Com uma compreensão cada vez maior da importância de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, as empresas investem em estratégias para melhorar a experiência de seus colaboradores. O selo GPTW serve como um reconhecimento dessas iniciativas, trazendo diferentes benefícios — você conhece?
Essa certificação é resultado de uma análise que considera critérios como a percepção dos funcionários sobre a empresa. Assim, o selo GPTW ajuda a identificar as companhias que oferecem condições de trabalho voltadas à atração e retenção de talentos.
Continue lendo para saber tudo sobre o selo GPTW e aprenda a obter essa certificação para a sua empresa!
O que é o selo GPTW?
Criado nos anos 1980, pelo jornalista Robert Levering, o selo GPTW (Great Place to Work) é uma certificação que reconhece empresas como excelentes locais de trabalho. Essa avaliação é feita com base na experiência de seus colaboradores para identificar boas práticas de gestão de pessoas.
Empresas que buscam a certificação precisam passar por um processo que inclui a aplicação de uma pesquisa que avalia diferentes aspectos do ambiente de trabalho. O enfoque está na percepção dos funcionários sobre benefícios, clima organizacional, autonomia, remuneração, entre outros.
No Brasil, o GPTW divulga anualmente mais de 40 rankings que reconhecem as melhores empresas para trabalhar. As listas podem ser nacionais, regionais, voltadas para setores específicos — como tecnologia e saúde — ou com foco em temas como a inclusão de mulheres.
Vale saber que a consultoria Great Place to Work está presente em mais de 90 países e realiza a análise de mais de 10 mil empresas todos os anos. O alcance global inclui mais de 10 milhões de trabalhadores.
Apesar disso, há discussões sobre a relevância do selo. Um dos motivos é que algumas das companhias certificadas foram envolvidas em situações adversas, como escândalos corporativos. De toda forma, a metodologia empregada pode ser útil para promover um ambiente de trabalho saudável.
Quais os benefícios da certificação Great Place to Work?
A certificação GPTW pode oferecer vantagens estratégicas para as empresas, impactando tanto a gestão interna quanto a percepção externa da companhia.
Conheça as principais vantagens de obter o selo GPTW!
Fortalecimento do ambiente interno
A certificação promove um ciclo de melhoria contínua em que os colaboradores se sentem ouvidos e valorizados. Além disso, a relação de confiança entre líderes e equipes é reforçada, contribuindo para uma gestão mais transparente.
Atração de profissionais qualificados
Empresas com o selo GPTW costumam se destacar como empregadoras preferidas por talentos do mercado. Essa percepção positiva também aumenta a taxa de aceitação de ofertas de emprego, contribuindo para reduzir o custo e o tempo de contratação.
Impulso à reputação da empresa
Ter o selo GPTW sinaliza uma gestão ética e uma postura focada no capital humano. Esses aspectos tendem a atrair stakeholders como clientes, investidores e parceiros comerciais.
Redução da rotatividade e absenteísmo
O engajamento elevado em empresas certificadas impacta diretamente a retenção de talentos, resultando em menor rotatividade. Ao mesmo tempo, a satisfação no ambiente de trabalho está relacionada a índices mais baixos de absenteísmo.
Como conquistar um selo GPTW para a empresa?
Tendo em vista a relevância de um selo GPTW, vale a pena entender como obtê-lo para a sua empresa.
Descubra quais são os requisitos necessários para conquistar a certificação Great Place to Work!
Defina e alinhe os valores organizacionais
A base para um ambiente de trabalho positivo requer a definição objetiva de valores que guiarão todas as ações da empresa. Eles precisam ser comunicados de forma transparente para que todos os profissionais compreendam como devem se comportar e interagir.
Além disso, é essencial que as lideranças atuem como modelo de aplicação desses valores na rotina. Assim, os colaboradores poderão se sentir mais motivados e engajados.
Invista na experiência das pessoas
Para melhorar a experiência dos colaboradores, monitore continuamente o ambiente de trabalho. Você pode usar ferramentas como pesquisas de clima organizacional e feedbacks regulares, que permitem fazer ajustes nas práticas da empresa.
Ainda, a criação de uma cultura inclusiva, que respeite e valorize as diferenças entre os colaboradores, fortalece a sensação de pertencimento e engajamento. Também é válido oferecer oportunidades de desenvolvimento contínuo, como treinamentos e capacitações.
Desenvolva as lideranças
O desenvolvimento das lideranças deve ser focado em treinamentos que abordem tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, como empatia e comunicação. A capacitação contribui para que os líderes se conectem melhor com suas equipes.
A gestão deve compreender os diferentes estágios de conhecimento dos líderes de equipe e adaptar suas estratégias de capacitação para cada nível hierárquico. Dessa forma, os profissionais contarão com o suporte adequado para evoluir em suas funções.
Fortaleça uma cultura de confiança
Uma cultura de confiança se constrói promovendo um ambiente seguro, no qual os colaboradores podem expressar suas ideias e preocupações sem receio de retaliações. Nesse sentido, a transparência da liderança é essencial para manter a credibilidade da gestão.
Por exemplo, reconhecer publicamente as contribuições dos colaboradores fortalece a sensação de valorização e pertencimento. Isso contribui para a criação de um ciclo positivo de confiança entre a equipe e os gestores.
Melhore a comunicação organizacional
A comunicação organizacional deve utilizar canais que permitam o fluxo bidirecional de informações. Ela é importante porque ajuda a garantir que as mensagens da liderança sejam compreendidas e que as ideias dos colaboradores sejam ouvidas.
Ao estabelecer uma cultura de feedback, em que a troca de opiniões é incentivada e vista como uma oportunidade de crescimento, é possível alinhar expectativas e melhorar o desempenho coletivo.
Dê início ao processo de certificação
Depois de fazer as mudanças estruturais necessárias, é preciso dar um passo prático para obter o selo GPTW, que é fazer a inscrição da empresa na Jornada de Certificação. Em seguida, a gestão deve aplicar a pesquisa Trust Index entre os colaboradores.
A empresa precisa garantir que pelo menos 70% dos colaboradores participem da pesquisa para que a certificação seja válida. Além disso, é necessário preencher um questionário sobre práticas organizacionais, que ajudará na análise final do GPTW.
Você entendeu para que serve o selo GPTW e como aumentar as suas chances de obtê-lo. Com as informações, a gestão consegue determinar quais são os passos relevantes para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, contribuindo para a atração e retenção de talentos.
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