Se você está procurando por um novo emprego, está desempregado ou somente buscando uma nova oportunidade, deve saber o quanto um bom currículo é importante nestas horas. O problema é que, às vezes, mesmo um bom profissional pode acabar perdendo uma chance de trabalho interessante por causa de alguns erros no currículo.

Mas isso tudo pode ser evitado! E hoje você irá aprender a evitar 5 erros no currículo que podem levar você a perder oportunidades profissionais.  Continue lendo o artigo para saber como fazer um bom currículo e apresentar, de forma correta, todo o seu potencial na hora de pleitear uma vaga de trabalho.

A importância de um bom currículo

Existem diversas formas de montar o seu currículo. A melhor delas, no entanto,  é apostar em um documento mais personalizado, como fez Leonardo da Vinci – o primeiro profissional a criar um currículo na história.

Compor um currículo personalizado, no entanto, não evitará que você cometa uma série de erros, que podem ser definitivos para lhe tirar da disputa de uma vaga de emprego.  Alguns destes erros, no

Confira abaixo os 5 erros no currículo que você não deve cometer na hora de fazer o seu.

1. Omitir informações ou mentir

Todo mundo tem algum detalhe no seu passado do qual não se orgulha tanto. Mas mentir no currículo, exagerar uma informação ou omitir, pode ser um grande problema.

Imagine, por exemplo, que você insira no seu currículo que seu Espanhol de nível médio é fluente. Então você consegue o emprego e sua primeira tarefa é intermediar e traduzir uma reunião em Língua Espanhola. Uma situação bastante constrangedora, não é mesmo?

Este é um erro que você deve evitar a todo custo. Para evitar esse tipo de constrangimento, o melhor caminho é o da honestidade.

2. Exagerar nas informações

Não exagere nas informações e tampouco aumente situações ou experiências. Saiba priorizar o que é realmente importante para o currículo – e o que o seu empregador necessita saber para a vaga a que você está concorrendo.

Também faça um currículo objetivo, com as informações necessárias e dispostas de forma simples – não caia na besteira de se autoelogiar, independente de quão incrível sua carreira venha sendo. Melhor deixar o julgamento por conta da pessoa que ler o currículo.

3. Resumir demais

É recomendado resumir seu currículo em uma página – no máximo duas, se você tiver muitas informações imprescindíveis. Mas isso também não significa que você deve resumir demais, a ponto de não deixar itens o suficiente para o empregador ter informações sobre você.

Este é um dos erros no currículo mais comuns e pode sim levar você a perder uma vaga de trabalho interessante.

4. Fazer um currículo muito específico

Se você envia seu currículo para uma empresa com a possibilidade de exercer diversas funções, é bom deixar as possiblidades em aberto. Quando você inclui no currículo a informação de que seu interesse está limitado a uma determinada vaga ou função, pode acabar perdendo a chance de ser chamado para outra oportunidade em aberto.

Por isso, o recomendado é deixar a cargo do empregador identificar qual vaga específica é mais indicada para você dentro da empresa.

5. Mandar foto não requerida

Se a empresa pedir seu currículo – ou para casos de inscrição em processo seletivo, note se é pedido o envio de foto. Se não for o caso, então não mande foto.

Pensar que enviar foto é um sinal de desenvoltura – ou pensar em conquistar a vaga pela aparência física – pode soar arrogante. Por isso, muitas vezes é melhor guardar a foto para o momento no qual ela for solicitada.Seguindo estas dicas você consegue evitar erros no currículo e disputar, de maneira mais sólida e assertiva, aquela vaga de emprego que tanto deseja.

Gostou do artigo de hoje? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos no seu e-mail!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *