Você está iniciando um negócio neste momento? Então, uma das primeiras tarefas que você deve cumprir é estudar o seu público. Afinal, você precisa saber para quem vender. Neste cenário, buscar parcerias para o seu negócio impactará positivamente suas ações.

Mesmo que você tenha um público muito bem definido, além de já ter criado a sua persona, pensar em como convidar uma empresa para uma parceria trará resultados extras para sua estratégia.

Conquistar outros públicos e mercados através de parcerias de qualidade tende a movimentar ainda mais a sua marca, elevar o engajamento e, principalmente, turbinar suas vendas.

No artigo de hoje você refletirá sobre as vantagens de possuir empresas parceiras e aprenderá, na prática, como convidar uma empresa para uma parceria de sucesso.

Boa leitura!

Por que investir em parcerias para o seu negócio?

Se você está em dúvida sobre investir em parcerias para o seu negócio, seja ele de pequeno ou grande parte, veja algumas das principais vantagens desta estratégia:

  • Soma de competências e habilidades;
  • Maior competitividade;
  • Ampliação da audiência;
  • Redução de custos com fornecedores;
  • Maior produtividade;
  • Preços mais acessíveis.

Mesmo com todas as vantagens, assim como em qualquer ação, as parcerias também podem resultar em pontos negativos, que devem ser observados de perto.

Cabe frisar que, ao adotar uma linha rígida de avaliação dos futuros parceiros, reduz-se consideravelmente as possibilidades de resultados insatisfatórios. Mas, sim, as desvantagens são reais.

Veja algumas:

  • Falta de controle total sobre todas as ações;
  • Conflito de interesses;
  • Perda de identidade comercial.

Como escolher as melhores parcerias profissionais

Ao fechar parcerias para o seu negócio, você precisa ter muita cautela. Lembre-se que a imagem da sua empresa será atrelada a imagem da outra empresa.

Além disso, de nada adianta firmar parcerias para o seu negócio cuja atividade ou produtos não estejam diretamente relacionados ao seu nicho. Se o intuito é ampliar o alcance da sua marca, logo, deverá se unir a empresas do mesmo segmento.

Confira agora algumas dicas e reflexões sobre como propor parceria a uma empresa.

Conheça a sua concorrência

Acompanhar as ações dos concorrentes é uma das premissas de qualquer empresa que esteja em busca de parcerias para o seu negócio. Conhecer cada passo das empresas do seu segmento possibilita uma melhor avaliação do cenário como um todo.

Em outras palavras, conhecendo os seus concorrentes você saberá quais empresas geralmente firmam parcerias, se estas parcerias agradam o público e, principalmente, quais empresas cumprem com os acordos comerciais.

Encontre o parceiro ideal

Ao descobrir como propor parceria a uma empresa, você deve escolher o parceiro ideal. Como comentado anteriormente, definir parcerias para o seu negócio exige muita análise, principalmente no que se refere à confiança e idoneidade do parceiro.

Nas verdade, existem dois cenários. Primeiro, você deve indicar ao seu público produtos e serviços de qualidade. Se você indica um parceiro ruim, as chances de o consumidor se voltar contra a sua marca são consideráveis.

Segundo, ao atrelar o seu nome ao nome de outra empresa, a imagem do outro será refletida em sua empresa. Imagine que o seu parceiro possui um histórico negativo de atendimento ao cliente, atitudes preconceituosas e cobranças indevidas? Ao receber a oferta do seu parceiro, com o seu nome, o cliente tende a enxergar ambos como uma coisa só.

Seja visto em eventos

O networking é a chave do sucesso, principalmente quando se fala em pequenos empreendedores. Participar do eventos, principalmente os relacionados ao seu segmento, abre portas para novas parcerias, troca de experiências e muito aprendizado.

Ser visto em eventos da sua área também reflete a sua preocupação em divulgar a empresa e atingir novos públicos. Este ambiente é propício para que outros empresários conheçam o seu negócio e se interessem em firmar boas parcerias.

Anote na agenda: participe de workshops, palestras, feiras de negócios, associações comerciais e qualquer outro evento que agregue valor ao seu negócio.

Importante dizer, também, que a presença nesses eventos pode ser tanto como visitante, quanto como palestrante. Na segunda opção, sua visibilidade é ainda maior, já que você e sua empresa serão considerados autoridade em determinado assunto.

Se a sua empresa surge no evento como referência, com toda a certeza as demais empresas e empresários irão se interessar pelas parcerias, ampliando suas possibilidades.

Afaste ruídos de comunicação

Manter a clareza em todo o processo de comunicação é meio caminho andado para o sucesso de uma parceria. Acredite, muitas empresas encerram boas parcerias devido a mal entendidos e ações incompreendidas.

Comunique-se diretamente e com transparência. Se algum detalhe passar em branco, possivelmente as ações de divulgação não serão 100%.

Imagine a confusão causada se o seu parceiro comercial utilizar um tom de voz diferente do que o esperado por você? Ou, ainda, se você utiliza uma arte em um formato diferente do que foi previamente acordado?

Por isso, saber como fechar parcerias para o seu negócio tem um alto valor!

Mensure os resultados das ações

Você escolheu as parcerias para o seu negócio, colocou as ações em prática mas não sabe se os resultados definidos estão sendo atingidos? Realmente não há como saber destes resultados se você e seu parceiro não mensuram os resultados das ações de marketing.

Mas engana-se quem pensa que mensurar resultados significa apenas avaliar se o número de vendas é maior do que antes. O ideal, de fato, é mensurar indicadores que demonstrem os níveis de engajamento, as visitas nos sites, comentários e compartilhamentos.

Saber como conquistar parcerias é o ponto de partida para a criação de uma estratégia impactante, capaz de ampliar sua audiência e levar o seu nome aos 4 cantos do país, quiçá do mundo. No entanto, como você percebeu ao longo do artigo, é necessário escolher a dedo as empresas que vão divulgar a sua marca por aí.

Lembre-se: todas as ações do parceiro, quando este surge junto a você, podem ser recebidas pela sua audiência tanto positiva quanto negativamente.

E então, já se sente preparado para fechar excelentes parcerias para o seu negócio? Deixe seu comentário e conte-nos sobre seus medos e anseios!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *