177
1

Profissional multitarefa: a habilidade de fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo

177
1
4 minutes

Provavelmente, você já se pegou em algum momento realizando várias atividades: assistindo as notícias pela manhã enquanto toma um café e checa as mensagens do celular, por exemplo. Nosso ritmo de vida atual acaba promovendo diversas situações como essa.

E isso também ocorre na carreira. O profissional multitarefa ou (multitasking) realiza atividades de forma concomitante em sua rotina de trabalho.

Quer saber como isso acontece e se é uma habilidade interessante para o mercado? Confira este post!

O que é o profissional multitarefa

O profissional multitarefa é aquele que lida bem com uma diversidade de demandas em seu cotidiano laboral. Assim, ele é capaz de realizar funções diferentes em um mesmo período de tempo.

Essa é uma realidade bastante comum no mercado de trabalho atual, já que a ideia de profissionais especializados em apenas uma atividade está sendo substituída. Atualmente, as empresas buscam pessoas que exerçam sua função com criatividade e competências diversificadas.

Esse contexto tem muita relação também com o avanço da tecnologia. A comunicação se torna cada vez mais rápida e não é possível imaginar o dia a dia de uma empresa sem a agilidade na troca de informações, na resposta de mensagens e na apresentação de resultados.

Em consequência, as pessoas estão mais conectadas e acabam realizando diversas tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível receber novas demandas e respondê-las rapidamente por e-mail e celular enquanto redige um relatório ou prepara a pauta de uma reunião com a equipe.

A velocidade da internet é mais uma colaboração importante nesse contexto. Hoje em dia, é difícil vermos um profissional apenas com uma aba aberta no computador. Geralmente, ele está com vários programas e sites em funcionamento enquanto trabalha.

Aliás, uma curiosidade interessante é que o termo multitarefa surgiu exatamente no contexto tecnológico: veio para designar computadores que operam diversos softwares simultaneamente.

O conceito foi transportado para os recursos humanos e se considera um profissional multitarefa alguém que tem facilidade e gosta de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Ele vê isso como algo estimulante e não enfrenta dificuldades para transitar entre as tarefas e entregar cada uma em seu prazo.

Por que essa habilidade é valorizada?

Normalmente, as pessoas multitarefas são dinâmicas e gostam de se manter atualizadas sobre notícias, rotinas de trabalho e ferramentas para facilitar o dia a dia. Por isso, desenvolvem um perfil profissional bastante valorizado pelos empregadores.

Afinal, um profissional multitarefa mostra interesse em conhecer sobre áreas afins ao seu trabalho, além de ter facilidade em se manter conectado. Outra vantagem desse perfil é a criatividade em alta para dar conta da diversidade no cotidiano.

Por ser alguém dinâmico e ágil, o profissional multitarefa não costuma deixar a desejar na produtividade. Esse é outro dos principais motivos pelos quais um perfil desse tipo é tão valorizado no mercado de trabalho.

Entretanto, a questão da produtividade merece um cuidado especial. Afinal, pode ficar fácil se desorganizar entre várias tarefas e diminuir o ritmo de entrega dos resultados. Considerando isso, é importante destacar que ser multitarefa não é só começar muitas atividades, mas, de fato, realizá-las com eficiência.

Como se tornar um profissional multitarefa?

Agora você já sabe que ser um profissional multitasking é muito mais do que se envolver em diversas tarefas. Mas o que pode ser feito para se tornar um?

Existem alguns cuidados para aumentar a eficiência do seu trabalho. Veja quais são!

Saber se organizar

Essa é uma habilidade que todo profissional multitarefa precisa ter. Do contrário, as atividades podem se acumular de modo que você perca os prazos de entrega. Então, é importante lembrar que a entrega de resultados positivos é essencial para mostrar sua competência multitasking.

A estratégia ideal para isso é manter a organização em dia e gerir bem o tempo. O melhor é construir um método próprio para se organizar – se for preciso, pesquise bastante o assunto e veja as técnicas que mais lhe agradam. É possível utilizar calendários online, agendas, aplicativos, etc.

Eleger prioridades

Um grande desafio de alguém multitarefa é saber quais atividades devem ser realizadas primeiro. Por isso, a eleição de prioridades é indispensável. Assim, você consegue montar uma ordem de trabalho e garantir a organização de tudo.

Entregar-se para a rotina dinâmica sem tentar organizá-la é um risco, pois o profissional pode desperdiçar tempo em atividades menos importantes e enfrentar dificuldades para terminar as tarefas maiores. Se quer evitar isso, pense em uma forma de ordenar as demandas por prioridade.

Focar em atividades produtivas

Profissionais com perfil multitasking podem ter dificuldade para controlar as distrações, já que a busca por novos estímulos faz parte da dinamicidade. A tela do computador pode rapidamente ficar tomada por sites de notícias ou outras coisas não relacionadas ao trabalho.

Então, aqui vai uma dica importante: tome cuidado para não perder o foco das atividades laborais. Distrair-se não só diminui seu tempo produtivo, mas também atrapalha o retorno da sua concentração no trabalho.

Acompanhar seu nível de estresse

Cuidar da saúde também é um ponto relevante na rotina de pessoas multitarefas. Não é incomum que a agilidade do trabalho e o volume de obrigações exija muito da sua cabeça e até mesmo do corpo.

Logo, é muito importante ficar atento para acompanhar seu nível de estresse. A ideia do multitasking não é tornar o trabalho uma atividade insalubre para você. Pelo contrário, deve haver facilidade e prazer em realizar as tarefas de forma dinâmica.

Não esqueça que sobrecarregar sua rotina pode causar exaustão e problemas de saúde. Para continuar se destacando na vida profissional, é preciso cuidar de si.

Conhecer seus limites

Por fim, mais uma dica para desenvolver um perfil multitarefa é ficar atento aos seus limites em relação aos desafios profissionais. Pegar mais uma atividade para incluir na sua agenda talvez não seja a melhor opção, caso isso signifique não ter condições de garantir a qualidade da entrega.

Outra orientação nesse quesito é fazer pequenos intervalos ao longo do dia. Afinal, o cérebro precisa de descanso quando se divide entre tantas demandas. Parar para fazer um lanche, tomar água e andar um pouco é muito útil.

Agora que você sabe tudo sobre profissionais multitasking, surge uma pergunta: e você, tem esse perfil?

Se tem ou deseja desenvolver este perfil, siga as nossas dicas para fazer isso de maneira saudável e produtiva. Dessa forma, ficará mais perto do sucesso profissional!

Este post lhe ajudou? Aproveite para assinar a newsletter do site e acompanhar nossos conteúdos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

One thought on “Profissional multitarefa: a habilidade de fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo

  1. Muito esclarecedor seu texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.