Realizar o controle financeiro é uma das tarefas mais importantes em um empreendimento. Entretanto, ao mesmo tempo também é uma das atividades mais complexas. Com isso, ela acaba sendo, muitas vezes, negligenciada pelos empresários.

Isso acontece, em grande parte, pela falta de conhecimento específico. Afinal, muitos empreendedores têm ótimas ideias de produtos e serviços para a empresa, mas enfrentam dificuldades com a administração de elementos burocráticos.

Como resolver esse problema? Uma das melhores maneiras é investir em programas de controle financeiro empresarial. Assim, você conta com as facilidades da tecnologia e otimiza muito o tempo gasto com essas tarefas.

Que tal conferir algumas opções de softwares e sites? Continue a leitura e conheça 10 programas de controle financeiro empresarial que podem ser úteis para sua empresa!

1. Granatum Financeiro

O Granatum é um programa de controle financeiro que pode ajudar muito no seu controle de orçamento. As funcionalidades dele permitem que o planejamento orçamentário seja construído simulando diferentes cenários da empresa.

Além disso, fica fácil acompanhar se o orçamento real está seguindo o esperado. Inclusive, cadastrando metas e contas a pagar ou receber. Existem, ainda, funções para gerenciamento do fluxo de caixa e emissão de notas fiscais e recibos.

Esse software é pago na forma de mensalidades. Quem quiser testar o programa antes de fazer o plano de adesão tem 7 dias gratuitos.

2. Quickbooks

Essa é outra opção de programa que apresenta facilidades para o gerenciamento financeiro. Ele organiza todas as principais atividades, como acompanhamento de contas bancárias e cartões de crédito, planejamento orçamentário, cadastramento de custos e recebimentos, etc.

O Quickbooks permite que múltiplos usuários tenham acesso ao sistema da empresa. Além disso, o software disponibiliza relatórios sobre a realidade financeira do seu negócio. Também apresenta funções diferenciais — controle de estoque e da carga horária dos funcionários, por exemplo.

O programa é pago e oferece planos diferentes, dependendo do tamanho da empresa e das funcionalidades desejadas.

3. Nibo

O software Nibo pode ser usado tanto por empresas quanto por contadores autônomos. Ele também é pago mensalmente, mas oferece condições diferenciadas para planos anuais.

Assim como os outros programas do setor, ele oferece as funções básicas para o controle financeiro: emissão de notas fiscais e boletos, controle do orçamento e cadastrado dos custos.

Além disso o Nibo permite controlar o estoque e manter um histórico das principais atividades da empresa. O programa ainda facilita a auditoria dos lançamentos financeiros que você faz.

4. Gestão Click

Esse é um programa especialmente voltado para a gestão financeira de pequenas e médias empresas — principalmente com atividades no setor de vendas ou na prestação de serviços.

Com essa especificidade, ele busca ajudar a controlar não apenas a gestão financeira da empresa, mas também os dados de vendas e estoque. Os planos de pagamento também são mensais e o software permite acesso simultâneo para os profissionais da empresa.

5. Conta Azul

O Conta Azul é outro que tem o seu foco em negócios menores — os planos desse programa se dividem em micro, pequenas e médias empresas. Ele também atende a profissionais autônomos e empreendedores individuais.

O valor de cada plano depende do tamanho do negócio e das funcionalidades escolhidas pela empresa. Ele facilita o controle do fluxo de caixa e de pagamentos e, como os demais, faz emissão de notas fiscais.

6. Controlle

Quem é microempreendedor tem outra opção especializada na sua realidade: o Controlle. Com planos que podem ser assinados em intervalos mensais, trimestrais ou anuais, esse programa promete facilitar o gerenciamento financeiro.

Entre as principais funções, ele cadastra contas a pagar e receber, faz a sincronização com suas contas bancárias, emite boletos e notas fiscais e monta relatórios gerenciais. Além disso, permite que você registre metas e propostas comerciais da sua empresa.

7. Bling

O Bling é uma opção interessante para quem tem um e-commerce, ou seja, uma loja virtual. Isso porque a sua proposta é atender bem às necessidades desse nicho empresarial.

O que isso significa? Entre outras coisas, que ele permite a integração com diversas plataformas de vendas online, como o Mercado Livre. Além disso, ele se integra com os Correios e facilita a sua logística.

É possível utilizar o software para imprimir etiquetas do PAC e Sedex, além de organizar o estoque e as vendas. Ele também realiza controle de contas, fluxo de caixa e emissão de notas fiscais.

8. EGestor

Um diferencial do EGestor é o seu funcionamento online. Ele tem armazenamento na nuvem, então as informações e processos da sua empresa já ficam sincronizados através da internet.

Com isso, o programa não precisa ser instalado em um computador — ele funciona totalmente de forma online por meio do navegador de internet.

Ele oferece o período de 15 dias para testes antes da assinatura de algum plano. Suas funcionalidades seguem as principais já citadas, como emissão de notas fiscais, controle de orçamento e geração de relatórios administrativos.

9. SisControle

O SisControle é um dos poucos programas de controle financeiro empresarial que disponibilizam uma versão gratuita — os que citamos até aqui oferecem apenas um período de teste.

Por meio dele é possível realizar as funções básicas do gerenciamento: acompanhamento de movimentações bancárias, registro de contas a pagar e receber, controle fluxo de caixa etc.

Ele também organiza todas as informações em gráficos, que lhe ajudam a compreender a realidade da empresa e tomar decisões melhores. Além disso, empresários que têm mais de um negócio podem cadastrá-los no programa.

10. Meu dinheiro

Mais uma opção interessante para otimizar a gestão financeira da sua empresa é o software Meu Dinheiro, especializado em micro e pequenos negócios.

Ele é um sistema online que ajuda a coordenar seu fluxo de caixa, contas a pagar e receber e suas metas financeiras. Também facilita o acompanhamento do dinheiro ao sincronizar com as contas bancárias da empresa.

O programa permite, ainda, cadastrar clientes e fornecedores. Outro diferencial é o registro de projetos — com datas de início e fim e metas de receitas e despesas. O Meu dinheiro oferece funcionalidades gratuita e três planos pagos, adaptados segundo o tamanho da empresa.

Esses são 10 dos principais programas de controle financeiro empresarial disponíveis para sua escolha. Embora esse gerenciamento possa ser feito de maneira manual ou com ferramentas mais conhecidas, como o Excel, os softwares podem fazer toda a diferença — especialmente para quem busca agilidade e eficiência.

Você sabe como gerenciar as finanças da sua empresa? Confira 9 dicas para um bom controle financeiro empresarial!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *