A primeira meta que se tem ao começar a investir é aumentar patrimônio por meio dos aportes frequentes. O intuito não é se tornar o Tio Patinhas – nadando em milhões e milhões de moedas de dinheiro, mas sim conquistar uma maior estabilidade financeira e poder alcançar objetivos financeiros diversos – de curto, médio e longo prazo.

Mas, como aumentar patrimônio de maneira efetiva para garantir um futuro financeiro mais tranquilo e até mesmo sua liberdade e independência financeira? No artigo de hoje você conhecerá 4 dicas valiosas para quem deseja aumentar patrimônio agora mesmo e caminhar a passos largos rumo a uma eficiente acumulação de patrimônio ao longo dos anos.

Acompanhe!

1. Tenha um planejamento financeiro

A primeira – e essencial dica – para quem deseja aumentar patrimônio é ter um planejamento financeiro. Este passo é fundamental para que você entenda onde está no âmbito financeiro e onde deseja chegar.

É apenas por meio do planejamento financeiro que você consegue ter uma maior clareza de quanto ganha e quanto pode poupar por mês. E, desta maneira, fica mais fácil se organizar e ter maior controle sobre onde você deposita o seu dinheiro.

Além disso, o planejamento financeiro permite que qualquer pessoa comece a adotar hábitos financeiros mais saudáveis – impulsionando a consciência financeira e evitando aquelas compras por impulso. Como consequência destas práticas, as portas para o caminho da independência financeira tendem a se abrir com muito mais facilidade.

Se você não sabe por onde começar, mas deseja iniciar o seu planejamento financeiro o quanto antes, saiba que é possível fazer uma planilha de gastos mensais para esta finalidade ou até mesmo utilizar aplicativos de controle e organização financeiros. O importante é manter-se focado nos seus objetivos até que você esteja administrando o seu próprio dinheiro como um profissional da área.

2. Aprenda a poupar

Se você deseja aumentar patrimônio precisa também aprender a poupar seu dinheiro. Este passo tem mais a ver com o quanto você sabe guardar e controlar do que com o quanto ganha.

Mesmo que você ganhe milhões, se não souber poupar e apenas gastar tudo de forma descontrolada, não sobrará recursos para seu patrimônio de longo prazo. Por isso, foque-se em fazer seu planejamento financeiro e aprenda a poupar no seu dia a dia – não importa o quanto você ganhe.

Mantendo o controle do seu dinheiro, tendo as contas em dia, deixando o parcelamento de lado e adotando hábitos financeiros saudáveis fica mais simples encontrar maneiras de juntar dinheiro e ir realizando seus aportes ao longo do tempo. E não é preciso se privar de sair com a família ou comprar algum item que você deseja durante o mês para poupar; basta ter equilíbrio e bom senso para fazer boas escolhas em relação ao seu dinheiro.

3. Conheça seu perfil e invista

Na hora de investir, é imprescindível conhecer seu perfil de investidor. Com isso, você pode saber que tipo de produto é mais indicado a você e fazer as escolhas mais assertivas – e de acordo com sua tolerância a riscos e aos seus objetivos de vida – para acumular patrimônio ao longo do tempo.

Se você não conhece seu perfil de investidor, basta clicar aqui para descobrir.

Com esta informação em mãos, é chegado o momento de investir. Procure acumular conhecimento sobre o mercado e sobre as oportunidades de investimento disponíveis e defina as melhores opções para aportes – que ajudarão você a atingir seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Lembre-se, no entanto, de sempre fazer aportes recorrentes. Quanto maior for a frequência dos seus investimentos, maiores serão os resultados ao longo dos anos.

4. Diversifique as aplicações

Se você deseja acumular riquezas e investir corretamente seu dinheiro ao longo da vida não pode se esquecer de diversificar sua carteira de investimentos. Assim, você constrói um portfólio sólido e se protege contra as oscilações que podem impactar seus rendimentos.

É possível escolher ativos distintos – que podem ter riscos de naturezas diferentes – para compor sua carteira de curto, médio e longo prazo, que ajudarão você não apenas a aumentar patrimônio, mas também a alcançar cada um dos objetivos e metas financeiras que tiver.  Clique aqui e aprenda, em poucos passos, a diversificar sua carteira de investimentos.

Seguindo estas 4 dicas você conseguirá ampliar seu patrimônio e caminhará com maior velocidade rumo à sua independência financeira.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *