Investir em um próprio negócio é uma das decisões mais importantes que alguém pode tomar. Mas o que leva alguém a ter o seu próprio negócio?

Essa resposta pode ser extremamente plural, apresentando diversos motivos para abrir um negócio e que podem ser bem pessoais para cada indivíduo. Ainda assim, antes de construir a sua empresa, é importante entender o porquê de você estar tomando essa decisão.

Desenvolver produtos e serviços é maravilhoso. Mas, às vezes, você precisa ir além desse propósito para elevar o nível do seu negócio.

Continue acompanhando o artigo e descubra 7 motivos pelos quais você deveria investir em um negócio próprio!

7 motivos pelos quais você deve investir em um negócio próprio

Nem todo mundo tem o desejo de ser um empreendedor. Então já podemos dizer que, se uma das suas motivações é a vontade de se tornar um empreendedor, grandes são as chances de você estar no caminho certo.

Ainda assim, investir em um negócio próprio pode ser intimidador. Há muitas incógnitas antes de dar os primeiros passos. Por isso, confira a nossa seleção de razões pelas quais começar o seu próprio negócio pode ser a melhor decisão que você tomará na vida.

1. Aumento do conhecimento e aprendizados sem fim

Sem dúvida, um dos motivos mais importantes pelos quais você deve investir em um negócio próprio é pelo aprendizado gigantesco que montar um empreendimento trará à você.

Sendo o seu próprio patrão, você tem que aprender sobre todos os setores de uma empresa, do marketing à contabilidade, das operações diárias ao lidar com funcionários e clientes. Você terá que manter-se atualizado sobre tecnologias, ferramentas, tendências de consumo e novidades do setor.

Definitivamente, você aumentará o seu conhecimento como nunca, tornando praticamente um aprendiz vitalício que ama o desafio de aprender sobre algo novo. Essa é uma das maiores vantagens de ser dono do próprio negócio.

2. Aumento da confiança em si mesmo e da independência

Investir em um negócio próprio exige que você aprenda a tomar decisões, seja em um empreendimento solo ou ainda contando com um parceiro de negócios. Com isso, cada vez mais a sua autoconfiança ganha forma assim como o sentimento de independência.

Esses pontos são importantes tanto para seguir as atividades do dia a dia empresarial quanto para gerar uma maior confiança no seu próprio instinto, já que ninguém conhece tanto o seu negócio como você.

3. Mais ousadia e determinação

Assim como a confiança e a independência aumentam, a ousadia e a determinação também crescem de forma positiva. Começar um negócio pode ser assustador para qualquer empreendedor iniciante e é justamente a sua determinação diante daquele projeto que o faz colocá-lo em prática.

Além de acreditar em si mesmo, tomar decisões ousadas se torna comum, inclusive com a própria deliberação de deixar um emprego em tempo integral para investir em um negócio próprio.

Tornando-se um empreendedor, sai da sua zona de conforto e aprende a lidar com medos e receios de forma mais racional. Para o negócio crescer e prosperar é preciso fazer as coisas acontecerem, e isso só é possível com ousadia e determinação.

4. Motivação para trabalhar

Certamente esta é uma das principais razões pelas quais as pessoas começam seus próprios empreendimentos. Nada é tão interessante quanto seguir o sonho de colocar em prática aquilo que você está planejando há tempos.

Mesmo durante os períodos mais “tranquilos” nas atividades da empresa, você ainda está motivado para trabalhar, planejar e programar os próximos passos para o negócio. Afinal, ele é seu e a recompensa valerá a pena.

5. Criação de empregos e oportunidades para outras pessoas

Nem todas as motivações para investir em um negócio próprio são “egoístas”. Ao decidir criar um empreendimento, você está colaborando com a economia do país, especialmente com novas oportunidades de emprego.

Mesmo que a sua empresa seja pequena e as vagas limitadas, ainda assim elas são importantes tanto para as pessoas empregadas, quanto para colaborar com índices mais positivos no mercado.

6. Crescimento do seu networking

Ser um empreendedor pode ser um pouco solitário às vezes. Mas, em todo o seu trajeto para colocar o negócio no ar e fazê-lo prosperar, é fato que o seu networking vai aumentar, e muito!

Há a relação com outros empreendedores, profissionais, fornecedores, clientes e toda a comunidade na qual o seu empreendimento está inserida. Tudo isso estimula o compartilhamento de experiências, conselhos e dicas sobre o mercado e muito mais.

7. Você excluirá o “e se” da sua mente

A ideia do empreendedorismo pode passar aos rondando a cabeça de uma pessoa. Mas caso ela nunca coloque o projeto em prática, a ideia do “e se” será eternamente uma dúvida. E se você tivesse tentado, teria dado certo? E se você tivesse apostado na sua ideia, como estaria a sua situação financeira hoje?

O mercado pode ser difícil, a concorrência pode ser feroz. As finanças podem não ser exatamente como você imaginou. Mas todos esses pontos só serão de fato analisados se o empreendedorismo sair do papel.

Começar seu próprio negócio pode soar assustador, mas é uma maneira certa de se livrar de hipóteses em sua vida, especialmente se você está em um momento que deseja “arriscar” na vida profissional.

Lembre-se sempre que se você quer mesmo se tornar um empreendedor, não há nada que realmente o atrapalhe. Ainda assim, pesquisar o mercado, o tipo de negócio que você deseja criar, além de fatores como concorrência, público-alvo e, claro, qual o investimento necessário para transformar a sua ideia em realidade são passos fundamentais para como começar seu próprio negócio.

Mesmo assim, deixe o medo de lado e dê o salto que você sempre quis para investir na sua empresa. Empreender é, também, sobre tentativas de erros. Então não se surpreenda se as tentativas forem muitas, ok?

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba com exclusividade em seu email outros materiais sobre finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *