A vida profissional é uma questão muito importante para a maioria das pessoas. Ter uma carreira e trajetória profissional bem sucedida é algo bem visto socialmente. Por isso, somos preparamos desde crianças para alcançar o sucesso na vida profissional. 

Essa vida profissional dos sonhos tem algumas características básicas. O emprego deve oferecer um bom salário, boa estrutura para trabalhar, boa localização e entre outros requisitos. 

Todas essas informações foram retiradas de uma pesquisa realizada já há algum tempo, em 2017, pela empresa brasileira Love Mondays, que mostrou o que é mais importante na vida profissional de homens e mulheres. Entretanto, existem outros aspectos que homens e mulheres valorizam quando o assunto é ter uma vida profissional mais feliz

Neste artigo, você irá descobrir o que as mulheres e homens mais valorizam em suas vidas profissionais. As informações terão como base um outro estudo da Love Mondays, porém mais atual, feito em março de 2019. Acompanhe!

Pesquisa sobre vida profissional: o que você mais valoriza?

A pesquisa sobre vida profissional foi realizada pela Love Mondays, que possui mais de 1,9 milhão de avaliações de ambientes de trabalho e processos seletivos. Os dados foram apurados entre 1 e 9 de março de 2019 e o levantamento contou com mais de 17 mil participantes, sendo cerca de 10 mil homens e 7 mil mulheres. 

O levantamento foi realizado online, com o seguinte questionamento aos usuários: “o que você mais valoriza na vida profissional?” A partir das respostas, foram categorizados 7 elementos entre os mais citados. Esses itens vão desde superação de desafios e autodesenvolvimento até a conquista de influência e autoridade. 

A seguir, apresentaremos os dados recolhidos por esse levantamento e você entenderá um pouco mais sobre o que motiva os profissionais brasileiros e o que eles buscam em seus trabalhos.

O que homens e mulheres mais valorizam em sua vida profissional?

Inicialmente, podemos pensar  que homens e mulheres, por serem geralmente colocados como seres opostos e com características naturais antagônicas, são motivados por aspectos completamente diferentes. Mas não é bem isso que a pesquisa mostrou.

Os itens elencados na pesquisa foram os seguintes: “superar desafios e me desenvolver”, “trabalhar com um propósito maior”, “estabilidade no emprego”, “bom relacionamento com os colegas”, “um bom salário”, “ter influência e/ou autoridade” e “outro” (se tiver outro item que você valoriza na vida profissional). 

O resultado desta pesquisa demonstrou que o que mais motiva homens e mulheres em sua vida profissional é a possibilidade de superar desafios e de se desenvolver: 45,6% das mulheres e 40,3% dos homens colocaram esse aspecto em primeiro lugar. 

Em segundo lugar, ficou “trabalhar com um propósito maior” (17,1% das mulheres e 17,7% dos homens). Em seguida veio “estabilidade no emprego”, algo que, tradicionalmente, já faz parte das características de sucesso na vida profissional.

O quarto lugar apresentou divergências entre os dois sexos. Enquanto mulheres (9,5%) deram preferência a “bom relacionamento com os colegas”, os homens (13%) escolheram um “bom salário”. 

Os últimos lugares foram para as categorias “outro” (sendo escolhida por 2,3% das mulheres e 2,4% dos homens) e “ter influência e/ou autoridade”.

Desafios profissionais

Além dos aspectos que movem homens e mulheres no trabalho, a pesquisa também buscou investigar quais são os principais desafios em seus processos de crescimento profissional

Mais uma vez, os resultados entre homens e mulheres se mostraram bastante semelhantes. Em primeiro lugar, ambos relataram que o maior desafio é alcançar a estabilidade financeira. Esse item foi escolhido por 23,1% das mulheres e 21,2% dos homens. 

Em seguida, o maior desafio apresentado foi o item “achar um trabalho com o qual eu me identifique”, seguido de “manter-me motivada (o)”, “conseguir reconhecimento”, “conciliar vida pessoal e trabalho” e “manter-se atualizada (o)”. A categoria “outro” ficou em último lugar, escolhida por 8% das mulheres e 6,8% dos homens. 

Sobre a Love Mondays

A Love Mondays é uma plataforma lançada no Brasil em 2014, na qual profissionais avaliam as empresas onde trabalham. A empresa também está presente no México e na Argentina desde 2017 e faz parte do Glassdoor (site de empregos e recrutamento) desde 2016. 

Hoje, a plataforma conta com mais de 1,9 milhão de avaliações de ambientes de trabalho e processos seletivos. Com essa base de dados, a Love Mondays frequentemente lança pesquisas que buscam compreender várias faces do mercado profissional. 

E como posso me valorizar profissionalmente?

A autovalorização profissional é super importante para qualquer indivíduo. Ela está intimamente ligada a automotivação. Ou seja, quando você valoriza o seu trabalho, você ficará mais motivado e você será muito mais feliz na sua vida profissional.

A seguir, você confere 3 dicas sobre o que você deve fazer para valorizar o seu trabalho e conseguir ser um profissional mais respeitado no mercado. São estas:

1. Ter autoestima profissional 

A autoestima está diretamente relacionada ao nosso estado emocional, pois diz respeito a maneira que olhamos para nós mesmos, os nossos valores e a nossa maneira de atuar em qualquer área da vida. Além disso, a autoestima pode ser relacionada com a autoconfiança: uma característica que todo bom profissional precisa ter.

É primordial confiar na sua competência e no trabalho que realiza, tendo como alicerce uma boa formação e a segurança da sua capacidade. Logo, uma pessoa que não acredita em seu potencial profissional está limitada a sempre esperar que outras pessoas digam o quê, como e quando fazer as coisas. Portanto, ela se sentirá sempre inferior aos demais e não conseguirá alcançar suas metas profissionais. 

2. Esteja sempre preparado 

Tenha sempre em mente quais são os seus objetivos e metas profissionais. E, embora eles pareçam ainda um pouco distantes, esteja sempre preparado para quando a oportunidade aparecer. 

Faço os cursos necessários, se informe sobre a empresa ou o emprego que quer conquistar e prepare a sua mente para o seu futuro profissional. Mudando sua mentalidade fica bem mais fácil alcançar o sucesso na vida profissional. 

3. Elabore um plano de Carreira

Se você é um profissional que sabe muito bem aonde quer chegar, então consegue se valorizar e transmitir o seu valor para os demais. É muito importante, portanto, que você tenha um plano de carreira. Estabeleça objetivos, tenha um plano de ação, bem como compromisso e disciplina para cumprir tudo o que vier pela frente.

O plano de carreira pode ter propósitos diversos, como promoção de cargos, aumento de salário, um cargo com mais responsabilidade, transferência de empresa, aquisição de novos conhecimentos e habilidades, experiência no exterior, melhoria de vida, etc.

E então, gostou de conhecer os dados dessa pesquisa sobre vida profissional? Concorda com o resultado obtido por este levantamento? Deixe seu comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *