Estava desempregado e conquistou a tão sonhada vaga de emprego? Então agora é o momento de se preparar e garantir a efetivação do contrato. Saber como agir no período de experiência no trabalho é um dos caminhos de ouro.

É no período dos 90 dias iniciais que você e a empresa iniciarão a relação profissional. Nestes primeiros meses, é preciso “pisar em ovos” e não tomar atitudes que possam lhe prejudicar. O empregador deve ter certeza que fez uma excelente escolha.

Neste artigo, você receberá 7 dicas de como causar um boa impressão ao chefe enquanto estiver no período de experiência. Mas lembre-se: mesmo após garantir a vaga efetiva, as boas atitudes devem permanecer.

Boa leitura!

Quais as melhores atitudes para o período de experiência no trabalho?

Você, empregado, deve ter em mente que, além do currículo profissional – que já foi previamente avaliado no processo seletivo, a empresa precisa conhecê-lo no dia a dia de trabalho.

Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela companhia são alguns pontos que quase sempre resultam em quebra de contrato no período de experiência. Sendo assim, você deve evitar tais comportamentos.

Entenda melhor, agora, como passar ileso pelo período de experiência no trabalho!

1.  Conheça a empresa

As empresas e seus processos não são iguais. Dificilmente você exercerá as suas atividades na empresa atual como exercia com o antigo contratante. Sendo assim, é necessário conhecer a fundo o modelo de trabalho no novo emprego.

Antes mesmo de iniciar o período de experiência no trabalho, busque informações sobre a empresa. Visite sites, redes sociais e verifique se possuem pontos positivos e negativos que se destacam entre os clientes. Tais informações podem ser utilizadas futuramente, visando  busca por soluções efetivas.

Outra dica interessante é conhecer o plano de carreira do contratante. Assim, será possível traçar um plano pessoal e adotar estratégias no dia a dia corporativo que não somente evitam você sair da empresa no período de experiência, mas também contribuem com a construção de uma trajetória sólida.

2.  Crie relações saudáveis com outros colaboradores

Muitos profissionais sentem-se amedrontados o integrar uma nova equipe. Se o time é composto por funcionários antigos, então a insegurança aumenta.

Mas você deve saber que criar relações saudáveis com os outros colaboradores é de grande valor neste início de jornada, principalmente durante o período de experiência no trabalho.

Aproxime-se dos profissionais do seu setor, mas não esqueça dos outros departamentos. Além de lhe destacar perante aos olhos do contratante, integrar-se a equipe de forma homogênea pode ser útil em outras demandas, como questionamentos e dúvidas sobre o processo, informações sobre a empresa, busca de soluções assertivas, dentre outros.

3.  Seja pontual

Ser pontual significa ser comprometido com a empresa. Principalmente no período de experiência no trabalho, um funcionário pontual ganha pontos com o chefe.

Um colaborador que se atrasa com frequência, não notifica atrasos originados de emergências e não se planeja pode ser visto como desinteressado. Sendo assim, abre oportunidades para a quebra de contrato no período de experiência.

Para evitar atrasos, programe-se. Na noite anterior, organize todos os itens e materiais que serão utilizados para o trabalho. Escolha o traje, verifique os horários do transporte público e, principalmente nas grandes cidades, trace rotas alternativas.

4.  Evite atestado no período de experiência

Um dos principais motivos que levam o colaborador a ser demitido no período de experiência no trabalho são os atestados médicos.

Sabemos que ninguém está livre de intercorrências médicas, seja um mal-estar ou um acidente inesperado. No entanto, evitar a apresentação de atestado no período de experiência pode reduzir os riscos no período.

Caso seja uma urgência extrema, contate seu superior e explique a situação. Mas se for algo que não exija tratamento de urgência e possa ser solucionado pré ou pós-expediente, ou ainda durante a pausa para o almoço, considere estas opções.

5.  Seja proativo

Lideranças gostam de profissionais que estejam dispostos a resolver problemas sem que sejam estimulados. Ou seja, se seu departamento necessita de algum ajuste visível, não espere o supervisor ou responsável solicitá-lo. Antecipar-se aos problemas com soluções  criativas é muito bem visto durante o período de experiência no trabalho.

Mas é preciso cautela: estamos falando de pequenas soluções que podem ser aplicadas no dia a dia. Antes de sugerir novas possibilidades, você deve conhecer o modus operandi da empresa. Além disso, descubra se a sua sugestão se adapta a proposta do empregador.

Outra dica importante neste tópico: contratantes gostam de funcionários com vontade de aprender. Então, principalmente no período de experiência, demonstre interesse pelas atividades e disponibilize-se para o que for preciso – dentro de suas possibilidades.

6.  Controle o uso do smartphone e das redes sociais

Você sabia que algumas empresas restringem totalmente o uso do smartphone, sobretudo o acesso às redes sociais? É uma maneira (legal) de estimular a produtividade. Ao ser contratado, o funcionário deve receber, ou solicitar, todas as informações relacionadas ao uso das redes.

No entanto, se você deseja causar uma boa impressão no período de experiência no trabalho, controle o uso do aparelho. Mantenha-o sempre no silencioso e, de antemão, notifique amigos e familiares sobre a possibilidade de entrarem em contato somente em casos de emergência.

Uma boa dica também é desativar as notificações dos aplicativos. Desta forma, você não será avisado sobre atualizações sociais e não se sentirá atiçado a conferir novas mensagens.

7.  Mantenha uma boa apresentação pessoal

Empresas possuem códigos de vestimenta diferenciados. Uma empresa de marketing e publicidade, por exemplo, dificilmente exigirá trajes mais formais de seus colaboradores, como em um escritório de advocacia. Você deve estar atento a isso.

Além de seguir o dress-code proposto, observe como os companheiros de trabalho se vestem – isso pode dar uma ideia do que a empresa espera.

No mais, é seguir a máxima: evitar roupas curtas, estampas muito chamativas, decotes e cabelos e barbas sem cuidados, por exemplo.

Para causar boa impressão e não sair da empresa no período de experiência é necessário cautela. Porém, apostando em atitudes certeiras, será mais fácil conquistar o contratante e efetivar seu contrato.

Gostou do conteúdo?  Então siga acompanhando as atualizações do portal e destaque-se no mercado de trabalho!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *