Florianópolis, em Santa Catarina, é uma das cidades mais encantadoras do país. Repleta de opções de lazer, “Floripa” – como é conhecida, agrada tanto os viajantes que procuram agito quanto aqueles que buscam a calmaria das ondas.

Em Florianópolis, você pode experimentar um pouco da arquitetura histórica, provar ostras e ter bons momentos na praia. Se você está planejando um roteiro para sua próxima viagem a Florianópolis ou tem interesse em saber mais sobre esta bela cidade do Sul do país, este artigo é para você.

Continue a leitura e descubra o que fazer em Florianópolis em sua próxima visita – seja a trabalho ou a lazer, com ou sem a família. Boa leitura e boa viagem!

Centro histórico

Visitar Florianópolis pede por um passeio pelo centro histórico. As casas, arquitetura e atmosfera do local têm um encanto especial. Você pode passear a pé, apreciar as construções, tirar fotos, ver o Memorial ao Miramar.

As árvores na Praça XV de Novembro e o ar natural na cidade também têm seu charme. Por isso, quando se pensa sobre o que fazer em Florianópolis, apreciar a cidade pode ser uma opção interessante para dar início ao seu roteiro.

Passear no calçadão

Outra opção é passear pelos calçadões, na Rua Felipe Schmidt e na Rua Conselheiro Mafra. Você pode conhecer as lojas da região, fazer compras ou apenas observar o movimento.

Para quem gosta de apreciar o dia a dia dos moradores locais, passear pelo calçadão de Floripa não pode ficar de fora da lista. É também um passeio interessante para quem deseja viajar gastando pouco.

Mercado Público

O Mercado Público da cidade foi construído em 1898, substituindo um mercado que existiu por ali por mais de 40 anos. O Mercado de Florianópolis possui a ala norte – com lojas – e a ala sul, com estabelecimentos alimentícios.

O mercado foi reconstruído após um incêndio que ocorreu no local, no ano de 2005. Se o seu roteiro não estiver muito apertado, conhecer o Mercado Público pode ser mais uma opção sobre o que fazer em Floripa.

Passear pela Avenida Beira-Mar Norte

Caminhar pela avenida proporciona o melhor dos dois mundos: você pode apreciar, de um lado, a natureza –  com as areias e o mar – enquanto, do outro lado, apreciar a vista da cidade, com seus carros e construções.

Há um calçadão arborizado e ciclovia na região, que torna os passeios muito mais atrativos para moradores e turistas.

Casa da Alfândega

A Casa da Alfândega é vizinha ao Mercado Público. É o maior mercado de artesanato da região, que funciona em um prédio de construção antiga, de 1876. Vale a pena conhecer a arquitetura e os artesanatos produzidos no local.

Palácio Cruz e Souza

Também conhecido como Palácio Rosado, é uma construção colonial, ainda que modificada posteriormente. A instalação preserva a arquitetura antiga, com salas de aparência histórica.

É conhecido como o Museu Histórico de Santa Catarina e sua imponência e decoração valem a visita.

Vilarejos açorianos

Os Vilarejos Açorianos são ótimas pedidas para visitas turísticas. Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha é um lugar bucólico, de atmosfera tranquila – quase como se você estivesse em um filme. Um ótimo lugar para ver arte e arquitetura.

Já Ribeirão da Ilha é um Vilarejo Açoriano igualmente agradável, voltado mais à gastronomia. Este é o local para experimentar ostras.

Praia Daniela

As praias do norte de Florianópolis costumam ser um pouco mais urbanizadas e menos frias do que as outras. Na Praia Daniela, você pode encontrar um clima familiar e tranquilo.

A faixa de areia é estreia e há diversas pedras à vista. O mar é mais calmo. Como é próxima da famosíssima Praia Jurerê, você pode conhecer ambas as praias em apenas um passeio.

Jurerê

Esta é a praia do condomínio mais caro da região. Se você procura um ambiente um pouco mais requintado e luxuoso, esta pode ser sua opção. Aqui, a faixa de areia também é estreita e o mar é mais calmo.

Para quem gosta de festas, vale a pena ficar atento à agenda de Jurerê ao longo do ano. A região sempre recebe uma série de eventos e festas durante o ano inteiro – frequentadas por estrangeiros e turistas.

Praia do Forte

Esta praia é guardada pelo Forte de São José da Ponta Grossa. O clima natural e a vista são ótimas razões para a visita – e, por isso, Praia do Forte precisa estar na lista sobre o que fazer em Florianópolis.

O estilo mais rústico também faz parte da atmosfera do local.

Lagoinha do Norte

A Lagoinha de Ponta das Canas – ou Lagoinha do Norte – é uma praia para se deleitar. O mar é mais calmo, a areia é extensa e é possível ver os morros e a natureza de forma espetacular.

Praia dos Ingleses

Esta é a praia mais extensa das praias do norte de Florianópolis. É uma enseada em curva, com diferentes aspectos em seus pontos.

Do lado esquerdo, tem um ar mais selvagem. No centro, é a parte mais urbanizada e no lado direito, é possível ver uma colônia de pescadores.

Praia do Santinho

Você pode chegar a esta praia através da Praia dos Ingleses. O clima da praia é bem tranquilo –dependendo da época, e é possível ver dunas baixas. O mar é ideal para pegar ondas.

Praia da Galheta

Esta opção ao leste é uma praia de nudismo. Não há fiscalização e também não existe obrigação de tirar toda a roupa, para os mais tímidos.

Os morros, pedras e a paisagem valem a pena. É também um bom lugar para surfar.

Praia Mole

Esta é uma praia totalmente cercada pelo natural. Você tem uma experiência diferente, entre a água, a areia e os morros.

O mar é bom para quem gosta de altas ondas. O nome “Praia Mole” se dá pela areia – que parece mole de tão macia que é, sendo até difícil de caminhar sob as areias.

Ilha do Campeche

Esta praia ao sul da ilha de Florianópolis possui uma faixa larga de areia. A areia é bem branca e a água possui um tom de azul bem claro.

As ondas são mais tranquilas, a paisagem é calma e bucólica. Você também pode se arriscar nas trilhas, que vão a sítios arqueológicos com inscrições rupestres – feitas com guias.

E você, conhece outras opções sobre o que fazer em Florianópolis? Então compartilhe conosco outras atrações que esta belíssima cidade oferece aos visitantes do Brasil e do mundo!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *