Geraldine Weiss é uma das mulheres mais interessantes do mercado financeiro. De uma época em que mulheres sequer cogitavam investir ou trabalhar em algo relacionado a investimentos, Weiss provou que isso não era um problema para ela.

Considerada “a grande dama dos dividendos”, Weiss ficou muito conhecida por sua filosofia em relação ao mercado financeiro e suas dicas de investimento nos Estados Unidos.

Aqui no Portal André Bona você já teve a oportunidade de conhecer alguns nomes femininos importantes no mercado financeiro. Nesse artigo, é hora de saber um pouco da história de Geraldine Weiss, uma das investidoras mais conhecidas no mercado financeiro!

Quem é Geraldine Weiss?

Weiss é a cofundadora da Investment Quality Trends e ficou mundialmente conhecida pelos apelidos “A grande Dama dos Dividendos” e “a Detetive dos Dividendos”. Os apelidos surgiram principalmente por seus trabalhos e contribuições sobre investir focando nos dividendos das companhias.

Além disso, ficou popular pela teoria que utilizava o dividend yield como uma métrica de valuation para indicar se há uma forte relação entre a habilidade da empresa de pagar dividendos ao longo do tempo e sua performance.

Por suas contribuições, é considerada uma das mulheres investidoras mais bem sucedidas em um cenário e profissão dominada por homens.

Um pouco sobre a história de Geraldine Weiss

Weiss nasceu em março de 1926 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Desde nova demonstrou interesse por investimentos e o mercado financeiro. Tanto que chegou a estudar Negócios e Finanças na Universidade da Califórnia logo após de sair do ensino médio.

Contudo, começou a desenvolver suas estratégias e teorias de investimento somente depois que se casou, teve filhos e decidiu fazer o escritório de seu marido crescer e lucrar mais.

Como seu interesse em investimentos cresceu ainda mais nesse tempo, tentou encontrar um trabalho no mercado financeiro. Infelizmente, com o preconceito que havia com as mulheres no setor naquele tempo, foram oferecidas apenas oportunidades para trabalhar como secretária.

Weiss recusou as ofertas e não desistiu. Como ninguém a contratou, ela mesma criou seu trabalho. Assim, lançou uma newsletter de investimentos, a Investment Quality Trends (IQT).

A newsletter não demorou muito para se tornar um sucesso. Inicialmente, Geraldine não as assinava com seu primeiro nome, passando a assinar somente como G. Weiss.

Seu negócio triunfou e Weiss se tornou a primeira mulher líder de uma newsletter de conselhos de investimentos de sucesso. Ela também se tornou uma especialista popular, comentando sobre investimentos em revistas e jornais famosos, como o Fortune e o The Wall Street Journal, além de comparecer em eventos e programas de televisão.

Trabalhou como Value Investor e Head da Investment Quality Trends até 2002, quando decidiu se aposentar.

Como Geraldine Weiss investia?

As habilidades e conhecimentos de Geraldine a fez ser consagrada e considerada uma das maiores autoridades em investimentos em dividendos.

Weiss acreditava que investidores deveriam focar nos dividendos ao invés dos ganhos das empresas. Isso porque os ganhos eram muito mais fáceis de serem manipulados. Ela dizia que dividendos era o dinheiro real de uma blue chip.

Quando investia, Weiss procurava por empresas blue chips que tinham um forte balanço patrimonial e estabilidade, o que significava que elas não tinham problemas em pagar dividendos no futuro.

Weiss também acreditava que o ideal era ter um portfólio mais concentrado e alegava que investidores não deveriam ter mais do que 10 a 20 ações.  Durante os últimos 30 anos, as recomendações do IQT conseguiram obter cerca de 11,2% de retorno por ano.

Enquanto isso, a maioria dos investidores conseguiam cerca de 3,66%, e o índice S&P 500 tinha um retorno de 6,73%.

Seu objetivo, então, era focar no dividend yield. Weiss analisava as empresas por meio desse critério.

Ela também tinha 6 pré requisitos para definir se uma companhia blue chip poderia ou não pagar bons dividend yields. São eles:

  1. o dividend yield tinha que ter crescido cinco vezes nos últimos 12 anos;
  2. a empresa precisava ser considerada “nível A” pela Standard & Poor’s rating agency;
  3. deveria ter pelo menos cinco milhões de ativos em circulação;
  4. deveria ter pelo menos 80 investidores institucionais;
  5. precisaria ter um total de 25 anos de pagamento de dividendos ininterruptamente;
  6. os ganhos da empresa deveriam ter crescido pelo menos sete vezes nos últimos 12 anos.

As companhias que não tinham esses critérios eram removidas de sua lista.

Um pouco sobre a Investment Quality Trends

O IQT usava alguns critérios específicos para escolher os melhores ativos. Era feito uma análise criteriosa e aprofundada das empresas para encontrar boas oportunidades de dividend yield.

Assim, determinava se elas são negociadas a um preço abaixo do valor justo, se elas possuíam um dividend yield que não era satisfatório ou se estavam sendo vendidas por um valor muito acima do que realmente valiam.

Weiss também dizia que tudo ocorria por ciclos de supervalorização e baixa valorização. Alegava que investidores podiam tirar vantagem desses ciclos, comprando ativos quando estavam sendo vendidos por um preço abaixo do que valiam e vendendo-os quando estivessem supervalorizados.

Qual o legado de Geraldine Weiss?

Além de comandar uma das newsletter mais importantes sobre investimentos, Weiss também escreveu livros.

O mais conhecido é Dividends don’t lie: finding value in blue chips stocks. Nessa obra, ela fala sobre suas táticas de investimento. Outra obra sua de grande prestígio é The dividend connection.

Além dos livros, Weiss participou como educadora em diversos workshops e seminários sobre investimentos ao redor dos Estados Unidos, falando para clubes de investimentos, universitários e empresários.

Por que Geraldine Weiss é importante para o mercado financeiro?

Além de ter sido uma das primeiras mulheres a ter reconhecimento no mercado financeiro, Weiss é importante devido aos seus métodos de escolha de empresas para investir.

E, principalmente, por sua newsletter, a IQT, que foi por muito tempo considerada uma das maiores fontes de pesquisa para investidores.

Geraldine Weiss foi uma mulher notável e seus conhecimentos a fizeram se tornar uma grande autoridade em relação aos dividendos. Por esse motivo, precisa ser reconhecida por suas contribuições para o mercado financeiro e precisa ser conhecida pelos investidores.

Gostou de aprender sobre Geraldine Weiss? Então continue seu aprendizado sobre outros grandes investidores! Confira agora quem é Aswath Damodaran e por que ele é importante para o mercado financeiro!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *