*Este artigo foi produzido pelo bxblue com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Independente do fato de você viajar com muita frequência ou não, saiba que é possível poupar dinheiro em todas as etapas e durante toda a viagem. Quer saber como?

Se ainda não faz ideia, então confira a seguir 10 dicas exclusivas para economizar dinheiro com suas viagens, sem abrir mão do destino ou do conforto.

Acompanhe!

10 dicas para economizar dinheiro em viagens agora

Geralmente, quem gosta de viajar está sempre em busca de novas oportunidades para “cair na estrada”. E não importa o motivo! Pode ser uma viagem curta para um passeio rápido ou uma viagem de férias estendida. Sozinho ou com a família.

É possível conhecer novos lugares, pessoas, restaurantes… e o melhor de tudo isso: sem gastar muito dinheiro. Então, aproveite para arrumar suas malas para a próxima viagem!

1 – Programe sua viagem

Uma das dicas para economizar mais básicas de todas é, sem dúvida, programar a viagem. A antecedência pode depender também da distância e do tempo da viagem, no entanto, é indispensável para quem não quer perder dinheiro.

Com o mínimo de planejamento é possível garantir reservas promocionais e outras vantagens. Uma delas também é poder parcelar o pagamento das despesas. Dessa forma, mesmo que o valor seja mais alto, não pesará tanto no orçamento mensal.

2 – Viaje fora de temporadas

É muito comum que o preço das passagens e hospedagens sejam maiores em alta temporada. Por outro lado, os períodos de baixa demanda podem ser excelentes para você que quer conhecer ou retornar à determinado destino.

Portanto, ao definir a data da sua viagem e, desde que a sua agenda permita, consulte mais de um período do calendário. Os descontos podem chegar a em média 50% do valor que seria cobrado em viagens no período de férias, início ou final de ano, por exemplo.

3 – Saiba comprar moeda estrangeira

Vai viajar para fora do país? Então, monitore os valores do câmbio e evite comprar moeda estrangeiro próximo à data da viagem. Uma das dicas para economizar mais importantes neste sentido é comprar o valor necessário aos poucos, com o preço em baixa.

Outra dica é converter a moeda local antes de sair do Brasil. Se decidir fazer isso nos aeroportos, certamente pagará mais.

4 – Consulte hospedagens alternativas

Alguns hotéis são muito conhecidos por suas estrelas. No entanto, pesquisando você pode encontrar facilmente outras hospedagens alternativas com melhor custo-benefício.

Uma dica importante é avaliar hospedagens no entorno das regiões mais badaladas. Normalmente, essas opções são mais baratas. Avalie, é claro, se ao economizar com a hospedagem  você não gastará mais com o deslocamento. Se a distância percorrida for curta, aproveite para conhecer a cidade de outra forma: caminhando ou pedalando pelas ruas.

Outra opção é utilizar as hospedagens disponíveis em aplicativos como Airbnb.

5 – Compare os pacotes de viagens

Pretende fechar um pacote de viagens com alguma agência de turismo? Uma das dicas para economizar é bem clara: compare os valores em mais de uma agência.

Faça simulação com datas, companhias aéreas e hospedagens diferentes para avaliar se realmente vale a pena (aproveite para saber também os 5 cuidados que você deve tomar ao comprar pacotes de viagens).

Tendo uma referência dos valores, você também pode comparar os pacotes de viagens com seu roteiro pessoal. Qual ficou mais barato?

6 – Viaje com as suas milhas aéreas

Usar as milhas aéreas para as viagens não é nenhum segredo. A recomendação é utilizá-las em viagens de maior valor. Dessa forma, o desembolso financeiro será menor.

Vale a pena lembrar que as milhas aéreas não utilizadas podem expirar. Ou seja, você pode perdê-las se não usar dentro de determinado prazo.

Outra forma de ganhar dinheiro com as milhas em sua viagem é vendê-las. Sim. É isso mesmo! Se as milhas disponíveis são inferiores às necessárias, você pode utilizar sites como Maxmilhas para vendê-las e, com o dinheiro ganho, complementar para o que precisar.

7 – Cadastre-se em programas de fidelidade ou cashback

Diversas empresas já disponibilizam programas de fidelidade. E não estamos falando apenas de agências, companhias aéreas, hotéis ou transportes. Já é possível garantir descontos em redes de restaurantes, códigos promocionais para utilização em parques e eventos culturais, dentre outras opções.

Entre as dicas para economizar em sua viagem também está em comprar em sites que devolvem parte do dinheiro gasto. Com o cashback, o valor pode ser recuperado em crédito em conta,saques ou ainda trocado por outros serviços ou produtos.

Precisa daquela nova prancha para surfar? Ela pode ser um dos itens trocados, por exemplo.

8 – Use sites de compras coletivas

Parece estranho não é mesmo? Mas acredite: algumas opções de lazer podem sair mais baratas em sites de compras coletivas, por exemplo. Essa pode ser uma boa estratégia para garantir aquele passeio adicional, sem gastar tanto dinheiro. Principalmente para quem viaja em família ou com crianças.

Os cuidados são os mesmos de qualquer compra coletiva: avaliar as condições para uso dos vouchers, datas disponíveis e opções de cancelamento.

Uma dica adicional é pesquisar também a avaliação de outros compradores. Essa pode ser uma forma de conferir se o site é mesmo confiável e se a empresa da reserva também cumpre com prazos ofertados.

9 – Crie seu roteiro gastronômico

Vai para aquele país especial e não pode deixar de conhecer aquele prato típico? Ficou com vontade de visitar aquele restaurante famoso?

Entre as atividades da sua viagem, crie também o seu roteiro gastronômico. Essa é uma das dicas para economizar mais utilizadas hoje em dia, por quem sabe fazer render o seu dinheiro.

Ao cair na tentação de sair comprando tudo o que você vê pela frente, seus gastos com alimentação podem somar parte significativa dos gastos com a viagem.

10 – Use um cartão de crédito pré-pago

Quem tem cartão de crédito com limites maiores pode correr o risco de se endividar, por não ter visibilidade sobre os gastos.Para prevenir essa situação, um cartão pré-pago pode ser a solução ideal.

Estabelecer um limite diário para os gastos é bem importante. Com isso, as contas ficarão dentro do previsto e você poderá viajar mais vezes, sem problemas.

Viajar é sempre bom. Mas viajar seguindo essas dicas para economizar permitirá que você faça o que mais goste, mais vezes, sem se preocupar. Boa viagem!

Autor

Danielle Vieira

Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *