A Amazon é uma varejista norte-americana que, como você verá, diversificou suas atividades no ambiente digital. Para quem tem interesse no ramo de tecnologia e deseja alocar os recursos na companhia, o BDR AMZO34 pode ser uma escolha.

Por meio dele, você ganha exposição ao cenário internacional e tem a chance de diversificar a carteira. Ao mesmo tempo, é preciso saber que, dependendo das suas características, o investimento pode não ser adequado.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para entender se vale a pena investir na Amazon e como fazer isso por meio do BDR AMZO34!

Qual é a trajetória da Amazon?

Criada por Jeff Bezos, a Amazon surgiu em 1994 e, inicialmente, era uma empresa que vendia livros online. A ideia surgiu com o desenvolvimento inicial da internet, o que fez com que Bezos enxergasse uma oportunidade no comércio eletrônico.

Assim como outras grandes empresas de tecnologia, a Amazon começou com uma operação modesta. Porém, o negócio fechou parcerias com distribuidores das obras literárias e começou a atender um público maior.

Dois anos após o lançamento oficial do site, a livraria virtual fez sua oferta pública inicial (IPO) de ações em 1997. Em 2000, sofreu uma queda de ações devido a uma bolha especulativa na bolsa americana. Porém, em 2021 ela conseguiu entregar lucros pela primeira vez.

Ao longo dos anos, a empresa evoluiu e passou a disponibilizar mais produtos. Depois, permitiu a venda por marketplace, ou seja, por meio de outros vendedores. Com mais investimentos, ela passou a ser considerada a maior varejista online e já figurou diversas vezes entre as maiores marcas do mundo.

É interessante investir na Amazon?

Diante de uma trajetória como a da Amazon, investir na empresa pode parecer uma unanimidade, mas não é exatamente o que acontece. A companhia faz parte das Big Techs, que são grandes negócios de tecnologia e, normalmente, líderes de seus nichos.

Contudo, apesar de o investimento ter crescido bastante nos últimos anos, há questionamentos sobre a sustentabilidade dos resultados. A principal dúvida que surge é se existe uma nova bolha de tecnologia, como ocorreu nos anos 2000.

Por outro lado, a Amazon já diversificou suas operações em momentos distintos, com o lançamento do Amazon Prime Video, do Kindle, do Amazon Web Services e outras soluções. Também está atenta ao futuro, buscando alternativas como a Alexa, sua assistente pessoal, e o uso da inteligência artificial.

Essas inovações podem ser sinais positivos de consolidação de mercado. Contudo, é preciso ir além — e avaliar o negócio de maneira mais profunda.

É importante identificar questões econômicas e financeiras, como o caixa do negócio, além de outros fundamentos. Logo, é necessário avaliar as informações de maneira completa.

O que é o AMZO34?

Antes de tomar a decisão sobre investir ou não na Amazon, você deve saber que a empresa não tem suas ações negociadas diretamente na B3, a bolsa de valores brasileira. Por isso, é preciso buscar outros meios de fazer esse investimento — caso faça sentido para você. Um deles é por meio do AMZO34.

Trata-se de um brazilian depositary receipt (BDR), ou certificado de depósito de valores mobiliários. Ele é atrelado às ações da Amazon, possibilitando o investimento indireto na companhia.

Para tanto, ele é estruturado por uma instituição depositária, que adquire os ativos no mercado internacional. No caso do AMZO34, são as ações da Amazon, disponíveis na bolsa americana. Depois, a instituição emite certificados com lastro nesses papéis para negociação na B3.

Quais são as vantagens do BDR?

Em termos de benefícios, o investimento em BDR se destaca por trazer praticidade, já que permite que você tenha acesso às condições do mercado internacional pela bolsa brasileira. É possível investir em ativos de outros países sem ter que abrir conta em instituição internacional, por exemplo.

Além disso, é uma forma de manter sua capacidade de investimento, já que não é necessário fazer a conversão cambial. Em relação à participação nos resultados, é possível ter acesso aos dividendos, dependendo das ações espelhadas e do BDR.

Desse modo, há como reforçar o retorno do investimento. Todavia, vale lembrar que, até junho de 2021, a Amazon, por exemplo, não fazia a distribuição de dividendos.

Outra vantagem dos BDRs é a capacidade de diversificar a carteira. Isso porque o patrimônio fica exposto a condições diferentes do mercado nacional. Assim, é possível diluir riscos e aumentar o potencial de ganhos.

Quais são os riscos do investimento em BDR?

Além de conhecer as vantagens, é preciso saber que o BDR apresenta riscos, como o risco de mercado. Ele existe diante da possibilidade de os preços dos ativos variarem segundo as percepções dos investidores.

Sobre o AMZO34, por exemplo, isso pode significar a queda nos preços das ações da Amazon e, consequentemente, da cotação do BDR.

Também há um risco de liquidez que está associado a esse tipo de certificado. Como a quantidade de investidores interessados nos BDRs é relativamente menor que a de ações, pode ser mais difícil negociar o título no mercado secundário.

Vale a pena investir em BDR?

Para definir se o investimento em BDR — como no AMZO34 — é adequado para a sua carteira, comece pensando no seu perfil de investidor. É importante ter uma tolerância ao risco maior devido aos riscos envolvidos. Normalmente, a alternativa tende a ser mais interessante para investidores arrojados ou moderados.

Também é oportuno analisar os seus objetivos financeiros com a carteira de investimentos. O ideal é que essa escolha esteja alinhada a metas de longo prazo. Afinal, elas costumam se encaixar melhor aos investimentos na renda variável, ajudando a mitigar riscos e potencializar resultados.

Como investir na Amazon pelo AMZO34?

Se o investimento na Amazon se alinhar aos seus interesses e suas características, pode fazer sentido considerar o AMZO34 para o portfólio. Para investir na bolsa de valores, em qualquer que seja o ativo, deve-se ter uma conta em um banco de investimentos — esse é seu ponto de partida.

Depois, é necessário acessar o home broker, que permite que você emita ordens de compra e venda online. Confira a cotação do ativo de interesse, como o AMZO34, e as demais informações do investimento e confirme o envio da ordem de compra. Após a liquidação, o aporte terá sido concluído.

Agora você sabe que o BDR AMZO34 pode ser uma alternativa para quem deseja se expor ao setor de tecnologia americano. Assim, ele permite investir, indiretamente, parte do seu patrimônio em ações da Amazon no exterior.

Contudo, não esqueça de avaliar se o investimento se encaixa em seu perfil e objetivos. Assim, será mais fácil fazer escolhas mais acertadas!

Você já pensou em investir na Amazon? Utilize o espaço nos comentários e participe do debate!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Alexs Borges    

    Sou praticamente uma criança, quando o assunto é banco, investimentos etc… Já tenho 23 anos e não consigo entender, mesmo pesquisando sobre. Eu gostaria muito de investir o pouco que tenho e tentar fazer crescer esse dinheiro. Tenho 300 reais, mas não sei como fazer, muito menos por onde começar, gostaria de fazer tudo online se possível.. eu tenho um sentimento constante de medo quando o assunto é esse, pois sempre acho que alguém vai me dar algum golpe e roubar o meu dinheiro. Não sei se foram muitas histórias de roubos virtuais ou filmes que me deixaram com esse trauma. Alguém poderia me indicar algum banco de investimento online, que seja seguro ?

    1. Gonzaga    

      Sei bem como e esse sentimento amigo, não apereceu alguem que responda ou de uma respostasolucao para o amigo? Então amigo vc deve continuar buscando estudar sobre esse mundo de investidor para ficar mais seguro para se tornar um investidor sem medo de arriscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *