Para quem ama viajar, a busca por passagens aéreas mais baratas se torna rotina. Afinal, de que adianta fazer a viagem dos seus sonhos se você vai passar aquele aperto no fim do mês, não é mesmo?

É necessário muito planejamento para que você não fique no prejuízo. Portanto, economizar ao máximo, antes, durante e depois da viagem é uma boa maneira de você se divertir sem precisar ficar totalmente preocupado com o seu dinheiro.

Você gostaria de viajar por toda a Europa, por exemplo, gastando pouco dinheiro? Para ajudar os clientes nessa questão, as companhias aéreas fazem promoções de voos com grandes descontos. Alguns, inclusive, saem pela metade do valor.

Você pode, inclusive comprar uma passagem aérea mais barata através das companhias aéreas de baixo custo, também chamadas de companhias low cost ou companhias no-frill

Neste artigo, você irá entender, com mais embasamento, o que são estas companhias low cost. Também lhe daremos 5 dicas para você economizar o seu dinheiro com elas. Acompanhe tudo e não deixe de poupar o seu dinheiro, viu?!

O que são as companhias aéreas de baixo custo?

As companhias aéreas de baixo custo são organizações que disponibilizam passagens em um valor muito mais acessível, quando comparadas às companhias aéreas regulares. Normalmente, os voos são operados nas rotas mais populares e de maior concentração de pessoas.

O termo low cost, em português, significa baixo custo. Ele foi criado há 30 anos nos Estados Unidos, local onde teve início este tipo de desconto nas passagens aéreas.

É uma pena, mas essa grande ideia ainda não se popularizou no nosso país. Porém, já se tornou comum em países da Europa.  Até julho de 2018 nenhuma das companhias estrangeiras de baixo custo podia operar voos internacionais no Brasil. Mas isso mudou. Agora, em 2019, existem quatro companhias aéreas de baixo custo operando no Brasil: Sky Airline, Avianca Argentina, Flybondi e Norwegian Air.

Sabemos que, atualmente, a grana está curta, então estamos aqui para ajudar você a economizar com inteligência. Porém, como em todos as áreas da vida, existem vantagens e desvantagens ao viajar utilizando as companhias no-frill. Veja quais são e descubra elas valem realmente a pena.

Vale a pena escolher as companhias low cost?

O mais importante de tudo é você analisar todos os prós e contras antes de viajar através destas companhias aéreas onde as passagens são mais baratas. Será que isso realmente faz sentido? Ao final, tire suas próprias conclusões!

Vantagens

  • Passagens aéreas bem mais baratas;
  • Os procedimentos para conseguir as passagens não são tão burocráticos;
  • Praticidade na hora da compra;
  • O serviço é super pontual;
  • Se você é daqueles que viajam com pouca bagagem, o serviço se torna excelente.

Desvantagens

  • Existem muitas coisas que você terá que pagar como extra, como a escolha do assento, despacho da bagagem, check-in no balcão, etc.;
  • Não há outros serviços incluídos, como refeições, por exemplo;
  • A distância dos aeroportos operados pelas companhias é grande;
  • Algumas companhias não deixam você fazer o check-in previamente e cobram multas caso você não consiga realizar a operação no tempo que foi determinado;

As melhores dicas para você economizar dinheiro viajando com as companhias aéreas de baixo custo

Confira a seguir algumas das melhores dicas para você economizar dinheiro viajando com as companhias aéreas de baixo custo:

1- Faça um planejamento

Como para tudo nessa vida, é necessário se planejar. Para viajar em uma companhia low cost, isso é preciso mais ainda.

Os preços das passagens aéreas são bem baixos. Logo, a procura sempre é enorme e pode ocorrer de você perder a sua viagem se não for rápido.

O ideal, nesse caso, é comprar as passagens com muita antecedência. Se pensar em viajar para o continente europeu, compre as suas passagens com, no mínimo, 3 meses de antecedência.

Caso você queira viajar em alta temporada, é melhor tomar mais cuidado ainda: compre com 5 meses de antecedência. Tendo feito tudo dessa maneira, você terá a sua passagem nas suas mãos gastando bem pouco.

2- O check-in deve ser feito online

Essa dica é muito importante: nunca faça o check-in no balcão! Assim, você não será surpreendido com alguma taxa alta no último minuto.

Como estes voos reduzem todos os custos, os serviços que se fazem presentes antes, durante e depois da viagem, não estarão dentro do valor mais baixo que pagou pela passagem. Por isso, é primordial também imprimir o cartão de embarque, para não ocorrer nenhum contratempo.

3- Não chegue atrasado

Sempre chegue antes do horário do seu voo, de preferência uma hora antes do embarque. Não é melhor ficar esperando do que perder o voo?

Também fique atento e veja sempre o painel de voos. Às vezes, os portões de embarque mudam de última hora. Ao viajar pelas companhias aéreas de baixo custo, não será tolerado nenhum atraso.

4 – Tenha cautela quanto às taxas extras no ato da compra

Geralmente, as companhias no-frill pedem uma taxa extra por itens que, em voos comuns, já estariam incluídos. Alguns exemplos são: taxa para despachar a mala, para ter direito à prioridade ou uma poltrona maior ou para reservar um assento.

Algumas companhias também cobram uma taxa extra se você comprar a passagem utilizando cartão de crédito ou débito. O valor das taxas, nesse caso, dependerá da bandeira do seu cartão. Outras pedem valores adicionais à compra, como taxa de embarque e impostos locais.

Portanto, tome cuidado. As passagens podem ser baratas, mas sempre é bom fazer as contas para ver se realmente você irá economizar, mesmo pagando as possíveis taxas.

5- Verifique os aeroportos de destino e saída

As companhias low cost tomam algumas medidas para tornar seus voos menos custosos, como a não utilização dos aeroportos principais de uma determinada cidade. Assim, saiba corretamente de onde o seu voo irá sair ao comprar a passagem.

Para você identificar se a viagem valerá a pena e será menos custosa, some o valor do deslocamento ao preço final. Com isso, você poderá observar se o preço pode sair mais caro do que a passagem de baixo custo (o que ocorre algumas vezes).

Agora que você entendeu o que são estas companhias aéreas de baixo custo e como utilizá-las no dia a dia ficará muito mais fácil fazer bons negócios, economizar e não sair no prejuízo!

Se você quiser aprender a poupar dinheiro viajando com milhas e economizar nas suas viagens, leia este artigo e economize o seu dinheiro mais ainda!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *