shadow


Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

BOLETIM FOCUS

Os analistas do mercado brasileiro já estão reduzindo as estimativas de inflação e de crescimento do PIB brasileiro para 2018. De acordo com o relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (14), a expectativa do mercado quanto à inflação é de 3,45% ante 3,49% anteriores, enquanto as estimativas para alta do PIB neste ano recuaram de 2,7% para 2,51%.

RESTRIÇÃO DO FORO

A restrição do foro privilegiado, decidida pelo STF no início do mês, retirou, na semana passada, ao menos 51 processos contra deputados e senadores que tramitavam no Supremo. Até o último domingo (13), 66 processos de parlamentares já haviam sido enviados para instâncias inferiores.

IBOVESPA EM QUEDA

O índice Ibovespa fechou em queda de 0,75%, a 85.220 pontos na sessão da última sexta-feira (11), empurrada pela queda de 17% da Kroton após divulgação de resultados trimestrais da empresa. No dia anterior, a bolsa havia fechado em alta de 1,89%, aos 85.861 pontos.

MAIOR COTAÇÃO EM 2 ANOS

O dólar avançou 1,55% na última sexta-feira (11), superando o patamar dos R$ 3,60 pela primeira vez em quase dois anos. Na semana, a moeda norte-americana acumulou uma alta de 2,20%, enquanto o avanço desde o início do ano já ultrapassa os 8,68%

Seu bolso

HORÁRIO DOS BANCOS NA COPA

O Banco Central informou, na semana passada, que os bancos poderão reduzir seus horários de funcionamento nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Nos dias de partida, que acontecerão entre os dias 14 de junho e 15 de julho, as agências poderão reduzir o atendimento para 4 horas diárias. Os bancos que adotarem o atendimento reduzido no período da Copa do Mundo deverão avisar seus clientes com antecedência mínima de 2 dias.

CONTA DE ÁGUA MAIS CARA

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) deu à Sabesp, que atua no segmento de saneamento básico e fornecimento de água no estado de São Paulo, autorização para reajustar suas tarifas. O reajuste de 3,5% deve resultar no aumento das contas de água dos consumidores atendidos pela Sabesp já no próximo mês de junho.

O que vem por aí

COBRANÇA DE BAGAGENS SOB INVESTIGAÇÃO

O Tribunal de Contas da União (TCU) começa, nesta semana, uma investigação para verificar se a cobrança de bagagens pelas companhias aéreas – que teve início em junho do ano passado, resultou em queda no preço das passagens aéreas. A fiscalização foi proposta pelo ministro Vital do Rego. Para ele, o desconto no preço das passagens não se materializou no país e resultou em um grande aumento nas queixas dos consumidores quanto à cobranças indevidas.

CADASTRO POSITIVO

Os deputados devem concluir, nesta semana, a votação do projeto que modifica as regras do Cadastro Positivo. O objetivo das alterações seria promover a diminuição dos juros praticados pelo mercado para consumidores considerados “bons pagadores”.

INTERVENÇÃO NO RJ E SEGURANÇA

Também no Congresso Nacional deve ocorrer, na próxima terça-feira (15), uma análise quanto à criação de 67 cargos e funções para o gabinete de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O preenchimento de 164 cargos na área de segurança será também discutido pelos deputados e senadores nesta semana.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *