Ter duas carreiras pode parecer uma grande loucura. Afinal, somos levados a acreditar que temos que nos dedicar a uma única tarefa.
Entretanto, ninguém precisa se dedicar somente a uma atividade. Se você gosta e tem vontade de aprender e trabalhar com algo totalmente diferente, isso é extremamente possível. E pode, inclusive, ser muito benéfico.
Quer entender sobre o assunto? Então acompanhe o artigo e entenda por que todos deveriam ter pelo menos dois trabalhos!
Estabelecimento de prioridades
Você pode se dedicar somente a uma carreira e se tornar um excelente profissional nela, mas dedicar-se a outro trabalho em paralelo pode ser realizador. Isso porque as pessoas são curiosas e dificilmente gostam de fazer apenas uma coisa.
Muitos profissionais dedicam-se a sua especialidade e, com o tempo, descobrem que gostam de uma outra área e resolvem trabalhar com isso. Contudo, não é necessário largar uma atividade para dar atenção a outra.
Ter duas carreiras fará você nunca parar de aprender e lhe ensinará a estabelecer prioridades, otimizar o tempo e ser mais produtivo. Ainda, evitará que você fique no ócio.
Diversos profissionais se dedicam a duas profissões e conseguem fazer isso porque tiveram que aprender sobre produtividade. O tempo, para esses profissionais, é otimizado e utilizado da melhor maneira possível.
Quer saber como ser mais produtivo? Dê uma olhada nesses artigos:
- Melhore sua produtividade com a Técnica Pomodoro
- Como aumentar a produtividade diária: confira 14 dicas!
- 6 aplicativos que ajudam você a aumentar sua produtividade
- 8 dicas para aumentar a produtividade no seu local de trabalho
- 4 livros para ajudar na gestão do tempo e produtividade
- 5 erros de produtividade que você provavelmente está cometendo
- Gestão do tempo x produtividade: como melhorar sua performance no dia a dia?
Conhecimento nunca é demais
Ter dois trabalhos, como mencionado anteriormente, é sinônimo de nunca parar de aprender. Nenhum profissional apresentará desempenho adequado se parar de estudar e atualizar-se sobre tendências e assuntos relacionados ao que trabalha.
Dois trabalhos fará você ter aptidões multidisciplinares e o conhecimento de uma profissão poderá ajudar na outra ocupação. Aprender sobre diversos assuntos e habilidades lhe fará uma pessoa com conhecimento diferenciados que podem beneficiar muito sua vida pessoal e profissional.
Ainda, caso perca um emprego, será muito mais fácil encontrar outro tendo conhecimentos diversificados e habilidades plúrimas.
Aumento do círculo de amizades
Conhecer mais pessoas e aumentar o círculo de amizades é,provavelmente, um dos maiores benefícios quando se tem duas profissões. Além de poder conhecer pessoas incríveis e histórias diferentes, suas chances de conseguir fechar negócios e clientes podem aumentar, pois sua rede de contatos para networking será maior.
Assim, caso fique sem clientes em uma das profissões ou perca um dos empregos, seu círculo poderá lhe auxiliar.
Desenvolvimento de habilidades
Ter pelo menos duas carreiras ajuda no desenvolvimento de habilidades. De fato, trabalhos diferentes requerem habilidades diferentes e, quantos mais distintas forem as profissões, maiores serão as chances de múltiplos aprendizados.
Imagine um advogado que seja fotógrafo. Enquanto na primeira deve aprender habilidades de escrita, oratória e persuasão, na segunda deverá aprender como enquadrar imagens, noções de iluminação e edição de fotos, dentre outras.
Habilidades completamente distintas são interessantes e ajudam a exercitar a criatividade.
Além disso, uma profissão colabora com a outra. No exemplo dado, a profissão de advogado ajudará a fazer bons contratos de fotografia, falar bem com clientes e convencê-los de que será o melhor fotógrafo.
A fotografia ajudará a ver o mundo de maneiras diferentes, pois fotógrafos têm olhares mais atentos em relação ao que acontece em sua volta.
Mas como ter duas carreiras, na prática?
Ter pelo menos dois trabalhos pode ser cansativo para aqueles que não sabem otimizar seu tempo. Quem deseja investir em uma segunda fonte de renda deve entender que é impossível “abraçar o mundo” e que precisará fazer escolhas que podem ser difíceis.
Dizer não para si é fundamental, pois nem sempre conseguimos dar atenção a tudo o que nos interessa. Conversar com a família para explicar também é importante, pois poderá haver reclamações sobre a sua falta de tempo e atenção.
Por isso, planeje-se com antecedência. Se está em uma profissão atualmente e gosta do que faz, comece estudando nas horas vagas sobre a outra carreira em paralelo. Depois, dedique-se nesse segundo trabalho somente nos momentos que você não trabalha (ex: de noite ou no final de semana).
Com o tempo, evolua gradativamente a frequência até trabalhar com as duas ao mesmo tempo, sem que uma profissão prejudique a outra.
Encontre maneiras rápidas e eficazes de aprender e atualizar-se sobre as tendências e novidades de cada uma. E, claro, saiba que ter momentos de descanso é fundamental, pois sua saúde poderá se deteriorar (e isso é algo que não vale a pena sacrificar).
Além disso, trace um plano, crie metas e anote tudo o que deve ser aprendido ou feito primeiro.
O que levar em consideração antes de pensar em outras carreiras?
A primeira coisa que deve ser analisado é o seu perfil. Profissionais que não gostam de arriscar-se muito provavelmente não irão querer dedicar-se em paralelo a outro projeto.
Isso acontece porque a rotina dessa pessoa muda completamente. E, às vezes, é necessário sacrificar algumas coisas em relação ao emprego que já tem, como diminuir a carga horária ou fazer home office, por exemplo.
Depois, analise sua vida profissional. Você tem uma rotina intensa ou tem tempo de sobra? Se trabalha muito durante a semana, veja o que pode ser cortado ou delegado para que sobre tempo para dedicar-se ao aprendizado e prática da outra profissão.
Outro detalhe é entender o que você quer. Pergunte-se “por que quero ter esse trabalho e por que continuo no meu emprego atual?” Essas perguntas irão ajudar a entender os motivos pelo quais você sente necessidade de aprender algo novo e o que lhe motiva a ficar no emprego que tem.
Leve em consideração como você quer se ver daqui alguns anos e que tipo de desafios e aventuras gostaria de ter. Veja se as duas profissões realizam sua vida e o quão em sintonia estão com seus planos futuros.
Conclusão
Ter duas carreiras (ou mais) pode parecer difícil e cansativo, mas não é impossível. Há diversos profissionais que se dedicam a três ou até quatro profissões diferentes e que conseguem encontrar tempo para fazer tudo o que necessitam.
Contudo, isso somente é possível se estabelecemos prioridades, temos foco, organizamos bem o tempo e somos produtivos.
Ter pelo menos dois trabalhos traz muitos benefícios, como aumento do círculo social e networking, o aprendizado de novas habilidades, inovações além de abrir portas de mundos totalmente distintos.
Por isso, se você deseja ter uma segunda, terceira ou quem sabe, quarta profissão, analise seu perfil, otimize seu tempo, seja consistente e coloque tudo em prática com foco e determinação para ser feliz e realizado profissionalmente!
E você, pensa em dedicar-se a mais de uma profissão? Conte para a gente nos comentários e assine a Newsletter para continuar aprendendo!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!