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Começar um novo trabalho nunca é uma tarefa fácil. Independente de qual área seja, um profissional novo sempre procura demonstrar suas qualidades e encarar o desafio da melhor maneira possível.

Contudo, há certos fatores que toda pessoa que deseja ser bem sucedido em um trabalho precisa atentar-se, bem como há algumas regras de conduta que deve sempre cuidar para que não sejam violadas.

Se você estiver no início de um novo emprego ou está procurando uma oportunidade, leia o texto e veja 13 pontos que você precisa levar em consideração na hora de adentrar em uma nova experiência profissional!

Acompanhe!

1. Tenha total noção das atividades que serão propostas

Se você gostou de alguma vaga e se candidatou, procure perguntar e tirar todas as dúvidas sobre as atividades que serão desempenhadas. Caso seja selecionado e ainda não ficaram claras as atribuições, converse com seu chefe ou equipe para que expliquem um pouco mais sobre o assunto.

Não deixe para descobrir tudo o que lhe é atribuído no meio do trabalho, pois você poderá ser considerado um colaborador sem iniciativa ou até sem interesse.

2. Pesquise sobre a empresa

Entre no site oficial ou use a internet para ler sobre a empresa, qual a sua função, o objetivo e a história de como foi fundada. Busque entender principalmente sobre a cultura empresarial e conhecer a equipe que a compõe.

Graças às redes sociais, é possível pesquisar sobre cada membro da equipe para descobrir qual o perfil dos colaboradores que a empresa geralmente contrata. Dessa forma, você poderá entender melhor se você tem a ver com a equipe, quais suas habilidades que podem agregar e quais são os pontos fracos que precisará trabalhar.

3. Peça feedback

Pedir feedback é importante, mesmo se você está somente há uma semana ou trabalha há mais de dez anos na empresa.  Todo colaborador precisa saber de seus superiores ou equipe como esta trabalhando e realizando suas atividades para aprimorar-se cada vez mais.

Por isso, mesmo que não tenha dúvidas quanto ao trabalho a ser realizado, pergunte se o trabalho feito está sendo de qualidade e se há pontos que devem ser aprimorados.

4. Escute mais e fale menos

Pergunte sobre tudo o que você tem dúvidas. Nos primeiros momentos você pode dar ideias, mas procure escutar mais e falar menos. Mostre que você está interessado na empresa e deseja realizar seu serviço da melhor maneira possível.

Escutar mais e falar somente o necessário lhe deixará mais humilde e você conseguirá aprender ou absorver melhor o que está sendo pedido. Mesmo que você seja um expert no assunto, há sempre algo novo que você pode aprender e até ensinar quando for o momento ideal.

5. Tenha em mente seus objetivos

Quando escolher algum emprego, deve saber qual o seu objetivo a médio e a longo prazo. Empregos devem ser levados como um relacionamento duradouro, e não algo que pode ser trocado como uma pessoa troca de roupa.

Vale ressaltar que pessoas que não levam a sério um emprego não aprendem e não se desenvolvem. Ainda, podem ser vistas como sujeitos que não podem ser levadas a sério.

Por isso, tenha em mente seus objetivos e o que você deseja com a vaga que gostaria de conseguir. Saiba o que você gostaria de aprender, quais as atividades que mais gosta, habilidades que deseja melhorar e onde você quer chegar. Assim, você saberá definir se a vaga lhe ajudará a melhorar ou alcançar os pontos que deseja ou não.

6. Seja educado

Você não precisa fazer com que todos da equipe gostem de você, porque relações de emprego não se desenvolvem com base na subjetividade. Ou seja, ninguém é contratado para participar de um clube, mas sim para trazer resultados.

Entretanto, você precisa ser educado e respeitar os demais para que também seja respeitado. Por isso, busque sempre manter a harmonia e tratar todos com a melhor educação e fineza possível.

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7. Alinhe as expectativas

Busque deixar claro para si quem é o seu supervisor e converse com ele para alinhar expectativas sobre seu trabalho. Todo colaborador precisa ouvir de seu superior quais são as expectativas, metas e o que deve ser feito, de forma clara, para que o trabalho seja desenvolvido sempre com excelência.

A falta de comunicação pode arruinar relações de trabalho. Dessa maneira, converse e, se possível, peça para que sejam feitas pequenas reuniões semanais para receber feedbacks, esclarecer tarefas e definir metas.

8. Seja organizado

Aprenda a se organizar para que nada seja esquecido, quando no desempenho das suas atribuições.Tenha uma agenda ou, ao menos, o hábito de anotar em algum lugar tudo o que precisa ser feito.

Colaborador eficiente é aquele que sempre realiza suas tarefas no prazo devido e da melhor maneira possível.  Portanto, seja o mais produtivo e esforce-se para realizar tudo a seu alcance.

Quer aprender mais sobre produtividade? Dê uma olhada nesses artigos:

9. Evite intrigas

Uma coisa que certamente existe em todo local de trabalho: intrigas. Infelizmente, você encontrará pessoas que falam mal de seus colegas e pior, que até criam situações que podem constranger ou colocar o cargo do companheiro em perigo. O mais correto seria não dar ouvidos e muito menos cair nessa “armadilha”.

De uma forma ou de outra, essa prática é errada e, muito provavelmente, você não gostaria que fizessem isso com você. Por isso, não dê ouvidos e, se puder, afaste-se dessas pessoas que, cedo ou tarde, podem até lhe prejudicar.

10. Aprenda as habilidades que o mercado mais precisa

Se você estiver iniciando em um novo trabalho ou está em busca de um, leia sobre as necessidades do mercado e procure aprender o que mais está em falta atualmente.

Assim, você poderá descobrir e aprender algo que poderá lhe ajudar a melhorar sua rotina laboral ou até lhe garantir um novo cargo.

11. Seja você mesmo

Seja simpático, mas não “puxe o saco” porque a equipe gosta de conversar. Colabore com todos e busque sempre ficar em harmonia e, acima de tudo, não mude sua personalidade para adequar-se a equipe.

Seja você, mesmo sendo diferente seus colegas lhe respeitarão do modo que você os respeita.Afinal de contas, ninguém pode ser obrigado a mudar sua personalidade porque a equipe se comporta de um jeito ou de outro.

Por exemplo, se todos conversam e você é mais introvertido, seja educado, simpático e respeitoso, não precisa conversar durante todo o expediente de trabalho se você não se sente confortável.

12. Verifique se a vaga lhe trará benefícios

Após um tempo trabalhando, veja se você está feliz realizando suas tarefas e se há oportunidades para crescer na carreira ou ao menos aprender mais.

Ninguém deve ficar em um trabalho que não agregue conhecimento, não faça o trabalhador realizado ou não dê reconhecimento.

13. Não pare nunca de aprender

Não é porque você sabe tudo ou executa seu trabalho com a maior excelência possível que não precisa aprender mais nada. Todos precisam continuar sempre aprendendo, seja sobre assuntos relacionados ao seu trabalho ou a assuntos externos que lhe interessem.

Leve novos conhecimentos a empresa e saiba que o aprendizado nunca é demais, pois tudo pode ser utilizado para agregar valor.

Começar um novo trabalho é sempre um desafio que todos acabam passando. Há fatores que devem ser levados em consideração nessa situação e outros que devem ser analisados muito antes da procura pela vaga ideal. Por isso, não deixe de seguir as dicas do artigo e busque sempre ser um profissional excelente e de qualidade!

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