Junto com a análise do seu currículo, a entrevista de emprego é o primeiro contato que uma empresa tem com você. Por isso, é fundamental se sair bem nesse momento.

Ser transparente e demonstrar a sua personalidade real são algumas das dicas essenciais para ter sucesso nas entrevistas. Mas também existem alguns passos importantes que  ajudam qualquer  candidato a se destacar e não cometer erros.

Quer saber quais são eles? Então confira 8 dicas certeiras para fazer uma boa entrevista de emprego e se sair bem na caminhada rumo a um novo emprego!

1. Tenha um bom currículo

A primeira orientação para uma boa entrevista de emprego começa antes deste encontro. Afinal, ter um currículo vencedor é exatamente o que vai garantir que você seja chamado para um processo seletivo.

Nesse aspecto, é importante reconhecer que as empresas recebem muitos currículos constantemente. Isso treina o olhar do recrutador para focar nas informações objetivas e relevantes do documento.

Assim, o ideal é que você faça um currículo bem escrito e direto. Procure organizar seus dados em uma estrutura limpa e fácil de ler. Além disso, certifique-se de falar rapidamente os principais aspectos de cada experiência relatada.

Ao ser chamado para uma seleção, tire um tempo para ler seu currículo novamente. O recrutador vai analisar se você tem domínio sobre as informações que colocou. Então, é interessante retomar alguns detalhes na sua memória antes da entrevista.

2. Pesquise sobre a empresa

Mais uma dica central para obter sucesso em entrevista de emprego é conhecer a empresa para a qual você se candidatou. Na maioria dos processos seletivos, os candidatos são questionados logo de início sobre as razões para terem se inscrito na vaga.

Demonstrar conhecimento sobre o negócio e o mercado de trabalho na área são diferenciais que destacam o seu perfil diante dos concorrentes. É ainda melhor se você utilizar essas informações para associar a cultura da empresa e os seus interesses profissionais.

Isso mostra que você fez sua tarefa de casa. Afinal, como agregar valor a uma companhia sem conhecê-la? Essa também é uma ótima maneira de comprovar ser uma pessoa proativa — qualidade é essencial em qualquer trabalho.

3. Seja pontual

Você certamente não quer passar uma imagem negativa no seu primeiro contato com um possível local de trabalho, não é mesmo? Logo, primar pela pontualidade é completamente indispensável.

É claro que imprevistos podem acontecer, mas fica muito difícil contar com a compreensão dos recrutadores que ainda estão lhe conhecendo. Por isso, a atenção com esse detalhe nunca é demais.

Procure sair com bastante antecedência para não ter problemas ao chegar no local. Se você não sabe onde ele fica, o cuidado deve ser ainda maior. Procure informações e planeje uma rota para não comprometer a imagem que as pessoas terão do seu comprometimento e gestão de tempo.

4. Vá bem arrumado

Além de chegar na hora, estar vestido adequadamente é fundamental em uma entrevista de emprego. Roupas profissionais são aquelas que passam seriedade. Portanto, evite peças informais.

Também tenha cuidado com excessos. Vestir roupas muito coloridas ou usar acessórios grandes pode atrapalhar o profissionalismo do look. O mesmo vale para a atenção com excesso de perfume ou maquiagem.

Atualmente, é comum que algumas etapas de um processo seletivo aconteçam pelo meio digital. Se você for convidado para uma entrevista por vídeo, as dicas sobre estar bem arrumado também são válidas. Vista-se como se estivesse indo para uma conversa presencial.

5. Prepare-se para as perguntas frequentes

Quem já participou de várias entrevistas consegue perceber alguns padrões. Ainda que as perguntas e as dinâmicas não sejam sempre as mesmas, é possível observar questionamentos que são mais frequentes.

Considerando isso, uma boa dica é preparar uma lógica de raciocínio para responder a essas perguntas. A ideia não é que você apresente textos prontos e decorados, mas que já tenha pensado sobre isso e consiga se comunicar de forma mais eficiente.

Um exemplo comum é quando o entrevistador pede para que você resuma seu currículo ou destaque algumas experiências profissionais. Ter um esboço dessa resposta na sua cabeça economiza tempo e evita ficar paralisado pensando diante do recrutador.

Outros questionamentos frequentes dizem respeito a seus pontos positivos e aspectos que considera que precisa melhorar.

No estilo de entrevista por competência é comum que os candidatos tenham que citar situações reais para ilustrar alguma resposta. Também é interessante selecionar antecipadamente as histórias que você pode contar.

6. Controle o nervosismo

Ficar nervoso em momentos de avaliação é algo normal. Geralmente, os entrevistadores consideram esse aspecto e adotam uma postura que transmita calma e deixe os entrevistados mais à vontade.

Dessa forma, é possível contar com algum nível de compreensão deles em relação ao seu nervosismo. Entretanto, esse sentimento precisa ser controlado ou pode atrapalhar muito a sua capacidade de se apresentar bem.

Algo que pode auxiliar nisso é treinar sua oratória antes da entrevista. Fazer exercícios de respiração para relaxar o cérebro e o corpo também é útil. E, se alguma pergunta específica lhe deixar nervoso, procure se acalmar um pouco antes de respondê-la.

7. Cuide da linguagem corporal

Não são apenas as suas palavras que falam sobre você. Sua postura corporal também diz muito. Por isso, fique atento aos seus gestos. Demonstrar simpatia e confiança, sem exageros, é a melhor escolha.

Além da linguagem corporal, algo que pode contar a favor ou contra você em uma entrevista de emprego é a sua imagem na internet. Lembre-se de que uma busca rápida pelo seu nome dá acesso às suas redes sociais.

É bem comum que recrutadores façam uma análise delas antes da entrevista. Então, dê uma olhada nas suas publicações e mantenha uma boa reputação online.

8. Comunique-se bem

Por fim, o que vai fazer grande diferença no destaque que você consegue em uma entrevista é a sua habilidade de comunicação. A facilidade para argumentar e dar boas respostas, sem dúvida, chama atenção dos recrutadores.

Nesse contexto, é interessante não forçar uma personalidade diferente. Por exemplo, tentar falar de forma mais rebuscada, sem que isso faça parte do seu dia a dia, pode atrapalhar.

Adotar uma postura bem humorada é uma ótima opção, mas seja moderado. Um ar simpático, sem brincadeiras exageradas, oferece leveza e mantém o profissionalismo.

Nunca é demais lembrar que mentir no currículo ou na entrevista de emprego não é uma boa ideia. Também não se preocupe muito em tentar adivinhar o que o entrevistador quer ouvir.

Na verdade, mostrar seu perfil real é o melhor que você pode fazer para que ele tome uma boa decisão. Somada a uma boa preparação, a sinceridade pode ajudar você em uma entrevista de emprego e levá-lo a conquistar um novo trabalho!

Quer conquistar maiores realizações na sua vida profissional? Então leia 6 dicas de ouro para crescer na carreira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *