Quando o final do ano se aproxima é muito comum percebermos um movimento de pessoas avaliando os meses que passaram. Além disso, elas costumam também pensar no que desejam para o novo ciclo — estabelecendo metas para realizar.

Nesse contexto, entra também o assunto finanças. Você já pensou sobre o que espera do seu planejamento financeiro para 2020? Um novo ano está chegando e, com ele, diversas oportunidades de fazer diferença e obter ótimos resultados com seu dinheiro.

Então, confira algumas dicas para montar um plano perfeito!

Liste seus objetivos

Se você está buscando formas de ter um planejamento financeiro para 2020 é porque existem objetivos que quer realizar, certo? Ótimo! Eles são o pontapé inicial de qualquer preparação para um novo ano.

Por isso, é nesse caminho que suas finanças devem começar a ser planejadas. Liste as metas que você deseja alcançar — e elas não precisam ter a ver apenas com o ano de 2020. Coloque no papel também os seus sonhos de médio e longo prazo.

Essa lista será essencial para guiar suas decisões financeiras durante o planejamento e depois dele. Os objetivos também devem ser retomados durante o ano, sempre que você precisar se lembrar de suas motivações para ter o orçamento sobre controle.

Uma boa ideia para ter essa lista sempre em mente é colocá-la em um local visível na sua casa. Montar um quadro com imagens que lhe inspiram também é uma forma de manter a motivação durante todo o ano.

Planeje maneiras de aumentar sua renda

Que tal ganhar mais dinheiro em 2020? Você certamente não recusaria essa proposta, mas é provável que não saiba ainda como fazer isso. Uma ótima notícia é que existem diversas estratégias para aumentar sua renda.

Uma delas é investir na sua qualificação para ter um perfil mais competitivo no mercado de trabalho. Fazer cursos de graduação e pós, assim como passar por experiências diversas (como um intercâmbio) são exemplos de diferenciais que melhoram sua renda.

Empreender é outra possibilidade muito interessante. Quando você abre o próprio negócio, supera os limites salariais de ser funcionário de uma empresa. Assim, ter esse plano para 2020 pode lhe trazer muitos bons resultados no futuro.

Além disso, sempre há a opção de exercer outros trabalhos e conseguir uma renda extra. Essa alternativa exige algumas adequações na rotina e aumenta seu ritmo de trabalho, mas o dinheiro extra faz o esforço valer a pena.

Quite dívidas

Quem se encontra endividado precisa colocar a resolução desse problema como uma prioridade no planejamento financeiro para 2020. Se você ainda não conseguiu negociar o pagamento das dívidas, aproveite o momento para fazer isso.

Continuar nessa situação atrapalha muito a sua vida. Fora o pagamento de juros, há desafios relacionados a ter o nome sujo no mercado, não conseguir crédito, passar por constrangimentos etc.

Por isso, é importante sair dessa o quanto antes. Entre em contato com as empresas para as quais está devendo e veja as condições de quitação. Geralmente, existem abatimentos muito atrativos para pagamento à vista.

Se o valor não couber no seu orçamento e o parcelamento oferecido pela empresa não for vantajoso, espere um pouco mais de tempo. Vá juntando um dinheiro todo mês e tente negociar a quitação de novo depois.

Estabeleça metas de poupança

Se você quer alcançar equilíbrio e sucesso financeiro em 2020, reconheça a importância de manter o orçamento enxuto e poupar dinheiro para o futuro. Gastar tudo (ou mais) do que ganha mensalmente é a receita certa para o fracasso.

Nesse sentido, economizar no dia a dia e cotar ou reduzir alguns gastos fará muito bem às suas finanças. Com isso, sobra uma quantia todos os meses e ela pode ser utilizada para custear a realização dos objetivos que você listou no começo de seu planejamento.

Para manter a motivação ao longo de todo o ano, tenha metas específicas de poupança. Não pense apenas em “juntar dinheiro”. Isso é muito genérico e não facilita o comprometimento. É mais efetivo estabelecer, por exemplo, poupar mensalmente 10% da sua renda.

Ter uma meta específica permite que você se oriente por ela e esteja disciplinado. Além disso, o controle se torna mais fácil. Afinal, a cada mês será possível saber rapidamente se a meta foi cumprida de maneira completa ou não.

Mude maus hábitos financeiros

Qualquer planejamento financeiro depende dos hábitos para sair do papel. Sem isso, ele é apenas um plano teórico que nunca chega até a prática. Infelizmente, muitas vezes é difícil garantir o cumprimento do que foi planejado.

Por que isso acontece? Pode ser por diversos motivos — muitos dos quais a psicologia econômica ajuda a explicar. Isso significa que você precisa entender quais são as suas crenças e comportamentos mais comuns em relação ao dinheiro.

Depois de fazer isso, torna-se possível compreender quais são os seus maiores obstáculos na conquista do equilíbrio financeiro. Então, é hora de se organizar para superá-los. Ou seja, deixar de lado maus hábitos e desenvolver comportamentos financeiros mais saudáveis.

Alguns exemplos de práticas que podem atrapalhar seu planejamento financeiro para 2020 são: fazer compras impulsivas, não ter o hábito de economizar, não pensar no futuro, exagerar no uso do cartão de crédito e vários outros. Esteja atento para identificar e resolver as dificuldades.

Analise investimentos

O hábito de investir é um dos que não podem faltar no seu planejamento financeiro para o ano novo. Se você já realiza investimentos, o primeiro passo foi dado. Aproveite agora para estudar ainda mais o assunto e conhecer novos produtos financeiros.

Nunca chegará o momento em que você terá conhecido tudo sobre o mercado financeiro. Há sempre novos conteúdos para estudar sobre educação financeira e investimentos. Logo, continue desenvolvendo esse hábito em 2020.

E quem não faz investimentos ainda tem uma oportunidade perfeita para começar. Cada vez mais brasileiros estão tomando essa decisão, faça isso também. Estude o assunto, analise as diversas opções e monte a carteira que mais se adeque às suas necessidades.

Seguindo as nossas dicas você conseguirá fazer um planejamento financeiro para 2020 muito eficiente. Não perca seus objetivos de vista e realize tudo o que estiver ao seu alcance para equilibrar seu orçamento e impulsionar os resultados das suas finanças. Sem dúvida, vale a pena!

Aproveite para conhecer quais são as 10 tendências de empreendedorismo para 2020!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *