Você já ouviu falar em preço dinâmico? Quem utiliza aplicativos de transporte, como o Uber, talvez já tenha percebido mudanças no valor da tarifa em horários de pico. Com a demanda maior, o consumidor pode ter que pagar mais caro.

O que muitas pessoas não sabem é que também existe preço dinâmico na internet — em lojas de varejo ou em sites de passagem aérea, por exemplo. Isso significa que o valor que você paga por um item pode mudar, dependendo de uma série de fatores.

Quer entender mais sobre isso? Trouxemos informações muito úteis para compreender essa dinâmica e se proteger contra aumentos. Confira!

O que é preço dinâmico?

O preço dinâmico é essa mudança no valor cobrado por um item ou serviço em determinado período. Nas lojas da internet, essa modificação geralmente acontece de forma automática de acordo com critérios cadastrados em programas de computador.

Os softwares permitem mapear determinadas características do consumidor e da concorrência com o objetivo de variar o preço das lojas ao longo das horas e dos dias. Alguns fatores analisados pelos programas são: promoções de sites concorrentes, disponibilidade do produto em estoque e informações sobre o perfil do cliente.

O que isso representa na pratica? Que um mesmo produto pesquisado na mesma loja pode estar mais barato ou mais caro dependendo do momento em que você está olhando ou de qual aparelho a pesquisa está sendo feita.

Não estamos falando de promoções ou descontos, mas na mudança do preço normal do produto. Pode acontecer, inclusive, de um consumidor verificar um valor, mas perceber que as condições de pagamento mudaram quando ele enviou o link do item para um amigo.

Por que os preços podem ficar diferentes?

Agora você já sabe o que é preço dinâmico e como ele pode ser controlado por algoritmos de softwares. Também é fácil entender como esses programas têm acesso a informações sobre o estoque da loja e os preços dos sites concorrentes.

Mas cabe pensar: como o programa consegue mapear o seu perfil de consumo? A explicação é simples: muito do que você faz na internet fica armazenado nos cookies do seu navegador. Assim, os sites são capazes de entender um pouco — ou muito — sobre sua vida a partir disso.

Esse fato também é o que explica, por exemplo, o aumento da publicidade sobre um produto logo que você realiza uma busca. Logo, quem procura rapidamente o preço de uma geladeira provavelmente passará os próximos dias recebendo propagandas desse eletrodoméstico na internet.

O sistema já era muito utilizado por sites de passagem. Quem faz compras nas companhias áreas online sabe que os valores variam bastante a cada vez que uma nova busca é realizada. Inclusive, uma das dicas para viajar com economia é pesquisar os preços em diferentes períodos.

Essa prática também está se tornando popular nas lojas de e-commerce. Em alguns momentos, isso pode lhe garantir economia. Já em outros, os valores se tornam maiores.

Essa é uma prática proibida?

Algumas pessoas podem estranhar essa estratégia e considerar algo abusivo. Entretanto, é importante saber que os órgãos de defesa do consumidor informam que a prática não é proibida.

Então, as empresas estão autorizadas a praticar suas políticas de preço dessa forma. Isso porque a variação do valor faz parte da liberdade econômica e não há proibição nesse sentido. Segundo o código de defesa do consumidor, a obrigação é apenas de mostrar o preço de forma clara no site.

Ainda assim, algumas lojas preferem se resguardar, informando nas suas páginas que os preços podem ser atualizados a qualquer momento. Dessa maneira, os consumidores estão avisados sobre a possibilidade de ter alterações. Apesar desse alerta não ser obrigatório, é um cuidado interessante com os clientes.

Como evitar o preço dinâmico na internet?

Conforme você viu, o preço dinâmico pode servir para baratear algum produto. Entretanto, muitas vezes ele é usado para aumentar o preço. Então, é importante aprender a identificar essas situações e evitar pagar mais caro. Veja nossas dicas!

Visite apenas sites confiáveis

A primeira orientação serve não apenas para se livrar do preço dinâmico na internet, mas também para ter segurança em qualquer compra feita online. É indispensável que você garanta estar em sites confiáveis.

Do contrário, pode não só pagar a mais por um item, como também acabar sofrendo golpes e até ter seu cartão de crédito fraudado. Por isso, prefira navegar em lojas renomadas e fique atento a sites falsos.

Faça logout em e-mails e sites

Se você estiver logado no seu e-mail ou em redes sociais, ficará mais fácil a loja ter acesso às suas informações. Logo, uma boa dica é sair dessas páginas quando for realizar a busca por algum produto.

Acessar sua conta na loja também oferece diversos dados que podem ser utilizados para modificar os preços. Então, quando desejar pesquisar valores de forma mais neutra, não faça login na sua conta.

Realize diversas pesquisas

O valor praticado por uma loja pode mudar de acordo com critérios bastante diversos, como o horário da busca e até mesmo o dispositivo utilizado. Isso acontece por causa do número IP, que identifica o aparelho. Por isso, vale a pena realizar pesquisas diferentes.

Experimente fazer as buscas pelo celular, depois pelo computador e até pedir para que um amigo ou familiar faça a mesma procura. Dessa forma, você consegue comparar os preços diferentes e escolher aquele que apresenta o melhor custo-benefício.

Use uma aba anônima na internet

Nossa última dica é bastante utilizada por quem faz muitas compras online. Utilizar uma aba anônima na internet faz com que uma parte das suas informações não possa ser acessada pelos sites.

Dessa maneira, a loja não terá como conferir o histórico de buscas que você realizou, por exemplo. Assim, são utilizados menos critérios para modificação dos preços e suas chances de para barato aumentam.

Depois de entender o que é o preço dinâmico na internet e como driblar as ciladas dele, você pode fazer compras mais seguras e econômicas. Seguindo nossas dicas, essa variação pode ser utilizada a seu favor!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *