4 minutes

No momento de investir, uma das características que os investidores avaliam é a rentabilidade esperada. Assim, buscar um simulador de investimentos pode ajudar a tomar uma decisão alinhada com suas expectativas.

Contudo, antes de utilizar essa ferramenta, vale a pena entender o que ela é, para que serve e como funciona. Afinal, você deve conhecer os recursos do simulador e saber como ele pode se tornar uma base confiável de informações.

Quer aprender mais sobre o simulador de investimentos e para que ele serve? Confira a seguir!

O que é um simulador de investimentos?

Um simulador de investimentos é uma ferramenta utilizada para os investidores com o objetivo de traçar expectativas e basear suas decisões no mercado financeiro. Eles são soluções digitais, então podem ser encontrados em diversas plataformas.

A ideia é projetar o comportamento de determinados investimentos, conforme os parâmetros indicados pelo usuário e determinados pelo mercado financeiro. Desse modo, é possível simular a evolução do patrimônio investido durante o tempo.

Vale lembrar que um simulador de investimentos é mais do que uma calculadora de juros compostos ou de rentabilidade. Um bom simulador deve ter diferentes parâmetros, entendendo o perfil de investidor e os objetivos financeiros de seus usuários.

Com isso, é possível tomar uma decisão que não se baseia apenas no quanto o dinheiro renderá. Isso porque existem situações nas quais não se prioriza a evolução patrimonial, mas outros critérios — como segurança e liquidez. Essas questões dependerão da finalidade de cada pessoa ao investir.

Para que serve um simulador de investimentos?

Depois de saber o que é o simulador de investimentos, você deve entender para que ele serve. Assim, é possível avaliar a importância de utilizar essa solução antes de decidir como investir seu dinheiro.

A principal função do simulador é ajudar você a filtrar as alternativas de investimentos para alocar o seu capital. Além de entender mais sobre as condições específicas de um investimento, usar o simulador permite comparar alternativas.

Como vimos, a ferramenta também possibilita maior adequação ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros, pois ela considera essas possibilidades. Desse modo, o simulador pode contribuir no seu planejamento financeiro.

Quais os principais tipos de simuladores existentes?

Existem diversos tipos de simuladores de investimentos, que focam suas análises e cálculos em determinadas alternativas ou classes de investimento.

Confira a seguir os que estão disponíveis no mercado:

Renda fixa

Os simuladores de renda fixa são aqueles que calculam expectativas de rentabilidade de determinados títulos dessa classe de investimentos. Eles efetuam projeções conforme o tipo de ganho: prefixado, híbrido ou pós-fixado.

No simulador, também é possível considerar a liquidez, o risco de crédito e o prazo. Logo, você poderá avaliar as diferentes possibilidades e a sua decisão se torna mais embasada.

Previdência Privada

A Previdência Privada é um tipo de investimento que costuma servir a quem tem objetivos de longo prazo e quer ter mais flexibilidade em relação às regras do Imposto de Renda (IR). Ela possui diversas alternativas, segundo o plano e o fundo escolhido.

Por isso, contar com um simulador dessa área é bastante importante. Afinal, para escolher um plano você precisa avaliar a rentabilidade, a possibilidade de resgate, o prazo de investimento e o imposto aplicado ao montante investido, por exemplo.

Na prática, os simuladores de Previdência Privada focam nos planos oferecidos nesse tipo de investimento. Eles podem demonstrar como se dá a evolução do patrimônio conforme os aportes mensais, a tabela de imposto escolhida e as diferenças entre o PGBL e o VGBL.

Rentabilidade

Também há simuladores de investimentos que demonstram apenas como se dá a evolução da rentabilidade esperada de cada alternativa. Nesse caso, a ferramenta faz o cálculo dos chamados juros compostos ou das necessidades de aporte conforme os ganhos esperados.

Basta escolher o investimento, informar o valor do investimento inicial e a possibilidade de realizar aportes mensais. Depois, você também informa qual é a rentabilidade esperada ou escolhe uma opção já disponível no simulador.

Ademais, é possível escolher o tempo de aporte, para saber como se dá a evolução patrimonial em diferentes horizontes de prazo. Ao final, o resultado mostrará qual é o valor do resgate, de acordo com todos os parâmetros apresentados.

Simuladores completos

Por fim, existem simuladores completos — que buscam compreender as necessidades e possibilidades dos investidores. Eles são muito importantes, pois existem pessoas que ainda não sabem em que mercado ou investimento querem focar.

Nesse contexto, o simulador do BTG Pactual é um dos recursos mais completos e utilizados no mercado. Por meio dele, você informa:

  • o seu objetivo atual para o capital investido;
  • o valor que deseja investir;
  • o prazo de investimento pretendido;
  • possibilidade de aportes mensais;
  • como você se considera em relação às finanças (perfil de investidor).

Com isso, o simulador traça um perfil completo de projeção e dá alternativas de investimento. Vale lembrar que eles são sempre cenários estimados — e não garantias de resultados aos investidores.

Então você precisa considerar mais informações para tomar suas decisões. Dessa maneira, é possível entender as expectativas de comportamento da carteira, de acordo com seu perfil e objetivos.

Quando vale a pena utilizar um simulador de investimentos?

Você também precisa saber quando é válido contar com um simulador de investimentos. Nesse contexto, tanto investidores iniciantes quanto aqueles mais experientes no mercado se beneficiam do recurso.

As vantagens são ainda maiores em um simulador completo. Afinal, ele pode considerar diversos fatores, como seus objetivos e os prazos dos investimentos. Assim, vale a pena utilizar a ferramenta sempre que for preciso tomar uma decisão de investimento.

Mas lembre-se de que o simulador não deve ser sua única fonte de informação. O mercado de investimentos é bastante amplo, então você deve continuar estudando e conhecendo as alternativas disponíveis.

Como utilizar um simulador de investimentos?

Cada simulador de investimentos pode ter um funcionamento diferente, mas há determinadas informações comuns. Duas das mais relevantes são o prazo de aporte e o capital investido inicialmente. Você também deve informar se fará aportes recorrentes.

Com essas informações, é possível acessar o simulador online que lhe agrada e seguir as determinações da plataforma. Nutrindo a ferramenta com os dados necessários, você terá acesso ao resultado e pode usá-lo para embasar suas decisões.

Pronto! Agora você já sabe o que é um simulador de investimentos e como funciona essa ferramenta do mercado financeiro. Lembre-se de que ele não deve ser utilizado como única fonte de informação da sua decisão, mas pode dar uma ideia mais específica dos resultados esperados.

Ficou interessado em contar com um simulador completo e para todos os perfis? Então conheça a ferramenta do BTG Pactual!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply