O trabalho em casa, ou home office, já é uma realidade na vida dos brasileiros. Apesar de oferecer inúmeras vantagens, ainda há um grande desafio nesta modalidade de trabalho: a organização das atividades, produtividade e, principalmente, disciplina.

Neste contexto, vale abusar da tecnologia e, principalmente, contar com a ajuda de alguns apps para trabalhar home office.

Se você já realiza o trabalho home office mas sente que a produção não avança, o artigo de hoje é para você. Mas vale também para quem está refletindo sobre iniciar ou não nesta jornada.

Quer conhecer os melhores apps para trabalhar home office? Leia nosso artigo e descubra como otimizar o seu dia a dia e produzir ainda mais!

Boa leitura!

1.  Trello

Muito utilizado, inclusive por grandes empresas, o Trello é um excelente gerenciador de tarefas, que pode ser útil também para grandes times. Tendo como base a técnica Kanban de gerenciamento, o app – que está disponível em versão online e por aplicativo – permite a organização das tarefas em colunas e cartões.

Sendo assim, você pode definir, por exemplo, uma coluna para cada tipo de tarefa ou cliente e, dentro desta coluna, cada uma das atividades que devem ser concluídas.

Se personalização é importante para você, o Trello vai lhe interessar: além de possibilitar o uso de diferentes imagens e cores como fundo de quadro, há a possibilidade de criar tags coloridas para cada cartão, além de sincronizá-lo com o Google Chrome, Google Calendar e Gmail.

Além de emitir lembretes com o prazo de entrega das atividades, o Trello possibilita anexar dados e demais documentos que estejam relacionados àquele cartão. Você pode reunir, em um lugar só, links, anexos, descrições das atividades e adicionar membros ao cartão.

O Trello pode ser utilizado gratuitamente, opção que oferece inúmeras funcionalidades, ou pago. É uma opção certeira de como controlar o trabalho home office.

Saiba mais sobre ele aqui.

2.  Dropbox

Se o seu trabalho home office exige a transferência e armazenamento de grandes volumes de documentos, vale apostar no Dropbox. O programa é baseado no sistema de armazenamento em nuvem, permitindo que os arquivos sejam acessados a partir de qualquer dispositivo.

Uma das grandes vantagens de apps para trabalhar home office como o Dropbox é a sincronização dos documentos. O mais interessante, entretanto, é como o aplicativo recebe as novas alterações – o que torna a função mais rápida do que os concorrentes.

Quando você altera um documento, por exemplo, o Dropbox envia apenas essa alteração para o servidor – que poderá ser acessada em todos os dispositivos.

A propósito, o seu computador já reiniciou enquanto você fazia o upload de algum documento? Nestes casos, o Dropbox também possui diferenciais.

Ao contrário de outros programas, que reiniciam o upload do zero, o Dropbox reinicia do ponto em que parou – otimizando ainda mais o seu tempo no trabalho em casa.

Quer descobrir mais funcionalidades do Dropbox? Veja aqui.

3.  Asana

Se você trabalha em casa e pertence a um time de colaboradores remotos, saber como controlar trabalho home office torna-se ainda mais importante. Neste sentido, utilizar ferramentas como Asana, por exemplo, é recomendado.

Disponível tanto online quanto para dispositivo móveis, o Asana permite a criação de projetos, cujas ações podem ser acompanhadas passo a passo. Assim, eleva-se a produtividade – uma vez que é possível saber exatamente em qual fase determinada tarefa está.

O Asana é um tipo de app bem semelhante ao Trello. Para quem é adepto deste formato, torna-se uma boa opção também.

Apesar de oferecer uma versão gratuita e a outra paga, a grande vantagem do Asana é que, mesmo na versão grátis, é possível criar com times com até 15 participantes.

Gostou da ferramenta? Conheça melhor aqui.

4.  Toggl

Outra opção muito interessante para quem procura apps para trabalhar home office e elevar a produtividade é o Toggl. O app é uma das grandes ferramentas de gestão do tempo disponíveis. Com ele, é possível cronometrar o tempo gasto em cada tarefa.

Mas não se trata apenas de um cronômetro. O Toggl possibilita a inserção de clientes e projetos. além de marcadores e informações adicionais.

Quando um projeto é finalizado, o app permite a análise dos resultados através de filtros e gráficos. Ao analisar o tempo gasto em cada uma das tarefas, você pode listar novas estratégias para  otimizar a produtividade do time.

Há versões gratuitas e pagas, tanto para Android quanto para iOS. Vale destacar que na versão grátis é possível adicionar até 5 membros em cada projeto.

Desvende as funcionalidades da ferramenta aqui.

5.  Pomodoro Tracker

Quer mais dicas para trabalhar home office? Então você vai gostar desta sexta opção.

Distrações, procrastinação e falta de foco são apenas três dos muitos obstáculos vivenciados por quem trabalha em casa. E manter a produtividade está totalmente atrelado a estes desafios.

O Pomodoro Tracker é um dos melhores apps para trabalhar home office que não podem faltar na sua lista. Não conhece a técnica Pomodoro? Vamos explicar.

Criada ainda na década de 30, a técnica Pomodoro consiste na divisão do período de trabalho em pequenos blocos de 25 minutos + pausas. O objetivo é manter o foco total enquanto está na ativa.

Na prática, funciona assim: você trabalha ininterruptamente por 25 minutos. Após este tempo, pausa para descansar por 5 minutos. Em seguida, retorna para mais 25 minutos de foco total e, assim, sucessivamente.

O app Pomodoro Tracker é um grande aliado na aplicação da técnica. Sem sombra de dúvidas, essa é uma das dicas para trabalhar home office que você verá.

Comece a utilizar o Pomodoro Tracker agora.

Conclusão

Trabalhar home office representa qualidade de vida, possibilidade de desenvolvimento pessoal e busca por novos desafios. No entanto, pode ser transformar em um grande obstáculo caso não haja disciplina, organização e proatividade.

O grande segredo para obter sucesso no home office é manter a disciplina, separar a rotina pessoal da profissional e apostar em ferramentas que facilitam a execução de tarefas.

Com os programas e apps para trabalhar home office que nosso artigo trouxe, as tarefas do dia a dia tendem a se encaixar, organizando melhor a rotina e, principalmente, otimizando o tempo.

E então, o que você achou do artigo? Já conhecia essas opções de programas e apps para trabalhar home office? Deixe seu comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *