Usar o cartão de crédito traz muitas vantagens, principalmente pela possibilidade de fazer compras pela internet sem sair de casa. Entretanto, também é preciso ter muito cuidado. Afinal, existem vários criminosos que lucram aplicando golpes.

Assim, é importante saber como evitar fraudes no cartão de crédito. E são muitas as armadilhas que podem levar você a ter problemas com seu cartão.

A maioria delas, no entanto, pode ser prevenida com alguns cuidados simples. Quer conhecê-los? Confira as dicas que trouxemos neste post!

1. Certifique-se das medidas de segurança

Todos os bancos adotam algumas medidas para oferecer mais segurança para os consumidores. Além da senha que você usa para aprovar as compras no cartão de crédito, há diversas ações que visam prevenir fraudes.

Uma medida muito comum atualmente é a confirmação das compras por meio de notificações no aplicativo ou mensagens no celular. Com isso, você recebe um aviso sempre que o seu cartão for utilizado.

É interessante verificar se o seu banco oferece essa condição. Além disso, conheça outras facilidades que ele promove. E não se esqueça de manter suas informações sempre atualizadas, para receber todo o suporte da instituição.

2. Esteja atento ao usar o cartão

Alguns golpistas aproveitam um momento de desatenção seu para anotar informações do cartão de crédito. Por isso, tome alguns cuidados ao utilizá-lo em caixas automáticos e em lojas.

Em um caixa eletrônico, fique atento a qualquer dificuldade na máquina. Se ela estiver com aspecto diferente ou você sentir resistência ao colocar o cartão nela, procure outro caixa. Se acontecer de o cartão ficar preso, não saia de perto e ligue para o número indicado no aparelho.

Tenha cuidado também ao notar a presença de algumas pessoas muito interessadas em olhar o que você está fazendo. Além disso, evite ao máximo conversar com desconhecidos e mesmo falar com quem está lhe acompanhando. Criminosos podem estar por perto buscando ouvir algo relevante.

3. Acompanhe o extrato da fatura

Uma das maneiras mais eficientes de evitar fraudes no cartão de crédito é acompanhar sua fatura. Rapidamente, você vai poder perceber alguma utilização indevida. Dessa forma, fica mais fácil resolver o problema o quanto antes.

Há alguns anos, os clientes tinham acesso à fatura apenas quando o boleto chegava à residência. Entretanto, hoje em dia, é fácil conferir o valor em aplicativos ou no site do banco. Também existe a opção de ligar para se informar.

Tudo isso torna mais fácil o acompanhamento constante. Logo, você se certifica de ser o único fazendo uso do seu cartão. Caso aconteça alguma movimentação estranha, é possível entrar em contato com o banco antes que o problema se torne maior.

Outra atitude de prevenção é guardar todos os comprovantes que você tiver. Recibos de compras, extratos bancários, comprovantes de transferência… Esses documentos serão úteis se for preciso comprovar uma fraude no banco.

4. Tenha cuidado com e-mails

Muitos golpistas encontram suas vítimas por e-mail. Não é à toa que os bancos sempre reforçam que não vão pedir dados dos clientes dessa forma. Em geral, eles utilizam o próprio aplicativo da instituição ou o encontro pessoal na agência.

Logo, essa é nossa primeira dica relacionada a e-mail: nunca envie sua senha ou seus dados pessoais dele. Caso recebe uma solicitação dessas, fique de olho no endereço eletrônico. Normalmente, dá para perceber que o e-mail não é oficial do banco.

Se ficar na dúvida, tenha a iniciativa de ligar para sua agência ou ir até lá para perguntar se aqueles dados estão sendo realmente solicitados.

5. Aumente a atenção na internet

A internet é um dos meios preferidos por criminosos para aplicar seus golpes. Portanto, é essencial prestar atenção nela se você quer evitar fraudes no cartão de crédito.

Mas isso não significa que não seja seguro fazer suas compras online. Utilizar a internet é algo prático e vantajoso – é preciso, apenas, seguir algumas dicas de segurança. Para começar, evite deixar o número do seu cartão salvo nos sites.

Por mais que facilite compras futuras, essa opção pode facilitar também a aplicação de golpes. Então, o melhor é digitar novamente os dados quando for pedido.

Outro cuidado essencial é manter o antivírus do seu computador atualizado e sempre se certificar de que está comprando em sites confiáveis. Ao utilizar o internet banking, lembre-se de observar o endereço e verificar se está, de fato, no site oficial do banco.

6. Não compartilhe seus dados

Se você passa suas informações bancárias para outras pessoas fica difícil identificar de onde vem uma tentativa de fraude. Afinal, algumas vezes até mesmo familiares ou conhecidos podem ter acesso ao seu cartão para realizar compras sem sua autorização.

Por isso, o ideal é proteger seus dados e não compartilhá-los com ninguém. Lembre-se de que compras online podem ser realizadas mesmo sem a senha do cartão. Basta que a pessoa tenha algumas informações pessoais e o número impresso nele.

Para evitar fraudes no cartão de crédito, nunca passe os números ou tire fotos dele para enviar para alguém. Evite, ainda, anotar suas senhas ou código de segurança em agendas, computadores ou notas no celular.

7. Prepare-se para viagens

Existem cuidados que aumentam a sua segurança ao viajar. Como diversos golpes acontecem em Estados diferentes da sua moradia, alguns bancos oferecem o serviço de aviso viagem – para que você informe quando está fora de sua residência.

Assim, a instituição sabe que você está viajando e provavelmente fará gastos diferentes do seu padrão. Quando o aviso viagem não está ativado, o banco entende que compras feitas em outra cidade são indicativos de fraude. Percebe como isso ajuda a ficar mais tranquilo?

8. Cancele seu cartão sempre que desconfiar

Se você desconfia que alguém teve acesso às suas informações bancárias, entre em contato com o banco imediatamente. É o caso de quem perde o cartão, clica em links inseguros, responde a e-mails solicitando dados, etc.

Ainda que você tenha caído em uma tentativa de golpe, pode evitar problemas maiores se conseguir falar com um atendente para cancelar seu serviço e pedir um novo cartão. Muitas fraudes podem ser evitadas com esse cuidado.

Ficar atento e seguir nossas dicas são as melhores estratégias para evitar fraudes no cartão de crédito. Se você for vítima de uma, tome a iniciativa para resolver a situação logo, pois normalmente há um prazo máximo para contestar compras indevidas no seu banco. Essas orientações também valem para gastos realizados no débito!

Gostou do artigo de hoje? Então que tal saber como fazer compras seguras na internet? Confira nosso post sobre isso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Leo    

    Alguns cartões oferecem a possibilidade de criação de um cartão virtual. Eu creio diversos cartões virtuais com limites de crédito bem baixo quando quero fazer uma compra em algum site. Os cartões virtuais vieram como uma excelente novação de segurança. Uma outra boa dica é usar o pagamento por aproximação de celular. Assim as compras feitas em lojas físicas ficam impossibilitados de sofrer clonagem de cartão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *