Empreender é uma ótima estratégia para ter mais dinheiro e satisfação na vida profissional. Entretanto, essa atitude costuma exigir muito esforço e investimento.

Por isso, vale a pena conhecer uma maneira de entrar nesse meio com mais segurança e menos capital: abrindo um negócio online.

Ter uma empresa voltada para internet permite que você trabalhe em casa e consiga administrar seu empreendimento digital de forma mais simples. Assim, os riscos iniciais são reduzidos e é possível crescer de maneira sustentável e tranquila.

Então, que tal saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e confira 4 ideias para inspirar você a criar um negócio online!

O que é um negócio online?

O empreendedorismo digital está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Não é à toa. Afinal, a internet chegou para revolucionar de uma vez por todas a nossa forma de viver e consumir produtos e serviços.

Certamente, você já utilizou ferramentas online para realizar buscas, comparar preços, entrar em contato com empresas e até mesmo adquirir itens sem sair de casa, não é? Por trás de tudo isso, estão os empreendedores digitais.

Os negócios online consistem naqueles cuja maior parte dos processos se dá online — sejam em sites ou aplicativos. Esse mercado inclui desde pequenos empreendedores até grandes empresas. Além disso, ele também envolve uma enorme diversidade de nichos.

Por exemplo, é possível encontrar desde brechós online até bancos com plataformas completamente digitais.

Esses tipos de negócios estão em plena expansão e apresentam crescimento até em épocas de crise econômica. Na verdade, eles se transformam em ótimas alternativas nesses períodos, já que negociar pela internet costuma ser mais barato do que fazer isso em empreendimentos físicos.

Quais as vantagens de ter um empreendimento digital?

Investir em um negócio online oferece inúmeros benefícios para o empresário. Um dos principais é a oportunidade de iniciar uma empresa com pouco capital. Isso porque empreendimentos desse tipo excluem alguns dos maiores custos — como o aluguel e a estruturação de espaços comerciais. Logo, ser um empreendedor digital exige menos dinheiro.

Outra vantagem dessa opção é que ela facilita um crescimento ordenado e sustentável do seu negócio. Como você vai poder começar a empresa com menos capital, fica mais fácil administrar o caixa e planejar a expansão dos serviços ou produtos ao longo do tempo.

Não podemos deixar de citar a liberdade oferecida por esse tipo de negócio. Empreendedores digitais trabalham de forma autônoma e tem horários flexíveis.

Dessa forma, é possível montar o próprio cronograma e a empresa pode até mesmo ser conciliada com outros tipos de trabalho.

4 ideias para criar um negócio online

Você quer saber como criar negócio online e aproveitar as vantagens que citamos? Não é tão difícil começar nesse mercado, mas, como em qualquer empresa, é importante se planejar.

O primeiro passo é escolher o seu nicho. Conheça algumas alternativas interessantes para entrar no empreendedorismo digital!

1. Lojas virtuais

As lojas virtuais estão entre as opções mais atrativas no mercado de empreendedorismo digital. Uma das maiores razões está no fato desse nicho promover grande diversidade de negócios. É possível vender roupas, acessórios, itens de tecnologia, produtos usados, etc.

Além disso, as lojas virtuais permitem que o empreendedor escolha entre produzir os próprios itens ou revender objetos de marcas diversas. Nesse sentido, elas são ótimas opções para pequenos produtores que se sentem inseguros de montar um espaço físico de venda.

Outra opção que se mostra bastante lucrativa no mercado de lojas virtuais é a importação de produtos. Nesse caso, o empreendedor foca na disponibilização de itens que não são comercializados ou que custam muito caro no país.

2. Produção de conteúdo

Vender conhecimento é mais uma possibilidade dentro do empreendedorismo digital. Cada vez mais, as pessoas buscam informações relevantes na internet.

Com isso, trabalhar produzindo conteúdo é uma ótima ideia para quem tem facilidade em se comunicar.

Abrir um negócio online nesse nicho também permite uma diversidade de atividades. Você pode, por exemplo, organizar seus conhecimentos em textos, e-books, vídeo aulas e podcasts em várias plataformas. Além disso, pode disseminar seus conteúdos criando um blog ou canal do YouTube próprio.

Quem deseja empreender com produção de conteúdo digital também pode focar em oferecer serviços para empresas. O chamado marketing de conteúdo é uma das principais formas de divulgação de marcas atualmente. Esse cenário abre portas para empreendedores que organizem essas estratégias.

3. Cursos

Ainda abordando o mercado ligado à transmissão de conhecimentos, oferecer aulas e organizar cursos é uma boa ideia para empreendedores digitais. Vale a pena investir nesse meio se você é professor ou tem facilidade para se comunicar e transmitir informações. A oportunidade também é interessante para quem trabalha com consultorias.

Atualmente, existem algumas plataformas para cadastro de professores ou cursos. Nelas, você pode disponibilizar seu perfil para aulas particulares ou mesmo montar um próprio programa e vender para os alunos interessados.

Caso queira, também é possível divulgar seu trabalho em um site ou canal próprio, fora dessas plataformas.

Criar uma marca ligada ao conhecimento e divulgar suas aulas, cursos ou consultorias pode gerar ótimos lucros exigindo pouco investimento. Mas é importante saber trabalhar bem o marketing para divulgar seus serviços e atrair consumidores.

4. Solução de problemas

Em geral, um empreendimento está relacionado a oferecer soluções para algum problema e disponibilizar serviços que farão a diferença no mercado e no dia a dia do consumidor. A abertura de um negócio online não é diferente disso.

Além das alternativas que citamos até aqui, existem muitas oportunidades para quem deseja apresentar diferenciais no mercado digital.

Um exemplo interessante disso são os sites que se especializaram em comparar preços. Eles oferecem ao consumidor mais praticidade na hora de buscar o melhor custo-benefício em compras online. Assim, os empreendedores que tiveram essas ideias entregam soluções muito eficientes para seus clientes.

Você pode fazer o mesmo ao analisar a rotina das pessoas e pensar em serviços que facilitem suas vidas. Imagine criar um aplicativo, site ou software focado em solucionar problemas comuns do cotidiano? Essa é uma das principais tendências do empreendedorismo e possibilita ganhar dinheiro e obter sucesso online.

Agora você sabe tudo o que precisa sobre como criar um negócio online. Além de aprender do que se trata, viu as vantagens do empreendimento digital e conheceu algumas ideias para começar nesse mercado. Sem dúvida, ele oferece muitas oportunidades interessantes!

E então, o que achou deste artigo? Para acompanhar mais publicações sobre empreendedorismo, assine a newsletter do site!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *