Você sabia que somente oito ações da bolsa brasileira tiveram rentabilidade superior à do CDI nos últimos três anos? Pode ser difícil acreditar, mas é a mais pura verdade.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa Economatica – provedora de informações financeiras, realizado no final do primeiro semestre deste ano, das 154 ações com volume financeiro médio superior a R$ 1 milhão em 2017 na B3 (antiga BM&FBovespa), apenas oito delas apresentaram rentabilidade acima do CDI até 28 de junho deste ano, assim como ocorreu em 2016 e 2015.

Saiba mais sobre essa batalha entre Renda fixa x Renda variável no post de hoje.

Renda fixa x Renda variável

A pesquisa realizada pela Economatica mostra que, no acumulado entre 31 de dezembro de 2014 e 28 de junho de 2017, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) teve valorização de 36.28%, enquanto o índice Ibovespa rentabilizou apenas 24,02% no mesmo período – um avanço cerca de 33,79% menor que o do CDI. Entre as 154 ações monitoradas pela empresa, apenas oito ofereceram aos acionistas rendimento maior que o CDI.

As melhores ações

Entre as oito ações que renderam mais que o CDI no período estão as ações da Magnesita S.A ON – no topo da lista, que apresentou valorização 646,69% superior ao CDI – um ganho excepcional em comparação aos demais papeis da bolsa.

No “top 5” entre os papéis mais rentáveis aos investidores na B3 estão a RaiaDrogasil ON – em segundo lugar, que rendeu 513,85% a mais que o CDI no período, a própria BMF&Bovespa ON – na terceira posição, que ofereceu um prêmio 326,37% acima do CDI aos acionistas, e as Lojas Renner – em quarto lugar, que rentabilizou 279,95% a mais que o CDI no período.

Os papéis das empresas MRV e Sabesp também apresentaram resultados bastante positivos nos últimos anos e superaram o CDI em 258,80% e 254,23%, respectivamente, no período definido pela pesquisa.

A Ultrapar ON também se destacou entre dezembro de 2014 e junho de 2017, oferecendo um prêmio de 156% sobre o CDI aos seus acionistas, assim como a gigante Hypermarcas, que rendeu 249,77% do Certificado de Depósito Interbancário, de acordo com a Economatica.

Ibovespa x CDI

A disputa entre CDI e Ibovespa também traz desvantagens ao principal índice da bolsa brasileira. No ano de 2015 e no primeiro semestre de 2017 até 28 de junho, o Ibovespa não conseguiu superar o CDI.

O resultado foi positivo para o índice da B3 somente em 2016, quando a rentabilidade média do Ibovespa superou a do CDI, garantindo rentabilidade de 38,94% no ano, ante 14% do CDI. De 1º de janeiro a 28 de junho de 2017, a rentabilidade média do Ibovespa mantinha-se em 66,21% do CDI, que garantiu retorno de 5,56% no primeiro semestre deste ano.

Confira a tabela completa da Economatica, que mostra a rentabilidade da renda fixa x renda variável:

Tabela economatica rendimento acoes

E você, prefere investir em renda fixa ou em renda variável? Deixe seu comentário aqui no post!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Cristiane    

    Interessante! seria possível encontrar essa estatística para prazos maiores tipo 5, 10, 15 ou 20 anos.. ?! Se tiver, sugiro um novo artigo! obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *