Dentre as muitas ferramentas utilizadas no marketing como forma de atrair, engajar e aproximar o público de sua marca, o storytelling tem lugar cativo. Embora seja comumente utilizado no mercado publicitário, essa técnica de escrita foi adaptada para inúmeros nichos, podendo ser aplicada a diversos modelos de negócio.
Se você deseja envolver o seu cliente utilizando as emoções, apostar no storytelling é um dos caminhos mais assertivos. Utilizando as técnicas de storytelling para vendas, você irá persuadir o seu cliente e estimulá-lo a tomar decisões que sejam vantajosas para o seu negócio.
Não sabe o que significa storytelling mas deseja incluí-lo na sua estratégia de marketing? Continue a leitura e desvende tudo sobre o poder de envolver o seu cliente através de histórias que geram emoções.
O que significa Storytelling?
Em português, o termo Storytelling é traduzido como “contar histórias” (story, para história, e telling, para contar). Em uma definição mais ampla e direcionada ao mercado, pode-se definir storytelling como a arte de contar boas histórias.
Mas como saber quando uma história é realmente boa? No storytelling, ela deve cativar o leitor. Tem a função de reter a atenção dele e envolvê-lo em meio às palavras. A leitura deve ser profunda e causar impacto emocional.
Para atingir o emocional, uma boa história devem ser muito bem delineada, com acontecimentos ocorrendo no momento exato. Ao utilizar o storytelling para vendas, seu conteúdo – dentre de uma estratégia também bem definida – precisa ter início, meio e fim, de preferência abalando positivamente o estado emocional do leitor.
Ao ler um conteúdo ou acompanhar uma campanha que seja respaldada em técnicas de storytelling, o potencial cliente deve ter a capacidade de fixar a mensagem central no subconsciente de quem está lendo. Se este resultado for atingido, você utilizou corretamente o storytelling!
Por que aplicar Storytelling em sua estratégia de marketing?
1. Conecta a empresa ao seu público-alvo
Talvez esta seja a principal vantagem capaz de responder a tradicional pergunta “por que aplicar storytelling”. Ao conectar a sua empresa com o potencial cliente, você estreita relações e conquista não somente possíveis clientes mas, sim, clientes que podem ser tornar realmente fiéis e, consequentemente, fidelizados com mais facilidade.
O intuito de aplicar o storytelling em sua estratégia de marketing deve ser, sempre, o de conquistar e atrair o público para, futuramente, gerar novas vendas.
2. Permite uma aproximação mais humana
Ao contar uma história de cunho afetivo, que não se relaciona efetivamente com a linguagem comercial, observa-se a possibilidade de uma aproximação mais sincera, humana e repleta de cumplicidade.
No entanto, para que haja a humanização da relação, é necessário rever alguns termos que são usualmente utilizados nas campanhas comerciais. Priorize o vocabulário mais impessoal e emotivo.
3. Eleva as chances de viralização e compartilhamento
Quanto mais identificado pela sua história o cliente se sente, maiores serão as chances de compartilhá-la entre amigos e familiares. Ao possuir um conteúdo bem visto por um grande número de pessoas, elevam-se as chances de criar uma campanha viral.
Campanhas virais, por sua vez, são perfeitas para conversão de novos clientes e aumento das vendas – principalmente se o foco da mensagem estiver relacionado com campanhas sazonais de datas comercialmente afetivas.
Como utilizar o Storytelling: dicas práticas
É de se pensar que para criar uma estratégia perfeita utilizando um storytelling de marca você seja um escritor nato, em nível avançado. Mas não. Há casos, inclusive, de pessoas que escrevem muito bem mas não sabem criar histórias envolventes e atrativas. Neste cenário, a prática, aliada a algumas técnicas infalíveis, levam à perfeição.
Listamos a seguir algumas ações muito utilizadas por escritores que aplicam o storytelling em seus conteúdos. Veja só!
Entender o que move o cliente
Ao apostar no storytelling de marca, você deve compreender, profundamente, quais são anseios e desejos do leitor. Sendo assim, conhecer o seu público-alvo e, mais precisamente, a sua persona (o perfil do seu cliente ideal) é imprescindível. Ao final das contas, é preciso saber para quem você está contando a história.
Desvende as reais intenções e anseios do leitor. Além disso, é interessante saber o tipo de história que o seu leitor mais se identifica. Uma bom exemplo relacionado ao público masculino, é que grande parte dele se interessa por histórias de cunho dramático. Já o feminino, de forma geral, se aproxima de histórias com cenas de superação.
Definir a mensagem que será transmitida pela história
Conteúdos com contexto, que relacionem o seu produto ou serviço a um fato determinante, por exemplo, são as que mais interessam os leitores. Por isso, antes de iniciar a produção de um conteúdo que vai utilizar as técnicas de storytelling, dedique um tempo a análise da mensagem que será transmitida.
Pense sempre em que tipo de história poderia encantar o leitor, a ponto de que ele a relacione com sua necessidade e, naquele momento, feche negócio.
Transformar o leitor em protagonista
Quando se fala em conteúdo envolvente, o leitor deve ser tratado como protagonista. No entanto, para que haja sucesso na narrativa, quem está lendo deve ser estimulado a se colocar no lugar do protagonista do texto.
Ao criar storytelling de marca, priorize histórias com maior tendência ao engajamento, que permitam ao leitor relacionar-se e identificar-se com o que está lendo. Uma boa maneira de estimulá-lo é mencionando opiniões sobre determinados assuntos ou instigando-o a refletir sobre um fato, que pode ser real ou fictício.
Apostar na emoção
Storytelling sem emoção não é storytelling. Sendo assim, adotar ações que causam emoção aos leitores é uma das premissas.
Independentemente do público que está acompanhando a história, ele irá se envolver com um fato que gere emoção. Homens, mulheres, adultos ou crianças são sensíveis a determinadas ações – que podem gerar resultados positivos ou negativos. É preciso ter cautela ao planejar, de modo que a emoção causada não seja contrária a que você espera.
Entender, de fato, o que significa storytelling e aprender a utilizá-lo em suas campanhas de marketing é uma ação poderosa. Aplicando as técnicas corretas, mesmo que as mais simples, é possível atrair a atenção da audiência e revolucionar a sua relação com o público. Fechar novas vendas será mera consequência.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre técnicas de vendas e negócios? Então acesse o artigo “5 ações para aumentar as vendas de uma empresa”.
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!