Se fizéssemos a experiência de perguntar a diversos profissionais quem tem o desejo de aumentar sua renda, provavelmente ninguém diria “não”, certo? É claro que a maioria de nós adoraria receber mais no trabalho.

Entretanto, pedir aumento de salário vai muito além da vontade de ter mais dinheiro na conta. É preciso, antes de tudo, estruturar uma proposta que convença a empresa do seu valor como funcionário.

Então que tal conferir nossas dicas para saber fazer isso com excelência? Continue a leitura e conheça 7 dicas para pedir aumento de salário da maneira correta!

1. Aumente sua capacitação para ganhar mais

Não é nenhum segredo que um dos principais requisitos para conseguir crescer na carreira é se capacitar. Fazer novos cursos e diversificar suas experiências torna o seu perfil profissional atrativo para oportunidades que paguem mais no mercado de trabalho.

Assim, buscar capacitação proporciona que você tenha melhores condições para negociar aumentos. Afinal, o colaborador que faz uma avaliação das atividades da sua empresa e se dedica a desenvolver habilidades importantes para o negócio vai ser mais valorizado.

Ao se qualificar, é possível se preparar para ocupar cargos mais complexos na empresa. Dessa maneira, seu salário aumenta pela ascensão na carreira. É o que acontece, por exemplo, quando se investe em um MBA para ocupar funções de liderança.

Além disso, o investimento em capacitação também pode ser usado por quem deseja argumentar aumento salarial, mesmo mantendo o mesmo cargo. O cuidado básico, claro, é se certificar de que o curso escolhido é importante para a sua área de atuação.

2. Analise as condições da empresa

Como dissemos, dificilmente um profissional recusaria um aumento de salário. Mas é possível conseguir isso em um cenário de crise? Essa seria uma façanha bem difícil de realizar, já que a preocupação dos gestores da empresa nesses períodos é exatamente diminuir os gastos.

Considerando isso, uma dica essencial para saber pedir aumento é fazer uma análise da situação da empresa. Se o negócio tem melhorado, e o seu trabalho tem relação direta com os resultados positivos, fica muito mais fácil argumentar.

Outras situações também indicam maior possibilidade de receber uma resposta positiva ao seu pedido. É o caso de quando existe um aumento na carga horária ou no volume de trabalho — por exemplo, com sobrecarga da sua função pela saída de algum colega.

Além disso, lembre-se de checar se a empresa tem um plano de carreira e quais são as oportunidades oferecidas para o seu cargo. Ter essa atenção na hora de analisar o contexto vai mostrar para o seu chefe sua objetividade e preocupação com as condições do negócio.

3. Observe o mercado

Além de verificar como estão os resultados diretos da empresa, vale a pena conferir o mercado de trabalho de maneira geral. Você sabe qual é a média salarial para o seu cargo em companhias concorrentes? Sem dúvida, essa informação pode ajudar muito.

Analisar o mercado também é útil para aprofundar as informações que você juntou no passo anterior. Ou seja, a compreensão da empresa onde trabalha se torna mais sólida quando é comparada com dados sobre a concorrência.

4. Organize seus argumentos

Um pedido de aumento salarial nem sempre é algo rotineiro para um gestor. Por mais que esse tipo de negociação faça parte da função dele, com certeza ela não deve acontecer de qualquer forma.

Logo, quem deseja fazer essa solicitação deve se dedicar a organizar uma argumentação eficiente. Ao escutar um pedido de aumento, seu chefe vai automaticamente pensar sobre os motivos que o levam a responder sim ou não para sua pergunta.

Então, o que você precisa fazer é elencar esses motivos para ele. Procure responder para si mesmo o questionamento “por que eu mereço um aumento?”. Depois disso, organize as razões em argumentos que possam convencer o seu gestor.

Basicamente, o salário de um funcionário reflete o valor que o trabalho dele tem para o negócio. Portanto, sua linha de argumentação deve focar em como você contribui para os resultados da empresa. Para isso, experimente apresentar dados acerca da sua produtividade e competência.

5. Marque uma reunião com seu chefe

Nada de abordar o seu gestor no corredor ou na sala do cafezinho para falar sobre seu desejo de ganhar mais. Aproveitar uma reunião de equipe ou um feedback positivo dele para abordar o assunto rapidamente também não é a melhor opção.

Essa é uma demanda séria e deve ser tratada em uma reunião particular com esse intuito. Pedir um horário reservado com o chefe em um local adequado é um cuidado essencial para garantir o profissionalismo do seu pedido.

Tente ter certeza de marcar em um momento de tranquilidade na agenda dele. Afinal, períodos muito conturbados podem apressar a conversa e influenciar negativamente a avaliação que ele vai fazer sobre o seu caso.

6. Evite falar sobre questões pessoais

Talvez alguns dos motivos pelos quais você deseja o aumento salarial sejam pessoais. Por exemplo, quando a família aumenta e novas necessidades surgem. Também é comum que os profissionais busquem rendimentos maiores quando estão em desequilíbrio financeiro ou mesmo endividados.

Entretanto, não é uma boa ideia tratar de questões pessoais com seu chefe. Por mais que você o considere uma pessoa empática e acolhedora, é preciso ter em mente que a sua relação com a empresa é profissional.

Isto é, rendimentos maiores são consequência de melhorias no seu trabalho — e não de dificuldades na vida familiar. Dessa forma, por mais que suas principais motivações para pedir a revisão do salário sejam essas, construa seus argumentos baseados apenas na carreira.

7. Esteja aberto para negociação

É interessante você apresentar uma proposta de novo salário quando for pedir um aumento. Ainda assim, o ideal é não se apegar totalmente a esse valor, e sim estar aberto a negociações.

Talvez a empresa apresente uma contraproposta diante da sua. Mesmo não sendo as condições que pensou de início, vale a pena flexibilizar e negociar.

Além disso, procure se preparar para uma resposta negativa. É importante manter a postura diante do “não” do seu chefe. Aproveite a oportunidade para pedir um feedback mais detalhado de como você pode conquistar seu aumento no futuro.

Saber como pedir aumento de salário geralmente é uma situação desafiadora. Encontrar com seu gestor para argumentar sobre isso requer coragem para se expor. Mas, independentemente da resposta, vale a pena viver esse momento e usá-lo para melhorar cada vez mais a sua vida profissional!

E então, o que achou das nossas informações? Tem outras dicas sobre esse assunto? Deixe um comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *