pode causar grandes prejuízos aos investidores. Portanto, tenha fontes confiáveis para verificar informações e desconfie de grandes promessas para evitar ser vítima do golpe.

Quer aprender como escolher Ações para investir com mais segurança? Conheça 5 dicas essenciais para iniciantes!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *