4 minutes

Ao longo da história, o ouro se comporta como um refúgio para investidores em tempos de incerteza econômica. Porém, com a evolução do mercado financeiro, novas formas de investir nesse metal nobre surgiram, e uma delas é por meio dos contratos de ouro futuro.

A alavancagem associada a esses contratos tem potencial para amplificar os ganhos — mas também as perdas. Dessa forma, o investimento requer uma compreensão sólida e um gerenciamento de riscos cuidadoso.

Por esse motivo, vale a pena entender as vantagens e desvantagens do ouro futuro. Confira!

O que é ouro futuro?

O ouro futuro é um instrumento financeiro que permite aos investidores negociar o metal ou se posicionar em relação ao preço do ouro em uma data futura. Esses contratos são padronizados e negociados na bolsa de valores.

O contrato de ouro futuro padrão (OZ1D), por exemplo, tem um lote de 250 gramas de ouro. Desse modo, ele é a escolha mais comum para investidores que desejam exposição ao ouro no mercado futuro.

Além disso, há os contratos fracionários. Eles costumam atrair os investidores que desejam operar com quantidades menores, como o OZ2D (10 gramas) e o OZ3D (0,225 gramas).

Outro ponto a destacar é que os contratos futuros têm ajustes diários. Assim, se houver resultado positivo, ele é acrescentado à conta do investidor e, se for negativo, o valor é descontado dela.

Também não é preciso ter todo o montante a ser movimentado em conta, então os contratos são operados com alavancagem. Por essa razão, é necessário apresentar uma margem de garantia, que serve como um depósito de segurança.

Já em relação ao investimento mínimo, em ouro futuro ele depende da cotação do grama do ouro e do contrato escolhido. No entanto, a alavancagem permite que os investidores aportem menos dinheiro do que o valor nominal do contrato — como você viu.

Qual a diferença entre contrato de ouro e contrato à vista?

Uma dúvida comum ao pesquisar como funciona o ouro futuro é a sua diferença para o ouro à vista. Na prática, o primeiro tipo envolve uma operação ligada a uma data posterior. Ou seja, o comprador se compromete a comprar uma quantidade específica em um momento futuro.

Ademais, o ouro futuro tem data de vencimento, após a qual a negociação é encerrada. Apesar disso, os investidores podem rolar suas posições para contratos com datas de vencimento futuras, se desejarem continuar a negociar.

Em contrapartida, os contratos à vista possuem uma liquidação de D+1 em relação à negociação. Ou seja, ela acontece em um dia útil após a negociação.

Quais as vantagens e desvantagens desse derivativo?

Agora que você conhece as diferenças do ouro futuro e ouro à vista, é o momento de entender as vantagens e as desvantagens de operar com o metal no mercado futuro. Dessa forma, é possível tomar decisões embasadas sobre essa operação.

A seguir, entenda os pontos fortes e fracos do mercado futuro de ouro!

Vantagens

Os contratos de ouro futuro permitem que os investidores diversifiquem suas carteiras, o que se torna valioso em momentos de volatilidade nos mercados. Afinal, o metal nobre tende a se comportar de forma contrária a outros ativos.

Além disso, o ouro é frequentemente considerado um hedge eficaz contra a inflação. Então os contratos de ouro futuro fornecem um meio de proteção contra a desvalorização da moeda.

Mais um benefício está no fato de que a operação com esses contratos costuma apresentar flexibilidade. Dessa maneira, há uma tendência à facilidade para comprar e vender ouro futuro com facilidade para ajustar sua posição inicial, conforme a movimentação do mercado.

Por fim, outra vantagem dos contratos de ouro futuro é a possibilidade de alavancagem, exigindo menos recursos disponíveis no momento de operar o contrato. Assim, esse tipo de operação oferece a possibilidade de ampliar os lucros, embora também aumente o risco de perdas.

Desvantagens

O principal risco associado aos contratos de ouro futuro é o de mercado. Isso porque as movimentações no preço do ouro impactam os seus resultados.

A complexidade é outra desvantagem significativa. Negociar contratos de ouro futuro requer conhecimento do mercado e das nuances dos derivativos. Logo, investidores inexperientes podem ter menos afinidade com essa operação.

Além disso, os investidores devem apresentar uma margem de garantia. Ademais, as variações diárias no preço são adicionadas ou subtraídas da conta do investidor, podendo requerer capital adicional para manter posições.

Como operar com ouro futuro?

Se ao saber as vantagens e desvantagens do ouro futuro você decidir investir nesse derivativo, é preciso entender como operar com ele.

A seguir, confira considerações essenciais antes de operar no mercado futuro de ouro!

Avaliação do perfil de investidor

O perfil de investidor indica o nível de risco que uma pessoa está disposta a correr ao investir. Desse modo, é possível entender quais alternativas podem estar mais alinhadas com suas expectativas nesse sentido.

Por conta da alta volatilidade do mercado futuro, é comum que investimentos desse ambiente atraiam investidores arrojados. Esses são os que têm maior nível de tolerância aos riscos.

Contudo, isso não significa que outros perfis de investidor que prefiram alternativas mais seguras não possam ter ouro futuro em suas carteiras. Afinal, essa decisão depende da estratégia de investimentos como um todo — e o contrato futuro pode ser usado para hedge, como visto.

Definição de objetivos

Outro passo importante antes de investir em qualquer alternativa é definir os objetivos financeiros, ou seja, qual será o destino do investimento. No caso do contrato de ouro futuro, é costume que investidores o utilizem em estratégias de proteção da carteira, por exemplo.

Preparação

Independentemente do perfil de investidor e dos objetivos financeiros, a educação financeira é fundamental. Assim, compreenda os princípios dos contratos de ouro futuro, como alavancagem, margens e ajustes diários.

Ademais, aprenda a analisar o mercado de ouro e o cenário econômico para identificar tendências e outros fatores que possam influenciar os preços do metal. Dessa maneira, você poderá tomar decisões mais informadas.

Operação

Use a sua plataforma de investimentos para executar ordens de compra ou venda de acordo com sua estratégia. Então acompanhe suas posições regularmente e esteja disposto a ajustar sua estratégia, se necessário, com base nas mudanças nas condições do mercado.

O ouro futuro oferece oportunidades aos investidores, mas também traz desafios. Portanto, a decisão de investir deve ser determinada com base em uma estratégia de investimentos sólida e bem informada.

Você gostou deste post? Siga minhas redes sociais para acompanhar as minhas publicações e vídeos no Instagram e no YouTube!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Leave A Reply