Conhecer novos lugares e viajar barato é o desejo de todos que adoram se aventurar e se divertir. “Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados.” O autor de Don Quixote, Miguel Cervantes, já sabia da importância de conhecer novos lugares e culturas.

E uma das primeiras coisas que consideramos quando desejamos visitar algum lugar é o valor da hospedagem. Um hotel, dependendo da cidade, por exemplo, pode custar muito caro e encarecer a viagem.

Mas e se você soubesse que é possível viajar e não gastar nada com a estadia? Felizmente, isso é possível! Além de economizar muito, você poderá realizar atividades incríveis nos locais em que ficar, fazer amigos e deixar suas viagens muito mais interessantes.

Se interessou? Então descubra 6 incríveis formas de viajar barato e trocar a hospedagem por algumas horas de trabalho e viva momentos inesquecíveis!

Viajar barato: trabalho em troca de alojamento?

Antes de mostrar as 6 alternativas para trocar uma noite de sono por algumas horas de trabalho, é importante explicar do que estamos falando.Talvez você não saiba, mas diversos lugares ao redor do mundo recebem voluntários para ajudá-los em algumas atividades por algumas horas semanais. E, em troca, hospedam e oferecem refeições aos viajantes.

Viajantes de todas as idades e condições financeiras acabam optando por esse tipo de estadia. Afinal, além de economizar o dinheiro, aproveitam para ser útil, fazer trabalho voluntário e aprender alguma atividade ou hobby novo. V

ale lembrar que não é porque você está de passagem e o trabalho seja por poucas horas que não é para ser levado a sério!

Por isso, se você pretende planejar uma viagem, que tal olhar o que tem no local de destino para fazer essa troca? É garantido que será uma experiência única!

Vamos ao que interessa. Confira a seguir 6 formas de trocar hospedagem por trabalho:

1. Trusted House Sitters

O Trusted House Sitters é para aqueles que gostam de animais. Diversos donos que trabalham ou precisam viajar se cadastram na plataforma à procura de um viajante que tenha interesse em dormir na sua casa em troca de algumas horas de cuidado com o bicho de estimação.

Há opções em vários lugares do mundo e você pode escolher conforme a localização, datas, tempo de cuidado do animalzinho e o tempo que você deseja permanecer no local. Uma das opções mais utilizadas nesta modalidade e vale a pena ser conferida.

2. HelpX

O HelpX é um dos programas mais antigos (existe desde 2001) de troca de hospedagem por trabalho, Em seu site são oferecidos diversos tipos de atividades em vários países, principalmente Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia.

Para ver as oportunidades, entre no grupo oficial do HelpX do Facebook e veja o que é oferecido. Lá, é possível também perguntar para a comunidade se eles precisam de ajuda em um determinado lugar e em determinada época.

Você pode também conversar com outros viajantes que estejam por perto para viajarem juntos! Já pensou viajar barato e ainda viver uma experiência incrível e conhecer diferentes culturas ao redor do mundo?

3.  WWOOF

O WWOOF é bem conhecido e o projeto deu tão certo que cresceu e hoje está presente em todos os continentes. Se você precisa relaxar, gosta de trabalhar com terra e animais, essa é a opção ideal para você.

Diversos agricultores e donos de fazendas anunciam oportunidades para trabalhar com produtos orgânicos, plantações ou animais. Em troca, oferecem um quarto e as refeições para aqueles que aceitam ajudar nas atividades por algumas semanas.

O trabalho é feito por poucas horas diárias e semanais e você terá dias de folga. Essa alternativa é para aqueles que desejam viajar por alguma região por pelo menos 2 semanas!

Ressalta-se que os que se cadastram no site para receber os viajantes em suas residências passam por vistorias e processos bastante cautelosos. Uma taxa (de valor acessível) deve ser paga para se hospedar pelo WWOOF.

4. Workaway

O Workaway é outro programa que deu certo e é bastante completo. É possível trabalhar em qualquer tipo de atividade em qualquer lugar do mundo. Para se cadastrar, deve-se efetuar o pagamento de um valor anual, que pode variar se for para viajar sozinho, em casal ou família ou entre amigos.

As taxas não são caras e vale a pena para aqueles que gostam de viajar muitas vezes ao ano. Todas as informações são facilmente encontradas no site, onde é possível ver as tarefas oferecidas por diversos anfitriões ao redor do mundo.

É um dos mais completos programas deste tipo, sendo o que mais oferece diversidade nos trabalhos em uma quantidade enorme de países (quase todos).

5. Worldpackers

O Worldpackers foi criado por dois brasileiros e ficou conhecido tão rápido que hoje é um dos programas mais usados por quem deseja fazer viagens low cost. Possui um site e um aplicativo, facilitando a vida de mochileiros e pessoas que estejam na estrada.

Presente em mais de 100 países, é possível prestar todo tipo de serviço. Seja ajudante de cozinha, limpeza, fotografia, aulas de yoga, desenvolvedor de site e muito mais em diversos estabelecimentos, como hostels e outros.

Para aqueles que desejam trabalhar em ONGs, poderá encontrar inúmeras delas cadastradas na plataforma. Assim como as outras plataformas, é necessário pagar uma taxa anual para utilizar o serviço.

Geralmente, as oportunidades são para viajantes que se planejaram para ficar pelo menos duas semanas no local. O Worldpackers é bem completo e um dos programas que mais vale a pena analisar.

6. Couchsurfing

O Couchsurfing, diferentemente dos 5 tópicos anteriores, não oferece estadia em troca de algum trabalho voluntário. Porém, vale a pena ser citado, pois é uma alternativa para aqueles que não desejam gastar dinheiro em uma hospedagem e viajar barato.

Essa opção é para aqueles que querem se aventurar, fazer amigos, conhecer outros viajantes. E para quem não se importa de dormir na casa dos outros.

Para isso, deve ser feito um cadastro pelo site ou pelo aplicativo e procurar por alguém que ofereça um quarto, cama ou sofá para turistas dormirem.

É indicado para quem pretende dispor de pouco tempo para passear em um determinado destino. Muitos utilizam o Couchsurfing. Para quem tem medo, pode-se ver o perfil dos anfitriões e o que os viajantes falam da pessoa, bem como se a recomendam ou não.

Conclusão

Viajar barato é possível. E planejar uma viagem na qual você pode aprender algo novo ou ajudar alguém em algum lugar do mundo pode ser ainda mais incrível. Além de ajudar a economizar, ter experiências como essa nos ajuda a amadurecer e nos tira de nossa zona de conforto.

Portanto, se você gosta de viajar barato e não dispensa uma experiência enriquecedora, considere trocar hospedagem por trabalho e faça viagens maravilhosas ao redor do mundo!

Gostou de descobrir alternativas para não gastar seu dinheiro com hospedagem e viajar barato para qualquer lugar do mundo? Então agora descubra 5 dicas para viajar com as companhias aéreas de baixo custo!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *