Ganhar dinheiro no curto prazo é o objetivo de muitas pessoas na bolsa de valores. Quem atua com esse intuito é chamado de especulador. E não existe apenas uma estratégia para isso. Assim, para saber como operar da melhor forma é válido entender o que é trade.

Se você ainda não sabe detalhes sobre o day trade, por exemplo, é interessante conhecer um pouco mais do assunto. Afinal, a especulação tem especificidades e é preciso conhecê-las antes de prosseguir sua jornada no mercado financeiro.

Então, acompanhe este artigo até o final e descubra o que é um trade, as vantagens e riscos que envolvem a especulação! Vamos lá?

O que é a especulação no mercado financeiro?

Especular no mercado financeiro significa aproveitar as oportunidades de curto e curtíssimo prazo, por meio da compra e venda de ativos e derivativos. Logo, esse conceito não pode ser confundido com a figura do investidor.

Aquele que investe na bolsa de valores normalmente está focado em rentabilizar seu patrimônio no longo prazo. Assim, suas decisões são embasadas em análises fundamentalistas. Logo, ele avalia a qualidade da empresa e suas perspectivas para o futuro.

Já o especulador busca extrair lucro rápido da variação de preços de um papel. Portanto, ele não se importa tanto com questões financeiras ou estruturais de uma companhia. O foco está na identificação das oscilações de mercado.

Logo, é preciso saber que especulação não é investimento. Uma das principais diferenças relacionadas a isso é o risco, já que o trader se expõe mais diretamente à volatilidade.

O que é um trade?

De modo geral, o trade é uma ordem de especulação. Ou seja, o termo se refere às ordens de compra ou venda realizadas com objetivo de especulação. Também podemos ver o conceito como forma de se referir ao ato de especular.

O termo trade tem ganhado bastante popularidade nos últimos tempos — principalmente em razão da possibilidade de lucratividade no curtíssimo prazo. Então, não é raro encontrar pessoas interessadas no tema, mas sem ter muito conhecimento sobre mercado.

Quando se começa a estudar o assunto, vale entender a diferença entre os termos trade e trader. No primeiro caso, como você viu, falamos da atitude de especular. Já a palavra trader refere-se ao operador de mercado faz a especulação — o especulador.

Quais são as estratégias para fazer trade?

Agora que você já conhece os conceitos de especulação e trade, veja as três principais estratégias existentes para operar no mercado.

São elas:

Day trade

O day trade é uma das operações de especulação mais conhecidas atualmente. Em especial por ser utilizada por muitos traders profissionais e grandes instituições. Normalmente, quem se dedica integralmente à bolsa de valores tem o hábito de realizar negociações diárias.

É esse o conceito de day trade: realizar operações de compra e venda de ativos e derivativos dentro do mesmo dia. Isso significa que todas as posições do trader devem ser encerradas antes do pregão ser encerrado — sejam elas no lucro ou prejuízo.

Nesse sentido, uma operação de day trade pode duras horas, minutos e, até mesmo, segundos. A análise para tomada de decisão pode ser feita com base nos gráficos e dados de mercado.

Swing trade

No swing trade o objetivo é negociar no intervalo de dias ou poucas semanas. Quem pratica essa estratégia pode se posicionar no mercado de maneira mais ponderada, uma vez que os prazos para encerrar as operações são maiores.

Assim, o especulador não tem a necessidade de finalizar as operações até o final do pregão, como acontece no day trade. Em vista disso, o swing trade pode ser mais adequado para quem não pode dedicar todo o seu dia ao mercado financeiro, por exemplo.

Além disso, o risco de exposição à volatilidade no swing trade pode ser menor. Como o trader poderá acompanhar os preços ao longo de dias, ele pode avaliar manter os trades por mais tempo visando manejo de risco.

Position trade

Se o day trade refere-se a operações feitas no mesmo dia, o swing trade representa operações que podem se prolongar por dias ou semanas, o que seria o position trade? Essa estratégia consiste em negociações que podem ser feitas em intervalos maiores, mas ainda dentro do curto prazo.

Assim, elas podem durar meses ou anos, a depender do interesse e dos objetivos do trader dentro de suas análises do mercado. Com isso, o position pode atender àqueles que possuem pouco tempo para realizar análises e operações com a frequência exigida no day trade e swing trade.

Se você não tiver as operações no mercado financeiro como fonte de renda principal, o intervalo maior do position trade facilita a conciliação da especulação com outras atividades.

Quais são as vantagens e riscos de realizar o trade?

Independentemente da estratégia adotada, a principal vantagem de especular está relacionada à possibilidade de ganhos no curto prazo. Já imaginou conseguir em pouco tempo multiplicar o seu capital com swing ou position trade?

No entanto, o que muitos não levam em consideração é que a velocidade de ganhar ou perder é a mesma. Não é raro encontrar relatos de pessoas que perderam grande parte do capital — construído em anos de trabalho — em um único dia de especulação.

Assim, é preciso ter muita atenção aos riscos. Embora a especulação possa trazer dinheiro de forma rápida, não significa que é fácil. Pelo contrário, para ter êxito na vida de trader é importante estudar bastante e ter análises e estratégias eficientes.

Caso queira se preparar para aproveitar as vantagens e manejar os riscos do trade, é possível praticar suas estratégias em ferramentas de simulação sem expor seu capital.

E lembre-se: se o seu objetivo for de longo prazo ou você tiver perfil de menor abertura a risco, o trade pode não ser interessante. É preciso conhecer suas preferências e necessidades para ter uma estratégia de investimento ou especulação alinhada.

Depois de descobrir o que é trade você tem mais condições de verificar se essa atividade se enquadra no seu perfil. Caso queira se tornar um especulador, não esqueça que analisar as estratégias e riscos é determinante para seu sucesso no mercado.

Já realizou algum trade no mercado de ações? Conte a sua experiência nos comentários!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *