Você acompanha o quanto gasta em telefonia todos os meses? Os celulares já fazem parte do nosso dia a dia e, com isso, geram um dos gastos mais relevantes no nosso orçamento. Assim, vale a pena saber como economizar na conta do celular.

Algumas orientações práticas podem diminuir bastante seu custo mensal — e fazer uma boa diferença ao longo do ano. Então, que tal saber mais sobre isso? Confira 6 dicas que lhe ajudarão a parar de perder dinheiro!

Acompanhe!

1. Avalie seu consumo

A primeira etapa para conseguir pagar menos na conta do celular é avaliar o seu consumo. Muitas vezes, as pessoas mantêm planos de telefonia que não atendem suas necessidades, ou mesmo que são subutilizados.

A consequência disso é acabar pagando mais pelo serviço. Isso acontece, por exemplo, com quem realiza muitas ligações, mas tem um plano que foca pouco em ligações e oferece mais internet. Se você não precisa disso, está tendo prejuízo.

O ideal é analisar o consumo e saber exatamente quais são os serviços mais utilizados. Dessa forma, o cliente identifica suas necessidades e pode contratar o plano que mais se adéqua a elas.

Outro ponto importante de avaliar o seu consumo é ficar de olho em como sua franquia está sendo utilizada. Hoje em dia, as operadoras fornecem essas informações facilmente por meio de aplicativos.

Assim, ficou mais fácil acompanhar de perto e até identificar possíveis erros na fatura. Não deixe de conferir isso. É possível economizar muito apenas avaliando seu consumo e adequando os serviços contratados.

2. Veja qual é o melhor plano para você

Depois de conhecer seu consumo, fica mais fácil analisar as opções oferecidas pela operadora e escolher o melhor plano para você. Os principais tipos de serviços ofertados são os planos pós-pago, pré-pago ou controle.

Nos últimos anos, o primeiro tipo tem sido cada vez menos utilizado. Ele consiste em realizar as ligações, usar a internet e outras facilidades ao longo do mês e pagar por tudo depois. Nesse sentido, o cliente só sabe o valor da sua conta quando a fatura fecha.

Já no plano pré-pago há a compra de créditos. Ou seja, funciona como uma antecipação do pagamento. Você adquire seus créditos e pode utilizá-los ao longo das próximas semanas. Quando eles acabarem, é preciso recarregar para continuar utilizando o serviço de telefonia.

O plano controle mistura o funcionamento dessas duas opções. Ele é do tipo pós-pago, mas define um valor fixo e um pacote específico por mês. Com isso, você só paga um preço extra se utilizar mais do que sua franquia.

Em muitos casos, o plano controle é a alternativa ideal para ter um pacote adequado e pagar menos por isso. Mas é importante avaliar todas as opções e ver qual delas atende melhor às suas necessidades.

3. Pesquise sobre a portabilidade

No passado, quem desejava aproveitar promoções ou melhores ofertas de outra operadora precisava trocar seu número de telefone. Atualmente, isso não é mais necessário. Tornou-se viável fazer a portabilidade de número.

Isto é, você pode mudar a operadora da sua conta sem precisar de outro chip. Essa facilidade aumentou a concorrência entre as empresas de telefonia e, claro, favoreceu os consumidores. Agora, todas elas estão mais interessadas em manter seus clientes e atrair outros.

Essa vantagem pode ser utilizada por você para economizar na conta do celular. Basta pesquisar os planos que outras operadoras oferecem. Dessa forma, quando encontrar algo mais atrativo, é possível negociar a portabilidade.

Há, ainda, a possibilidade de levar essas informações pesquisadas para sua própria operadora. Ela certamente terá o interesse de apresentar melhores condições para não perder o cliente. Assim, você obtém bons descontos no plano atual — e pode até conseguir um melhor pagando menos.

4. Utilize aplicativos de comunicação

O avanço da tecnologia, principalmente com a chegada e o fortalecimento dos aplicativos de comunicação, gerou um grande baque para empresas de telefonia. Agora, os consumidores não dependem apenas delas para realizar ligações ou mandar mensagens.

Aplicativos gratuitos, como Whatsapp, Skype e Google Talk permitem ligações e troca de mensagens gratuitas por quem está conectado à internet. Ou seja, a estratégia de utilizar esses apps para se comunicar aumenta muito sua economia no plano de celular.

Isso está levando muitas pessoas a reduzirem sua franquia de minutos de ligação e aumentarem o plano de dados de internet. Logo, elas conseguem pagar menos pelo pacote e falar sem limites com amigos e familiares pelos aplicativos.

5. Prefira utilizar internet Wi-Fi

Ter um pacote de dados no celular se tornou uma necessidade para não perder uma mensagem importante nos aplicativos de comunicação que citamos. Além disso, um plano de internet também é importante para permitir acesso a sites e redes sociais.

Entretanto, utilizar muito o pacote de dados pode fazer você gastar bastante dinheiro ao longo do mês — especialmente se o seu plano não for suficiente. Afinal, será preciso contratar internet extra e ela costuma custar mais caro.

Por isso, nossa dica é utilizar o Wi-Fi sempre que possível. Quando estiver em casa ou em outro local com internet gratuita, poupe o seu pacote de dados. Deixe para utilizá-lo apenas quando for preciso. E, se possível, evite assistir vídeos, pois isso faz com que seu pacote acabe mais rapidamente.

6. Tenha atenção ao viajar

Muitas pessoas não sabem sobre o serviço de roaming no celular. Ele é utilizado quando você viaja para outros países — e os custos podem ser extremamente altos. Então, o mais indicado é desabilitar essa opção nas suas configurações.

As melhores alternativas para economizar em viagens internacionais são comprar um chip internacional ou se comunicar por meio dos aplicativos quando houver conexão Wi-Fi. Caso seja necessário utilizar o roaming, informe-se antes sobre os custos do serviço para não ser pego de surpresa.

Também é necessário ter cuidado ao viajar para outras cidades ou Estados brasileiros. Nesse caso, as operadoras podem cobrar uma taxa de deslocamento quando você recebe ligações.

Ela também pode ser bem alta. Mas, geralmente, essa taxa não é cobrada quando você liga, apenas quando recebe ligações. Por isso, o indicado é evitar atender ao telefone — em vez disso, retorne para quem lhe ligou.

Essas 6 dicas são muito úteis para quem quer gastar menos com telefonia. A economia conseguida mensalmente pode ser utilizada para aumentar seus gastos com lazer, montar uma reserva de emergência ou realizar outros objetivos. Aproveite!

Que tal usar seu celular para ganhar um dinheiro extra? Conheça 11 aplicativos que ajudam nessa tarefa!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *