Steven Cohen é um estadunidense que se tornou um bilionário famoso ao constituir sua fortuna com investimentos na bolsa de valores. Se você está em busca de uma personalidade para servir de inspiração em sua jornada como investidor, precisa conhecer a trajetória dele.

Cohen é fundador do hedge fund americano SAC Capital, sendo conhecido por ser perspicaz para identificar boas oportunidades. Além de ser um dos melhores investidores do mundo, ele é também colecionador de arte.

Quer saber mais? Neste artigo, você conhecerá a história de Steven Cohen, verá como ele fez fortuna na bolsa de valores e quais são seus investimentos atuais.

Acompanhe!

A história de Steven Cohen

Nascido em Greenwich, Connecticut, Steven Cohen — que é também chamado de Steve — foi um jovem que gostava de jogar poker. Segundo ele, essa experiência ajudou nos investimentos, pois o ensinou a correr riscos.

Cohen se formou em Economia pela Universidade da Pensilvânia e, tão logo concluiu a graduação, começou a trabalhar no banco de investimento Gruntal&Co. Logo no primeiro dia de trabalho, seu desempenho rendeu um lucro de 8 mil dólares para a empresa.

Relação com a SAC Capital

Seu sucesso e ascensão foram rápidos e surpreendentes. Em 1984, Cohen decidiu que era hora de abrir o próprio negócio e começou a juntar dinheiro para isso. Em 1992, ele fundou o SAC Capital Advisors.

A empresa surgiu como um destaque de investimento do tipo hedge da bolsa de valores. Ela tinha capital próprio de 10 milhões de dólares e conseguiu mais 10 milhões de capital externo para iniciar o negócio.

O grupo foi responsável por administrar bilhões em ações, o que colaborou para a fortuna de Steve. O fundo fazia sucesso e encontrava bons rendimentos a partir de operações rápidas, com decisões de altos riscos, mas também de altos ganhos.

Apesar do conhecido carisma do investidor e do sucesso do SAC Capital, em 2012 a empresa ganhou holofotes negativos. Dessa vez pela acusação de um esquema de fraude com compra e venda privilegiada de ações.

Cohen foi apontado como mentor intelectual do esquema, mas nada ficou comprovado. Ainda assim, para minimizar os impactos na imagem, o fundo assumiu a responsabilidade e pagou uma multa de 1,8 bilhão de dólares. Além disso, Steve se comprometeu a ficar 2 anos sem administrar dinheiro externo.

Novo negócio

Na tentativa de recuperar o prestígio do nome, em 2018 Steve Cohen fundou o Point 72 Asset Management. Com toda sua expertise em investimentos de hedge, o fundo foi responsável pela gestão de cerca de 12 bilhões de dólares.

Construção da fortuna

Com um patrimônio de 14 bilhões de dólares, Steve Cohen é considerado uma das pessoas mais ricas do mundo. Ele está em 119ª posição na lista da Forbes de 2021. Sua fortuna acumulada se deve, especialmente, aos investimentos na bolsa de valores.

Durante o tempo de existência, o SAC Capital gerou um retorno médio anual de 30% aos clientes, o que fez com que Cohen tivesse também muitos ganhos financeiros. Parte desse montante foi investido em investimentos alternativos — como as obras de arte.

O investidor possui um acervo pessoal de 1 bilhão de dólares em obras de artistas renomados. Por exemplo, Lucio Fontana, Alberto Giacometti, Willem de Kooning, Jeff Koons, Edvard Munch, Pablo Picasso e Andy Warhol.

Além disso, Cohen parece estar sempre um passo à frente do mercado e tem facilidade de identificar oportunidades onde a maioria ainda não focou a atenção. Assim, ele tem se destacado nas decisões de investimentos.

Foi assim em 2007, quando assumiu uma posição de 76 milhões de dólares na Equinix. Um mês depois as ações cresceram 32%. Já em 2009 e 2010, assumindo posições longas na Whole Foods, os preços das ações dispararam com suas mudanças estratégicas.

Em 2012, Cohen também lucrou ao investir 26,7 bilhões de reais na Ardea Biosciences — que, em seguida, foi comprada pela AstraZeneca.

Estratégias de investimento

Seus principais investimentos são focados em ações, renda fixa e técnicas quantitativas globais. A estratégia predominante de Steve é realizar transações frequentes e rápidas. Ou seja, de compra e venda de ações, em grande volume, no formato day trade.

Essas operações têm maiores riscos de perdas, mas também com boas perspectivas de lucratividade. Além disso, sua tomada de decisão utiliza dados de diversas fontes, em especial à análise técnica — em combinação com a análise fundamentalista em determinados cenários.

Decisões de investimento atuais

Você já conheceu informações importantes acerca desse megainvestidor norte-americano. Mas, você sabe como Steven Cohen investe atualmente?

Em seu portfólio de investimentos estão, além das diversas ações que opera diariamente, imóveis de luxo, obras de arte, criptomoedas e até mesmo um time de beisebol.

Saiba mais!

Criptomoedas

Em 2018, ele começou a investir em criptomoedas ao fazer aportes no fundo de cobertura de criptomoedas Autonomous Partners. O investimento se deu através de sua empresa de private equity: Cohen Private Ventures.

Ações

As cinco melhores posições na carteira de investimentos da 72 Asset Management, fundo pertencente a Steven Cohen, em 2021, eram:

  • com Inc.
  • SPDR S & P 500 ETF
  • Alphabet Inc.
  • Zoetis Inc.
  • Lululemon Athletica Inc.

New York Mets

Em 2020, o investidor formalizou a compra do time de beisebol e se tornou o dono de 95% da equipe em uma transação de 2,47 bilhões de dólares.

Imóveis

Steve Cohen também concentra parte da sua fortuna em imóveis. Ele vive em uma mansão avaliada em cerca de 15 milhões de dólares. Além disso, atua vendendo e comprando propriedades, sendo uma das últimas transações a venda de uma cobertura por 45 milhões de dólares.

Como você viu, mesmo depois do escândalo que envolveu o SAC Capital, Steve Cohen continua sendo considerado uma lenda no mundo dos investimentos. Em especial, quando o assunto é hedge.

Assim, seu nome ecoa como um dos mais bem-sucedidos e visionários investidores do planeta. E vale a pena conhecer sua história.

Gostou do post? Que tal aproveitar que estamos falando sobre os riscos e oportunidades de investimentos para saber mais sobre as criptomoedas?

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *