O número de famílias brasileiras com dívidas ou contas em atraso aumentou em março, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado na última quarta-feira (4). Este é a primeira vez em seis meses que o percentual de famílias endividadas aumenta no país.
O relatório apontou que o percentual de famílias brasileiras endividadas em março subiu de 24,9% para 25,2%. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o principal vilão da inadimplência continua sendo o cartão de crédito.
O avanço dos inadimplentes em março foi a primeira alta registrada pelo CNC em seis meses. Desde setembro – quando o percentual de endividados havia aumentado para 26,5% ante os 25,9% registrados agosto, o indicador vinha registrando seguidas quedas.
Os vilões das famílias brasileiras endividadas
O cartão de crédito permanece em destaque entre as famílias que declararam ter dívidas, contas em atraso ou não ter condições de pagar suas contas mensais. De acordo com o levantamento da CNC, 76,4% das famílias brasileiras endividadas no mês de março possuíam débitos com o cartão.
Em segundo lugar no ranking dos débitos vencidos ou em atraso das famílias ficaram os carnês, que geraram endividamento em 16,6% das famílias, e o crédito pessoal – presente em 10,4% das famílias inadimplentes.
O número de famílias que se declararam muito endividadas também avançou, passando de 13,6% para 14,1%. Na comparação com o mesmo período de 2017, no entanto, a queda foi de 0,6 ponto percentual.
Planejamento financeiro
Para evitar endividamentos e inadimplência é imprescindível manter um bom planejamento financeiro, uma ferramenta fundamental para ajudar as famílias brasileiras a organizar suas despesas de forma inteligente e funcional, visando o equilíbrio e controle das suas contas e do seu dinheiro.
Se você e sua família ainda não têm o hábito de controlar o dinheiro e planejar os ganhos e gastos mensais, é bom ficar atento. Afinal de contas, boa parte dos endividamentos acontece por total falta de controle do dinheiro.
Procure reunir a família e criar um planejamento financeiro familiar; defina metas e objetivos a serem alcançados no curto, médio e longo prazo e controle as receitas e despesas mensais. Com organização, foco e disciplina é possível planejar-se não somente para evitar dívidas, mas também para quitar pendências financeiras e livrar-se das contas em atraso.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!