George Soros é uma das personalidades mais conhecidas do mundo. Muitos conhecem suas ideias — algumas bastantes polêmicas — e sua atuação como filantropo.

Contudo, o papel de mais destaque de George Soros é como investidor. Afinal, o bilionário é considerado um dos maiores investidores do mundo. Sua estratégia de investimentos, inclusive, é bastante peculiar, e vale a pena conhecê-la.

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura do artigo para descobrir quem é George Soros e o que ele fez para se tornar um grande investidor!

Confira!

Quem é George Soros?

Não se pode negar que George Soros é uma figura polêmica. Inclusive, seu nome aparece em diversas teorias conspiratórias.

Apesar disso, ele é um investidor extremamente experiente. Ainda, é filantropo e criador de um dos maiores fundos da atualidade. Conheça um pouco sobre sua história a seguir!

Da infância à formação na faculdade

Gyöegy Schwarts, posteriormente nomeado George Soros, nasceu em 1930 em Budapeste, capital da Hungria. Nesse período entre guerras, o nome de sua família teve que ser alterado por causa da perseguição nazista no país. Ele era de origem judia e a mudança foi feita para proteção.

Com 17 anos de idade, ele se mudou para a Inglaterra. Lá, conseguiu ingressar na London School of Economics. Nessa instituição, concluiu sua graduação e seu mestrado em Filosofia.

Enquanto estudava, trabalhou em diversos postos distintos, desde garçom de boate até carregador de malas em uma estação ferroviária.

Início da carreira como investidor

Depois de formado, Soros se mudou para os Estados Unidos. Foi nesse país que ele começou sua carreira no mundo dos investimentos.

George Soros conseguiu trabalhar em bancos mercantis. E somente um pouco mais adiante sua carreira na bolsa de valores teve início. Em 1969, ele entrou para a área de fundos de cobertura, criando o Double Eagle.

Em pouco tempo, o Double Eagle ficou conhecido como Soros Fund Management, o qual foi renomeado posteriormente para Quantum Group Funds. Este último surgiu no mercado com apenas 12 milhões de dólares investidos sob sua gestão.

O Quantum cresceu rapidamente, principalmente pelo perfil agressivo de Soros nos investimentos. Ele apostava na variação das taxas de câmbio e em investimentos de curto prazo para rentabilizá-lo. Em 2011, o fundo já administrava mais de 25 bilhões de dólares em ativos.

Atualmente, estima-se que a fortuna do fundador da Quantum Group Funds seja de 8.6 bilhões de dólares, de acordo com dados de setembro de 2020 da Forbes. Por isso, ele é considerado um dos homens mais ricos do mundo.

Qual a estratégia de investimentos de George Soros?

O polêmico investidor se tornou uma das personalidades mais importantes do mercado financeiro. Mas, o que ele fez para se tornar o que é atualmente?

Soros construiu sua fortuna colocando em prática duas características bastante presentes no seu dia a dia: ousadia e estratégia. Graças ao seu perfil arrojado, assumia riscos na gestão de investimentos.

Ele se tornou conhecido no mercado financeiro como o homem que “quebrou” o Banco da Inglaterra. Isso porque, em 1992, Soros ganhou mais de 1 bilhão de dólares em uma única operação, especulando em relação à desvalorização da libra esterlina.

Como um investidor de risco, ele também já perdeu bastante. Em 1994, apostou na queda do iene japonês e errou, o que lhe ocasionou a perda de 400 milhões de dólares.

Apesar de suas estratégias serem conhecidas mundialmente, não é difícil encontrar quem critique sua postura enquanto investidor.

No entanto, o que o tornou uma figura admirada foi sua capacidade de reajustar suas estratégias sem perder a agressividade e confiança em seu conhecimento — mesmo em momentos de perda.

O que George Soros faz atualmente?

Apesar de ser um investidor agressivo e bem sucedido — e um dos homens mais ricos do mundo, Soros é lembrado também por seus trabalhos relacionados à filantropia.

Desde os anos 1990, ele dedica a maior parte de seu tempo e utiliza boa parte de sua fortuna na Open Society Foundation, sua organização social. Em 2017, George já havia doado mais de 32 bilhões de dólares.

Além disso, ele é um grande crítico de figuras políticas e já financiou diversos projetos. Por isso, não é incomum acompanhar, até mesmo nos dias atuais, o nome de George Soros envolvido em polêmicas relacionadas à política e economia.

Como investidor, Soros segue ligado ao seu fundo de investimento, o Soros Fund Management. Em 2021, o fundo foi autorizado a negociar bitcoin e realizar operações com criptomoedas.

Quais as obras de George Soros?

George Soros escreveu diversos livros dos mais diferentes temas. Muitos deles são relacionados a assuntos polêmicos e críticas sociais. Dentre esses, o mais conhecido é provavelmente “A crise do Capitalismo”, escrito em 1998.

No entanto, ele também escreveu obras que podem ser interessantes para todos que desejam investir. Dentre elas, podem ser citadas:

  • A alquimia das finanças;
  • O Novo Paradigma dos Mercados Financeiros: a Crise Financeira de 2008 e o seu Significado

Outras obras sobre o investidor

Além das obras escritas por ele, é possível conhecer mais sobre o investidor em livros de outros autores.  Confira abaixo alguns deles:

  • Soros: o investidor mais influente do mundo, de Robert Slater;
  • Os grandes investidores, de Glen Arnold;
  • George Soros, de Peter Parish;
  • Os segredos de George Soros e Warren Buffett, de Mark Tier.

Como você viu neste post, George Soros é um investidor de sucesso, mas bastante controverso. Apesar disso, para quem se interessa em conhecer os principais nomes do mercado financeiro mundial, vale a pena saber mais sobre ele.

E você, já conhecia George Soros? Aproveite e aprenda mais sobre outros nomes importantes para investidores! Conheça agora a história de Benjamin Graham e entenda sua relevância para o mercado financeiro!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *